Salvador

TRATAMENTO MAIS HUMANO AO SOFRIMENTO PSÍQUICO EXALTADO EM CACULÉ

VIDE
| 21/05/2011 às 13:19
"De Perto ninguém é normal", diz faixa de evento organizado peko município
Foto:

18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento social que tem como meta o fechamento dos manicômios do país e a promoção de um tratamento mais humano ao paciente com sofrimento psíquico, através da convivência social e da tolerância.

Muito já se conquistou na área de saúde mental, porém ainda há muito que se mudar, principalmente com relação ao preconceito. Com a intenção dessa conscientização, a equipe do CAPS de Caculé, juntamente com usuários e familiares, montou um estande na Praça Deoclides Cardoso, no dia 18 de maio, dia de grande movimento em razão da feira livre, e lá realizou manifestações abertas contra os tratamentos manicomiais.

O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de atendimento à saúde mental substitutivo aos hospitais psiquiátricos.

Em Caculé, foi fundado em dezembro de 2005, contando com uma equipe multiprofissional composta de assistente social, médico psiquiatra, nutricionista, oficineiros, psicólogo, técnico de enfermagem e equipe de apoio que buscam atender, acolher, orientar e apoiar os pacientes e fortalecer os laços entre esses e a sua família, bem como com a sociedade, por meio de atenção diária com cuidados clínicos personalizados.

Além disso, o CAPS promove inserção social dos usuários através de estratégias conjuntas para o enfrentamento de problemas, com ações intersetoriais que envolvem educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, muito aplicadas nas oficinas terapêuticas (bordado, costura, pintura, artesanato, reciclagem, jogos recreativos, musicoterapia, teatro, alfabetização e hortaliças).