As comunidades do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, receberam neste domingo (17) a visita da Caravana da Saúde - Pacto Pela Vida, um mutirão de atendimento médico, odontológico e farmacêutico que contou com a participação de mais de 200 profissionais de saúde e assistência social. O trabalho coordenado pelas Voluntárias Sociais da Bahia teve o apoio das secretarias da Saúde e da Segurança Pública, Associação Brasileira de Odontologia - BA (ABO), Marinha do Brasil, Embratel, Polícia Militar, e da iniciativa privada.
Foram oferecidas consultas gratuitas em oito especialidades médicas, entre elas cardiologia e pediatria. Também foi oferecido serviço de verificação da pressão, teste de glicemia, laboratório de análises clínicas, vacinas, cabeleireiros, consulta jurídica, emissão de carteira de identidade, palestras sobre saúde bucal e saúde reprodutiva sexual.
A presidente das Voluntárias Sociais, a primeira-dama Fátima Mendonça, visitou o Calabar durante a realização da caravana. Juntamente com os secretários da Saúde, Jorge Solla, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa, ela acompanhou o atendimento a população e falou sobre a importância da união na busca pela cidadania e pela segurança de todos. "Muito bom ver que, com a ajuda de toda a sociedade, nós estamos conseguindo proporcionar um domingo como esse, com todos tendo acesso a serviços de saúde. E o melhor é que se trata de um atendimento completo, que vai da triagem, à consulta, aos exames e até o encaminhamento para um tratamento continuado."
Com o sucesso da Caravana, o objetivo agora é dar continuidade às visitas e estruturar o atendimento para os bairros que receberão as próximas bases comunitárias de segurança. O secretário Maurício Barbosa garantiu que as ações vão continuar. "Isso está na filosofia do Pacto Pela Vida. Entendemos que não adianta só a repressão policial. Quando o Estado chega e ocupa a comunidade com serviços que melhoram a qualidade de vida fica muito mais difícil de o tráfico e o crime se instalarem novamente."