Sai a motociata e entra a caminhada de educadores...é o Brasil de Sérgio Porto
Da Redação , da redação em Salvador |
28/09/2025 às 10:21
Lula na caminhada
Foto: Ricardo Stuckber
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo, 29, de caminhada em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. Após encerrar o circuito de 3 quilômetros na Esplanada, Lula destacou a "revolução na Educação" e afirmou, em referência ao evento, que "não tem motociata, não tem pornochanchada", mas sim "caminhada de educadores".
O presidente caminhou pela Esplanada ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Saúde, Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e da Fazenda, Fernando Haddad. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo também participou do evento.
Lula fez parte do circuito usando o boné "Brasil é dos Brasileiros", em meio à preparação para um encontro entre ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao final da caminhada, Lula recebeu uma medalha, dedicada a "todos os professores", e levantou o troféu do evento, brincando: "cadê o champanhe?", em referência às comemorações da Fórmula 1.
MEC
O Ministério da Educação (MEC) promoveu, neste domingo (28/9), a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, evento que une esporte, saúde e celebração pelos 95 anos da pasta na construção de políticas públicas educacionais no Brasil. A prova registrou cerca de 6 mil inscritos, entre servidores, terceirizados, estagiários, atletas amadores e a comunidade em geral, que disputarão em categorias como masculino, feminino e paratletas.
Os inscritos se distribuíram da seguinte forma: 20% no percurso de 3 km, 63% nos 5 km e 17% nos 10 km. Do total de participantes, 51% são trabalhadores do MEC e 49% são do público externo. Quanto ao gênero, a corrida registrou uma ampla participação feminina no evento: 58% de mulheres inscritas e 42% de homens.
Os kits da corrida, compostos por um número de peito, chip de cronometragem, pulseira de identificação, camiseta e medalha de participação (pós-prova) foram entregues entre a última quinta-feira e seguem até sábado (27).
Para a retirada do kit, foi necessário que cada competidor doasse um caderno capa dura brochura (80 a 100 folhas) ou uma caixa de lápis de cor (12 cores). Alternativamente, o kit pôde ser retirado mediante a doação de um tênis esportivo usado em bom estado.
Percurso e programação
A largada se deu por blocos, com prioridade para os paratletas, em frente ao edifício-sede do MEC, com percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km. O trajeto passou por alguns dos principais cartões-postais da capital, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional. A chegada foi em frente ao ministério.
A realização da corrida foi uma sugestão dos trabalhadores do ministério, que participaram de uma pesquisa interna para dar sugestões