Salvador

BAIANAS DE ACARAJÉ PODEM ATUAR LIVREMENTE NAS PRAIAS DE SALVADOR

vida
| 22/02/2011 às 20:09
Prefeito com baianas durante encontro é só alegria
Foto:

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), vai regulamentar a atividade das baianas de acarajé nas praias de Salvador. A informação foi confirmada pelo prefeito João Henrique, na tarde desta terça-feira, 22, após reunião com a titular da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Ana Lucia Vilas Boas, e a presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares do Estado da Bahia (ABAM), Rita dos Santos.

João Henrique observa que este é mais um passo para a revitalização da orla. "As baianas continuarão trabalhando nas praias e agora de forma licenciada. A SPU veio esclarecer que nunca foi contra a comercialização do acarajé nas praias, e agora estamos mais seguros para ordenarmos a atividade, o que caracteriza mais um passo para o ordenamento da nossa orla", destacou.


Durante a reunião, a titular da SPU ratificou que não está entre suas competências o ordenamento do comércio ambulante na praia, inclusive a atividade das baianas de acarajé. "A SPU não tem que se posicionar sobre a comercialização de produtos nas praias, desde que não tenha estrutura física permanente", atestou Vilas Boas.

A elaboração do documento regulatório ocorrerá, seguindo as necessidades das baianas de acarajé, associando as sugestões da ABAM às normas de comercialização e manipulação de alimentos e de uso do solo do município. "As baianas podem ficar alegres que a partir de agora elas serão licenciadas", comemorou a presidente da ABAM, Rita dos Santos.


Também participaram da reunião o secretario da Sesp, Oscimar Torres, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Ipojucã Cabral, e o Procurador Geral do Município, Pedro Guerra.

Nota conjunta - Durante a reunião ficou acordado a elaboração de nota conjunta que segue em anexo.