Política

GOVERNO ANUNCIA OBRA NO ATRACADOURO DO MERCADO PEIXE EM SÃO JOAQUIM

São Joaquim é a feira que abastece as familias de baixa renda da cidade do Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/08/2025 às 19:06
São Joaquim vista pelo fundo
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Feira de São Joaquim, maior centro de abastecimento popular da Bahia e símbolo da cultura baiana, é referência no comércio de alimentos e produtos típicos, atraindo consumidores, feirantes e turistas. Localizada às margens da Baía de Todos-os-Santos, o espaço passa por requalificação do Governo do Estado para oferecer mais conforto e organização. Nesta segunda-feira (25), Dia do Feirante, o governador Jerônimo Rodrigues visitou as obras e destacou a importância dos trabalhadores que movimentam a economia popular da Bahia. A segunda etapa da reforma tem a primeira entrega prevista para dezembro deste ano.

   2. A fase atual inclui a construção de um galpão para carnes e vísceras, 16 blocos comerciais, estacionamento e um calçadão à beira da Baía. Serão entregues 157 novos boxes para açougues, restaurantes, produtos baianos, cereais e outros segmentos. Ao todo, a requalificação vai renovar mais de nove mil metros quadrados, com 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets, em um investimento de cerca de R$ 41 milhões.

   3. “Estamos muito felizes e ansiosos com essa mudança. A feira é a nossa vida, nosso sustento, e por muito tempo sonhamos com uma estrutura melhor. Agora teremos um espaço mais bonito, organizado e seguro, que vai atrair mais gente e melhorar nosso trabalho”, disse Zé do Bode, feirante há mais de 20 anos.

   4. O governador ressaltou que a requalificação beneficia não apenas os trabalhadores, mas toda a cidade: “Esta obra melhora as condições de trabalho dos feirantes, garante mais conforto para quem compra e reforça a vocação cultural e turística da feira. Estamos preservando um patrimônio vivo, que movimenta a economia popular e representa a identidade da Bahia. Queremos manter a tradição, mas com mais segurança e infraestrutura”.

  5. Além da visita, o governador autorizou uma importante obra que vai melhorar a chegada de produtos ao mercado: a recuperação do atracadouro do Mercado de Peixes. A intervenção prevê a construção e instalação de um atracadouro flutuante no píer da feira, garantindo mais eficiência no transporte diário de grandes volumes de mercadorias. O investimento é superior a R$ 360 mil.

   6. “A Feira de São Joaquim é um ícone da cultura baiana e um ponto turístico importante. Essas melhorias dão mais estrutura e segurança para os feirantes e tornam o espaço mais atrativo para visitantes e turistas”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
                                                                             ***

   7. Na manhã desta terça-feira (26), o governador Jerônimo Rodrigues autoriza, às 6h30, convênio com as Obras Sociais Irmã Dulce, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, em Salvador, para ampliação e instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santo Antônio. A unidade é referência em saúde no estado e reforça sua importância com a expansão da capacidade de atendimento.

   8. Em seguida, às 8h30, o governador visita o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, para acompanhar as obras em andamento. Às 9h30, Jerônimo entrega a segunda etapa da urbanização do Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, localizado na Cidade Baixa. Primeira unidade pública do país dedicada exclusivamente a este tipo de atendimento, o hospital já realizou mais de mil internações desde a inauguração em janeiro, oferecendo 63 leitos clínicos e 7 pediátricos. 

  9. A nova etapa integra as comemorações dos 100 anos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e reforça a humanização do cuidado a pacientes em fase avançada de doença e seus familiares.

  10. A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) defendeu nesta segunda-feira (25) a criação de uma força-tarefa permanente envolvendo Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia, para combater a violência contra a mulher. Em vídeo publicado nas suas redes sociais, a parlamentar chamou a atenção para os recentes casos bárbaros de feminicídios, como os registrados em Lauro de Freitas e Ilhéus, e cobrou uma atuação mais eficiente do poder público.

  11. “A realidade da violência contra a mulher que a Bahia tem vivenciado nos últimos anos, em especial nesta última semana, é inaceitável”, afirmou a deputada, que destacou o assassinato brutal da contadora Laina Santana, morta pelo marido em Lauro de Freitas, e o triplo homicídio de Alexsandra, Maria Helena e Mariana em Ilhéus.

  12. Segundo a parlamentar, apenas em 2025 já foram registrados 63 feminicídios na Bahia. Nos últimos sete anos, o estado contabiliza cerca de 800 casos desse tipo de crime. Apesar da existência de leis de proteção, Kátia Oliveira alertou que elas precisam ser aplicadas com rigor, garantindo apoio às vítimas e o fim da impunidade.

  13. Kátia Oliveira ressaltou que a Constituição do Estado da Bahia determina que todo município com mais de 50 mil habitantes deve contar com uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). No entanto, mais de 45 municípios se enquadram nesse critério, mas apenas 15 DEAMs estão em funcionamento atualmente. 

  14.    A nova diretoria do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades Brasileiras (FNDC) foi eleita durante o encerramento do 3º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, realizado em Recife, na última quinta-feira (21). O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi reeleito presidente do FNDC, permanecendo à frente da instituição por mais dois anos.

   15. Na nova composição, o coronel Walace Medeiros, secretário da Defesa Civil de Niterói (RJ) e ex-vice-presidente da região Sudeste, foi eleito Secretário-Geral. As vice-presidências regionais ficaram assim distribuídas: Evaldo Jr., de Porto Alegre (RS), pela região Sul; Michele Zanini, de Francisco Morato (SP), Sudeste; Robledo de Farias, de Goiânia (GO), Centro-Oeste; Cássio Sinomar, de Recife (PE), Nordeste; e Cláudio Falcão, de Rio Branco (AC), Norte.

   16. As vice-presidências temáticas foram ocupadas por: Nelson de Lima Ribeiro (Curitiba/PR), Capacitação, Prevenção e Educação Comunitária; Rodrigo Gonçalves da Silva (Rio de Janeiro/RJ), Tecnologia, Dados e Monitoramento de Riscos e Escorregamentos e Movimento de Massas; Maiko Richter (Joinville/SC), Marés, Ressacas e Erosão Costeira e Inundações, Enxurradas e Alagamentos; Vitor Magalhães (Belém/PA), Mudanças Climáticas; Abelardo Pedro Nobre Júnior (Maceió/AL), Sustentabilidade; Alessandro Borges Ferreira (Cuiabá/MT), Incêndio em Vegetação; Agnelo Batista de Lima Júnior (Manaus/AM), Estiagem e Seca.

   17. “Há dois anos, recebi dos meus pares a honra e a responsabilidade de conduzir o FNDC. Hoje, aqui no Recife, concluo esse primeiro ciclo e novamente recebo a confiança de seguir à frente dessa missão por mais dois anos”, afirmou Sosthenes Macêdo.

   18. Ele destacou que os avanços do FNDC foram fruto de esforço conjunto: “Nada disso seria possível sem os parceiros que caminharam conosco, acreditaram no projeto e ajudaram a transformar ideias em resultados concretos para a Defesa Civil brasileira. Agradeço à diretoria do primeiro biênio pelo empenho e pela confiança desde o início, e à nova diretoria, que assume agora comigo o compromisso renovado para o próximo período.”

   19. Sobre o encontro em Recife, Sosthenes ressaltou: “O 3º Fórum Nacional Integrado foi um espaço rico de troca de experiências e projeções futuras entre gestores de todo o Brasil, permitindo que retornemos às nossas cidades com mais informações, conteúdos e soluções. Sosthenes ressaltou ainda que o apoio do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos tem sido fundamental para consolidar Salvador como referência em Defesa Civil.

   20. Carta do Recife - No encerramento do evento, os participantes divulgaram a Carta do Recife, documento com recomendações e compromissos para fortalecer a cultura de prevenção. Entre os pontos destacados estão a importância do monitoramento de riscos ambientais, a ampliação de sistemas de alerta, a participação das escolas nas estratégias de proteção civil e a integração entre União, Estados e Municípios para respostas mais eficazes a desastres, além do incentivo a projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

   21. Estatuto atualizado - O FNDC também atualizou seu estatuto, ampliando atribuições e consolidando-se como espaço estratégico de articulação. Entre suas funções, estão a promoção de políticas públicas de proteção e defesa civil, a valorização da prevenção e da assistência humanitária como políticas de Estado, o estímulo ao associativismo entre instituições municipais e o fortalecimento de ações sustentáveis de preservação ambiental.

   22. 4º Fórum em Niterói - O próximo encontro já tem sede definida: Niterói (RJ) será anfitriã do 4º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, em 2026. O coronel Walace Medeiros, que será o anfitrião, comentou: “As expectativas são as melhores possíveis. Desde Fortaleza, os Fóruns vêm crescendo em força e participação, mobilizando profissionais de todo o país e trazendo expositores altamente qualificados, além de novas tecnologias voltadas ao aprimoramento do nosso trabalho.”

   23. Ele acrescentou: “Esperamos compartilhar boas práticas e ouvir experiências de outras cidades, fazendo do Fórum um espaço de aprimoramento contínuo, com benefício direto ao cidadão. Já estamos empenhados, sob o comando do prefeito Rodrigo Neves e da vice-prefeita Isabel Swan, em proporcionar um evento à altura.”

   24. O superintendente da Defesa Civil de Belém, Vitor Magalhães, cuja cidade sediará a COP 30, reforçou: “O 3º Fórum foi uma oportunidade ímpar de integração, permitindo unir ideias, trocar experiências e conhecer projetos que fortalecem ainda mais nossa atuação em prol da população.”

   25. Os novos membros da diretoria também ressaltaram “a importância da troca de conhecimentos e da aproximação entre gestores municipais para fortalecer a atuação em situações de risco climático, evitando desastres e perdas de vidas”.

   26. Sosthenes Macêdo finalizou agradecendo ao coronel Cássio Sinomar, anfitrião do encontro em Recife, que assume a vice-presidência da região Nordeste, em substituição ao coronel Holanda, responsável pelo primeiro Fórum Integrado em Fortaleza.