Veja quais são essas mudanças (Com informações da Secom/PMS)
Da Redação , Salvador |
09/08/2017 às 17:45
Metrô da Paralela (linha 2) está rodando com poucos passageiros
Foto: DIV
A Prefeitura de Salvador a partir desta quinta-feira (9)integra 530 linhas de ônibus ao metrô. Os detalhes da iniciativa foram divulgados em coletiva realizada nesta quarta-feira (8), no Palácio Thomé de Souza, pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota. A linha 2 do Metrô estava sendo chamada de fantasmão, rodando com poucos passageiros.
A população já poderá aproveitar a integração entre ônibus e as linhas 1 e 2 do metrô, pagando apenas uma passagem no intervalo de duas horas, por meio do Bilhete Único. Para isso, é necessário que o usuário utilize o SalvadorCard, nas modalidades Meia Passagem, Bilhete Avulso e Vale Transporte. Antes do anúncio de hoje, a integração com o metrô já contemplava mais de 45% das linhas de ônibus da cidade, estando disponível a cerca de 500 mil pessoas diariamente.
De acordo com o prefeito, a iniciativa de integração total dos ônibus com o metrô segue o dever da Prefeitura de enxergar o sistema de transporte em Salvador como único. Ele lembrou que, na época da construção do entendimento com os governos federal e estadual para a viabilização do metrô, já era considerado o fato de que os modais funcionassem de forma complementar. Até que o estudo sobre a integração esteja concluído, a atual tarifa de R$3,60 entre os dois modais será dividida da seguinte maneira: R$1,42 será destinada às concessionárias de ônibus e o restante à empresa que administra o metrô.
Reestruturação – Com a integração total do ônibus com o metrô, a Prefeitura, por meio da Semob, vai promover também a reestruturação das linhas de ônibus. A iniciativa tem como intuito a racionalização de todo o sistema, com ganho de tempo para os cidadãos e aumento da produtividade das empresas. O objetivo maior é melhorar a vida da população, que gastará menos tempo tanto na espera do transporte quanto no deslocamento.
O processo será feito de forma progressiva, em quatro fases e após grande discussão com os cidadãos. A primeira fase contempla a transformação da Estação Acesso Norte – onde é feita a integração entre as linhas 1 e 2 do metrô – em equipamento de transbordo nos moldes da Estação Pirajá, o que envolverá 77 linhas e 32 bairros. Dentre eles estão Alto do Peru, Engomadeira, Sussuarana, Santa Mônica e Stiep.
Já a segunda fase envolve a Estação Pirajá, com readequação de linhas que fazem o mesmo percurso, extinguindo aquelas que possuem baixa frequência de viagens. Além disso, haverá reforço na frota de linhas em corredores importantes, com melhora significativa da frequência de viagens, considerando a linha 1 do metrô. A medida envolverá 41 linhas e 29 bairros, a exemplo de Valéria, Cajazeiras, Engenho Velho de Brotas e Pau da Lima.
A terceira fase envolverá a adequação de 25 linhas em 13 bairros, dentre eles a Ribeira, Uruguai, Vila Rui Barbosa, Pituba e Boca do Rio. Por fim, a quarta fase terá alteração das linhas que atendem às regiões da Liberdade, Subúrbio, Campinas de Pirajá, Estrada Velha do Aeroporto, Mussurunga, Aeroporto e Orla Norte. A medida permitirá a melhora significativa da frequência de viagens, considerando a linha 2 do metrô. No total, serão envolvidas 63 linhas e 37 bairros, incluindo Caixa D’Água, Conjunto Pirajá, Canabrava e Cassange.
Discussões e resultados – De acordo com o secretário Fábio Mota, toda a ação de reestruturação das linhas tem como base estudos feitos por técnicos municipais e de empresas de consultoria. “A partir de agora, serão feitas as consultas sociais, oportunidade em que serão levadas aos bairros as propostas para intensa discussão, apresentando os detalhes das linhas, mudanças e funcionamento. O resultado é o aumento da frequência das viagens em 50% nos horários de pico e redução em 40% dos tempos de espera e de viagem”, explicou.
Exemplos apresentados na coletiva demonstraram como deverá feita esta ação. Um deles é a Linha 1118 – São Gonçalo/Barroquinha, que possui extensão de 19km, com frota de dois veículos e tempos de percurso e espera de 63 minutos e 50 minutos, respectivamente. Com a reestruturação, deverá ser criado o ramal São Gonçalo/Acesso Norte, com continuidade da viagem via metrô ou ônibus e mesma frota de dois veículos. O percurso deverá cair para 8,5km, com apenas 14 minutos de espera e 21 minutos de viagem. Ou seja, o passageiro terá 69% de redução no tempo da viagem.
As ações realizadas no bairro de Marechal Rondon são consideradas de sucesso pela Semob. Antes a localidade era atendida pelas linhas Lapa e Barroquinha, com intervalo médio de 40 minutos, frota de três veículos cada e tempo médio de percurso de 70 minutos. A reestruturação fez com que as linhas fossem extintas e criada uma nova: Marechal Rondon/Estação Pirajá, com extensão de 13km, tempo de percurso de 18 minutos e intervalo de 11 minutos. Com quatro veículos, a frota faz conexão com as linhas 1 e 2 do metrô, além de outras linhas que circulam pela cidade, por meio da Estação Pirajá.