Sessão especial destacou a luta das mulheres do direito e reuniu autoridades no Centro de Cultura da Câmara Municipal
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/09/2025 às 11:58
Solenidade proposta pelo vereador Teo Sena
Foto: Antonio Queiros
A Câmara Municipal de Salvador realizou, na noite desta terça-feira (23), uma sessão especial em homenagem aos 40 anos da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-BA). A solenidade, proposta e conduzida pelo vereador Téo Senna (PSDB), reuniu magistradas, advogadas, representantes de instituições jurídicas e autoridades públicas no auditório do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, em um momento de reconhecimento à força e ao protagonismo feminino no Direito.
O evento foi marcado por uma homenagem especial à jurista Eliana Calmon, primeira mulher a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Reverenciada como símbolo de pioneirismo, inspiração e coragem, Calmon recebeu um bottom da ABMCJ, um buquê de flores e um diploma de associada emérita da instituição, entregues, respectivamente, pela vice-presidente Tânia Godinho, pela associada Priscila Calmon e pela tesoureira Teodomira Menezes.
Em seu discurso, o Téo Senna ressaltou a importância da entidade e das mulheres que abriram caminhos para novas gerações: “Esta noite simboliza o reconhecimento a mulheres que não somente romperam barreiras, mas abriram caminhos para toda uma geração. A ABMCJ é exemplo vivo de luta por equidade, justiça e respeito às mulheres da carreira jurídica”, disse.
O edil acrescentou ainda que “celebrar 40 anos da ABMCJ é reafirmar a importância do associativismo feminino como instrumento de transformação social e fortalecimento da democracia. A trajetória dessas juristas inspira nossa sociedade a construir um futuro de mais oportunidades e menos desigualdades”.
Emocionada, Eliana Calmon agradeceu a homenagem e recordou a trajetória da associação. “Obrigada, senhor vereador, pela homenagem que presta à nossa associação, cuja dirigente, Elian Pires, com garra, coragem e resiliência, honra a história desta instituição, dando continuidade à luta pelos direitos da mulher. Nunca é demais recordarmos que esta associação nasceu de uma semente francesa, em um tempo em que mulheres enfrentavam enormes barreiras, mas mesmo assim se organizaram para reivindicar espaço e igualdade. É esse espírito de resistência e esperança que nos trouxe até aqui”, frisou.
A presidente da ABMCJ-BA, Elian Pires, também destacou os avanços conquistados ao longo de quatro décadas e a relevância de reconhecer as pioneiras: “Este é o momento de reconhecermos que o progresso que celebramos hoje não foi um acaso, mas o resultado do trabalho árduo, da determinação e da visão de futuro das fundadoras da nossa instituição. Graças a esse esforço, conseguimos abrir caminhos, fortalecer vozes e criar redes de apoio que hoje são fundamentais para a presença feminina em todos os espaços do direito”, afirmou.
Em sua fala, a advogada Luana Senna, filha do vereador e integrante da diretoria da ABMCJ, reforçou a importância do associativismo para a nova geração. “O associativismo é, sem dúvida, um instrumento poderoso para o crescimento feminino em todos os espaços. Hoje, além de celebrar a relevância da ABMCJ para garantir a paridade feminina nas instituições, compartilho também a alegria pessoal de poder considerar as associadas não somente companheiras de luta, mas verdadeiras amigas. É um orgulho fazer parte desta história e ver que cada conquista abre portas para outras mulheres sonharem mais alto”, enalteceu.
Além do vereador Téo Senna, a mesa solene foi composta por Eliana Calmon; a desembargadora e presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Nágila Brito; a presidente da ABMCJ-BA, Elian Pires; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo; a vice-presidente do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB-BA), Jovani Pereira; a secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Cleia Costa; e a advogada Cristiane Gurgel.
Entre as autoridades presentes, destacaram-se os desembargadores Maria de Fátima Carvalho, Baltazar Miranda, Nartir Weber e Marielza Brandão, além das defensoras públicas Marina Pimenta e Camila Canário e de Edilma Ferreira, vice-presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat). A celebração foi marcada ainda com a apresentação do Coral Ars Cantandi, regido pelo maestro Carlos Veiga, que emocionou o público com repertório especial e participação da diretora da ABMCJ, Tânia Godinho.