Salvador

ALAGOINHAS DIZ NÃO AO TRABALHO INFANTIL E TEM CAMPANHA PARA ISSO

VIDE
| 12/06/2011 às 10:50
Dando continuidade as ações de combate ao trabalho infantil em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS levou nesta sexta-feira, 10, a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI para a Central de Abastecimento para distribuir entre feirantes e freqüentadores do local, material informativo sobre os danos causados às crianças e adolescentes submetidos a trabalhos precoces.

A panfletagem é parte das atividades que vem sendo desenvolvidas durante toda a semana e que culminarão no dia 20, em reunião que será realizada no Salão Verde da Prefeitura, onde estarão presentes membros da SEMAS e outros órgãos ligados à questão.
    Durante a semana, a equipe do PETI esteve nas Associações de Moradores das comunidades do Disai e do Santo Antônio, onde funciona o programa, para palestrar sobre a erradicação do trabalho infantil, levando dicas e dados sobre o tema para discussão entre as famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontram em situação de trabalho e de conseqüente risco. 

"Pretendemos com essas ações sensibilizar a população sobre os prejuízos do trabalho precoce de crianças e adolescentes", diz a coordenadora do PETI Alagoinhas, Maria José Gomes. No dia 15, a equipe retoma a atividade no CRAS do distrito de Boa União e neste sábado, 11, haverá nova panfletagem na área da Central de Abastecimento. 
   
 O Peti tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, 12 de junho, tem o objetivo de promover a conscientização sobre os desafios que o trabalho infantil apresenta, buscando mobilizar autoridades, mídia e o público em geral para eliminar este problema.