A Prefeitura reinaugurou hoje (7) à noite, após dois meses de trabalho de restauração, o monumento "As Gordinhas de Ondina", localizado na Praça de Ondina, da escultora Eliana Kertész.
Ao entregar a obra, o prefeito João Henrique pediu à população para preservar aquele conjunto de obras de arte que tem despertado a curiosidade das pessoas, tanto por suas formas quanto pela mensagem histórica. O gestor disse que as esculturas são uma referência não só para o bairro como para a cidade.
O monumento foi inaugurado em dezembro de 2004 na gestão Antonio Imbassahy e é formado por três esculturas femininas, com três metros de altura cada uma, representando a formação do povo brasileiro, conforme sinalizado na placa de bronze instalada no local. São as meninas: Damiana, representando a África; Mariana, representando a Europa; e Catarina, representando a raça indígena. Para Eliana Kertész, a recuperação foi um gesto importante da Prefeitura para a cidade, pois o monumento é uma homenagem à raça brasileira.
A recuperação foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) - órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutra (Setin) -, responsável pela manutenção e requalificação de equipamentos públicos e objetos em metais. A Desal usou tinta automotiva nos trabalhos de recuperação das esculturas.