Leilão Eletrônico 05/2025 foi aberto nesta segunda-feira (24). O certame terá 180 lotes, compostos por itens como veículos, materiais eletrônicos, móveis de escritório, artigos de informática, além de trilhos ferroviários.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
24/11/2025 às 19:29
Geraldo Jr, o vice democrático, e Jéssica Smetak
Foto: Carlos Alberto
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O vice-governador Geraldo Júnior participou, na manhã desta segunda-feira (24), da sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em celebração aos 65 anos da Record Bahia e para a entrega da Comenda 2 de Julho à jornalista Jessica Smetak. A iniciativa foi proposta pelo deputado Jurailton Santos (Republicanos) e reuniu parlamentares, profissionais da comunicação e representantes de diversos setores da sociedade.
2. Geraldo Jr destacou o papel histórico da emissora, fundada em 1960 ainda como TV Itapoan, responsável pela primeira transmissão televisiva da Bahia e pioneira no jornalismo ao vivo. “A Record Bahia ajudou a construir a memória audiovisual do nosso estado. São 65 anos de credibilidade, inovação e compromisso com a vida real da nossa gente”, afirmou.
3. Também ressaltou o trabalho coletivo que sustenta a emissora ao longo de mais de seis décadas. “Nenhuma trajetória é construída sozinha. É importante reconhecer o empenho dos jornalistas, cinegrafistas, produtores, técnicos e colaboradores que fazem a Record Bahia chegar diariamente aos lares dos baianos com informação de qualidade”, disse.
4. A sessão ainda celebrou a carreira da jornalista Jessica Smetak, agraciada com a máxima honraria do Parlamento baiano. Com 13 anos de atuação na comunicação, sendo seis deles na Record Bahia, Jessica foi reconhecida por sua credibilidade, linguagem humanizada e proximidade com o público.
5. Ela atualmente apresenta o Bahia no Ar e integra também a equipe da Rádio Sociedade da Bahia. “O jornalismo de Jessica Smetak representa uma comunicação responsável, sensível e conectada com a realidade das pessoas. A Comenda 2 de Julho é um reconhecimento justo à sua contribuição para o jornalismo baiano”, afirmou o vice-governador.
***
6. O período de visitação dos bens públicos do Leilão Eletrônico 05/2025 será aberto nesta segunda-feira (24). O certame terá 180 lotes, compostos por itens como veículos, materiais eletrônicos, móveis de escritório, artigos de informática, além de trilhos ferroviários.
7. O valor total dos bens foi avaliado em R$ 4,2 milhões. Os interessados em visitar os bens devem fazer agendamento prévio (veja como abaixo).
8. Os bens estão disponíveis para visitação em Salvador e outras quatro cidades: Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus e Amélia Rodrigues (veja os endereços no edital). Os interessados devem conferir todas as informações sobre o Leilão no Edital 05/2025, disponível no portal ComprasNet.BA e no site do leiloeiro oficial.
9. A visita aos lotes poderá ser feita até o dia 5 de dezembro, apenas em dias úteis, nos horários estabelecidos no edital e mediante agendamento prévio pelo e-mail comissao.leilao@saeb.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 98183-4104 e (71) 3117-8613. O Leilão está sendo organizado pela Secretaria da Administração (Saeb), por intermédio da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL).
11. O leilão será realizado no dia 10 de dezembro, por meio do endereço eletrônico www.danielgarcialeiloes.com.br, pertencente ao leiloeiro oficial Daniel Elias Garcia, escolhido por sorteio eletrônico.
12. Para participar do certame, os interessados devem realizar o credenciamento no mesmo site do leiloeiro. Propostas podem ser ofertadas antecipadamente, no ambiente virtual, sem prejuízo dos lances posteriormente ofertados, no dia e horário marcados para o início do certame.
13. Os vencedores devem efetuar o pagamento dos bens arrematados à vista, por pix, boleto, depósito ou transferência bancária, conforme orientações do leiloeiro. Também devem pagar ao leiloeiro, a título de comissão, 5% sobre o valor da arrematação.
14. Um dos destaques deste leilão são os veículos, que perfazem um total de 132 unidades, distribuídos entre carros, motos, caminhão, caminhonetes e até um trator. Os bens serão arrematados pelo maior lance ofertado.
15. A receita obtida com o leilão é recolhida ao Tesouro Estadual e às unidades da Administração Indireta, sendo utilizada para novos investimentos do Governo do Estado. Os bens que serão leiloados não estavam mais sendo utilizados pelos órgãos públicos ou ultrapassaram o prazo máximo de utilização estabelecido pela legislação, como no caso dos veículos.
16. A jornalista Joyce Guirra não faz mais parte do time de colaboradores da TV São Francisco. A emissora afiliada da Rede Bahia, com sede em Juazeiro, confirmou nesta segunda-feira (24) que a profissional encerrou seu ciclo de 14 anos na casa, período em que se tornou um dos principais nomes do telejornalismo na região.
17. Com passagem marcante pela reportagem e pela apresentação, Joyce conquistou o público pela maneira humana, direta e sensível com que conduzia entrevistas, coberturas especiais e reportagens de impacto. Ao longo da trajetória, também contribuiu para a projeção do Norte baiano nos telejornais exibidos em todo o estado.
18. A Estância Fernandez, empreendimento em desenvolvimento em São Gonçalo dos Campos, no interior da Bahia, conquistou um dos reconhecimentos mais prestigiados do setor imobiliário mundial: o International Property Awards 2025, na categoria dedicada a projetos de arquitetura de lazer e desenvolvimento imobiliário.
19. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira, 21 de novembro, em Miami, reunindo nomes de destaque do mercado global. A ocasião contou com as presenças de Flávio Fernandez, idealizador do projeto; do arquiteto Antônio Caramelo e sua equipe, de Renato Teixeira, CEO da CIA Multiplataforma Imobiliária e de Lelis Caldeira, Owner da Friday Marketing Imobiliário.
20. “A Estância Fernandez nasce do respeito à nossa história e ao território onde crescemos. Receber um reconhecimento internacional reforça que é possível desenvolver com responsabilidade, valorizando o verde, a água e o modo de vida que faz dessa região um verdadeiro refúgio. Esse prêmio mostra que o Recôncavo dialoga com o mundo”, disse.
21. A Bahia irá fabricar quatro medicamentos biológicos para tratamento oncológico e de doenças raras, através da Bahiafarma (Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico).
22. A aprovação dos projetos e o resultado da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) foram apresentados durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), realizada no Einstein Hospital Israelita, em São Paulo, nesta segunda-feira (24), da qual participou o governador Jerônimo Rodrigues.
23. “Esse investimento do Governo Federal atrai a indústria farmacêutica e fortalece a produção de medicamentos aqui na Bahia. Com isso, poderemos ampliar a oferta do SUS com produtos fabricados no nosso estado, na indústria brasileira”, afirmou o chefe do Executivo baiano.
24. Na PDP, foram aprovadas as fabricações do Bevacizumabe, indicado para tratamento de degeneração macular e neoplasias como câncer colorretal, pulmão, renal, colo do útero, epitelial de ovário e mama; do Eculizumabe, para tratamento da Hemoglobinúria Paroxística Noturna - HPN (doença rara); do Nivolumabe, indicado para pacientes com melanoma avançado e Câncer de Pulmão de Células Não Pequenas (CPCNP); e do Pertuzumabe, para tratamento de câncer de mama inicial e câncer de mama metastático.
25. A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, ressaltou a importância da aprovação dos projetos. “O biológico hoje é um desenvolvimento tecnológico. É o que tem de mais avançado de produção de medicamentos. A Bahia desponta, não só no cenário regional, como também no desenvolvimento para essa região da biotecnologia”, disse.
26. A reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS) constitui uma iniciativa para uma ação interministerial que trata de uma política pública no âmbito do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), ação do Ministério da Saúde que seleciona e financia projetos voltados ao desenvolvimento e produção de tecnologia em saúde e que é responsável por articular políticas industriais e de inovação tecnológica em saúde.
27. A iniciativa também tem como objetivo alinhar medidas e ações que garantam o acesso da população brasileira a uma saúde efetiva e de qualidade, voltada ao desenvolvimento de tecnologias e inovações estratégicas de interesse e prioridade do SUS.
28. A aprovação anunciada nesta segunda-feira (24) marca o desfecho de um processo iniciado em 2024, quando a Bahiafarma submeteu 18 projetos ao Ministério da Saúde: 15 ao Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) e três ao Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL).
29. Essas propostas integram o esforço nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e fazem parte da estratégia de reestruturação da Fundação, que busca ampliar a descentralização produtiva e tecnológica para a região Nordeste.