Salvador

Idosos do Abrigo Dom Pedro II festejam Dia dos Avós com samba

A instituição recebeu a presença da banda Negros de Fé
Secom Salvador , Salvador | 27/07/2017 às 14:14
Dia Avós Abrigo Dom Pedro II
Foto: Matheus Buranelli
Idosos do Abrigo Dom Pedro II, em Boa Viagem, tiveram uma tarde bastante animada nesta quarta-feira (26), quando foi celebrado o Dia dos Avós. A instituição recebeu a presença da banda Negros de Fé, que contagiou a todos com uma roda de samba ao som de hits autorais como “Bereguedê” e “Tristeza no Ar”, e de cantores consagrados como Benito di Paula, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Gilberto Gil.
Moradora da instituição há sete anos, Lygia Araújo Nascimento, 86, não se contentou apenas em assistir ao show. Ela foi uma das primeiras idosas da festa a se levantar para se envolver de corpo e alma nos ritmos que saíam dos instrumentos. “Lembro da minha adolescência, quando tinha 17 anos e morava na cidade de Cachoeira. Um vizinho me chamava para sambar em um baile. Era um moço que tinha que pedir permissão ao meu pai para me tirar de casa”, recorda a anciã, enquanto ia convidando os colegas de convívio para a diversão.
Outra residente do Dom Pedro II, Eloísa Elias Portela, 84, conta que é “impossível alguém ficar em depressão” no local. “Os funcionários daqui sempre procuram elevar nossa autoestima. Não deixam passar nenhuma festa”, explicou ela, enquanto se preparava para assistir à apresentação musical.  Acanhada, Eloísa, de início, dispensou convites dos amigos para dançar no salão do evento, mas a timidez durou poucos minutos. “Confesso que fiquei um pouco envergonhada, mas não resisti. A música é muito boa!”
O vocalista e líder do Negros de Fé, Ubiraci Policarpo, agradeceu à administração do espaço por ser convidado, pela segunda vez, para participar da festa do Dia dos Avós no abrigo. “Nosso intuito é trazer alegria e lazer por meio da música, que tem essa capacidade”, disse. A chefe do Serviço Social, Áurea Vasconcelos, conta a intenção da unidade em sempre promover atividades lúdicas para os abrigados. “Em todas as datas festivas sempre buscamos fazer festinhas para que eles se sintam mais amados e valorizados”.
Com quase 130 anos de existência, o Dom Pedro II, administrado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza  (Semps), abriga atualmente 60 idosos e dispõe de cerca de 80 funcionários, incluindo uma equipe multidisciplinar que cuida de admissão e avaliações psicológica, social e médica. Os moradores da instituição participam de atividades durante toda a semana, envolvendo artesanato, teatro, coral e aula de dança.