Salvador

SUCOM MULTA 17 INFRATORES NO FINAL DE SEMAMANA POR POLUIÇÃO SONORA

Veja
| 13/06/2011 às 13:52
Fiscalização foi realizada entre sexta e domingo
Foto: Divulgação
Para combater e prevenir a poluição sonora em Salvador, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) apreendeu nove equipamentos de som e emitiu 17 autos de infração em operações realizadas entre sexta e domingo (10 a 12). Foram registradas ainda três interdições de estabelecimentos e 14 notificações emitidas durante os trabalhos dos agentes do órgão, que vistoriaram bares, pontos comerciais, um lava jato e veículos em diversos pontos da capital, como Itapuã, Paralela, Costa Azul, Rio Vermelho, Pituba, Boca do Rio, Brotas, Uruguai, Imbuí, Patamares, Fazenda Grade do Retiro, Massaranduba, Jardim Cruzeiro, Saboeiro, Liberdade, São Caetano e Sieiro.
 
Integração - As operações especiais no fim de semana começaram entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, tendo o campeão no ranking de poluição sonora, o bairro de Itapuã, como alvo dos fiscais. Ali, um circuito de bares instalados na Rua da Ilha é constantemente denunciado por moradores que têm o sossego roubado pelo barulho. Para coibir a continuidade do abuso sonoro, a Sucom interditou três desses estabelecimentos que funcionavam sem o devido licenciamento. Parceira da ação, a Sesp apreendeu mesas e cadeiras que ocupavam irregularmente o logradouro público.
 
Em um trabalho coordenado que envolveu, além da Sesp, Guarda Municipal, Rondesp Atlântico, Transalvador e Polícia Civil, a Sucom atuou também nas proximidades da Praça Dorival Caymmi e da Ladeira do Abaeté, onde dois equipamentos de som foram apreendidos. Por volta da meia-noite de sexta, a medição com decibelímetros registrou mais de 80 decibéis de emissão sonora em eventos simultâneos no Bar da Rita e no espaço Casa dos Músicos (Jangada), o que gerou ainda notificação e multa para os responsáveis pelos eventos por desrespeito à Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), que limita em 60 decibéis a utilização de som nesse horário.
 
Logo após, com a informação de que cinco veículos faziam disputa de som nas proximidades do Posto 2, na Av. Paralela, a equipe seguiu até o local, mas, com a chegada dos fiscais, três veículos conseguiram evadir-se. Os proprietários dos outros dois automóveis resistiam à apreensão dos equipamentos, mesmo diante da medição apresentada pelos fiscais, porém, com a possibilidade de terem os veículos guinchados, voltaram para casa sem as aparelhagens nos porta-malas.