Os hospitais filantrópicos, os maiores e melhores parceiros da Prefeitura de Salvador, não suportam mais os constantes atrasos de pagamento.O presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (FESFBA), Mauricio Dias, está muito preocupado com a situação.Ao que parece- analisou - as despesas da saúde são maiores que o orçamento disponibilizado pelo prefeito, deixando o secretário da Saúde, Gilberto José, numa situação difícil.
Os filantrópicos, segundo Mauricio Dias estão sendo penalizados e assumindo o ônus deste desequilíbrio financeiro,Vários secretários passaram pela pasta da Saúde e os atrasos continuam ano após ano, evidenciando que o problema é a falta de prioridade para a saúde no orçamento municipal. O setor que já convive com o subfinanciamento por conta da defasagem da tabela SUS, com os constantes atrasos do município tem a situação ainda mais agravada.É muito humilhante - analisou Dias- para os representantes dos filantrópicos ficar peregrinando pelos corredores das secretarias para receber o que lhes é devido.,
SITUAÇÂO DESESPERADORA
"Como uma entidade como a OSID.Obras Sociais Irma Dulce - atendimento 100%SUS- pode conviver com atrasos? "pergunta Mauricio Dias .A situação é desesperadora ,já que o débito cumulado é de R$12,8 milhões .Desse total,. 2,6 milhões referente aos Posto da Boca do Rio( 5 parcelas),3,6 milhões referente ao Posto de Pernambues( seis meses) ,5,6 milhões(plano operativo de fevereiro - contratualização) e o restante alta complexidade do inicio deste ano -janeiro e fevereiro.
Mauricio Dias lembrou que a presidente Dilma Roussef diz que "Saúde não tem preço,"mas eu acrescento:tem custo"e pergunto:Como manter os serviços sem a regularidade dos repasses?"