Salvador

ITABUNA FAZ MOSTRA VIOLÃO VIDA COM INTERCÂMBIO MARIMBETA E TRENTO

vide
| 20/12/2010 às 17:00
Concerto de violões em Itabuna
Foto:
 

A I Mostra do Projeto Violão Vida, resultado de uma parceria internacional entre a Fundação Marimbeta e a Associação Cláudio de Voluntariado Solidário de Trento, na Itália, foi realizada nesta segunda-feira (20) no pátio do Centro Administrativo Firmino Alves, em Itabuna, com a participação de 38 alunos da oficina de música, do Sítio do São Pedro. O grupo, dirigido pelos músicos Nonato Teles e Carlos Nascimento, selecionou para a apresentação um repertório variado, iniciado com "Entra na minha casa", de Regis Danese.

A solenidade foi marcada por uma homenagem à professora Zélia Lessa e contou com as presenças do vice-prefeito Antônio Vieira, representando o prefeito Capitão Azevedo, além dos secretários municipais de Educação, Gustavo Lisboa; de Administração, Gilson Nascimento; de Planejamento, Maurício Athayde; de Esportes, Alcântara Pellegrini; de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças e o controlador-geral Rubem Piropo.


Como representante do prefeito, Antônio Vieira elogiou o trabalho da Fundação Marimbeta, que amplia assim suas atividades na área cultural e destacou como um exemplo a ser seguida a parceria com a Associação Cláudio. "Isso enobrece a todos nós e serve de referência para outras ações voltadas para a cultura da paz e da cidadania, contribuindo assim para o futuro de Itabuna".


O presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli agradeceu a Bruno Cattoni, presidente da Fundação Cláudio de Voluntariado Solidário, que investiu na construção da sala de aula e na aquisição dos instrumentos para a oficina de música: "o que nos permitiu alcançar uma meta estabelecida, formando a primeira turma ainda em 2010, após 90 dias de trabalho intensivo", complementou.


Já o secretário Gustavo Lisboa destacou  a importância do trabalho de integração entre educação formal, cultura e esporte realizado pela Fundação Marimbeta, onde a Secretaria da Educação mantém unidades da rede municipal de ensino em cinco sítios.

Lembrando que os alunos participantes das oficinas começaram em sua maioria do zero e não tinham sequer instrumentos em suas casas, o músico Nonato Teles considerou a oficina da Fundação Marimbeta como uma revelação de um grupo de vencedores. "Hoje, três alunos já produzem músicas e arranjos, trabalhando inclusive na seleção do repertório desta apresentação", concluiu.