Política

TCE HOMENAGEIA HONORATO E LISTA PARA SUBSTITUI-LO DIZEM QUE SÓ AUMENTA

Vai ser dia 8 de agosto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/08/2025 às 20:02
Antonio Honorato de Cstro
Foto:

  Nesta próxima sexta-feira (8.08), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) vai homenagear o conselheiro aposentado Antonio Honorato de Castro Neto, concedendo-lhe a Medalha Ruy Barbosa, mais alta honraria da Corte de Contas da Bahia. A cerimônia irá acontecer no auditório Conselheiro Lafayette Pondé, no segundo andar do prédio-sede do TCE/BA, a partir das 9h30, e deverá contar com a participação de diversas autoridades, integrantes da administração estadual, do Poder Judiciário e da Assembleia Legislativa da Bahia, além de parentes, amigos e admiradores do conselheiro aposentado.

  A lista de pretendentes a vaga de Honorato dizem que só faz crescer mas a chance é de que um petista fique com a vaga.

O ato será conduzido pelo presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, que tem uma relação pessoal de muitos anos com Antonio Honorato, desde quando o homenageado presidiu a Assembleia Legislativa. A Medalha Ruy Barbosa é a mais alta honraria concedida pela Corte de Contas da Bahia e é entregue a personalidades ou instituições que se destacaram por relevantes serviços prestados ao estado da Bahia. A solenidade de entrega da medalha estava marcada para o dia 24 de julho, mas teve que ser adida em razão do falecimento da mãe do conselheiro, dona Altair Castro.

HISTÓRICO EXEMPLAR

Em todas as funções que desempenhou ao longo de sua extensa vida pública, o conselheiro Antonio Honorato, que se afastou da função de conselheiro do TCE após completar 75 anos de idade, no dia 27 de julho passado, caracterizou-se sempre pela competência e retidão, mas também por sua grande capacidade de diálogo, de articulação e de muita generosidade e simplicidade na relação com os colegas e comandados.

Ele nasceu em Salvador, mas sua família se transferiu para o município de Casa Nova, às margens do Rio São Francisco, quando ainda era bebê. Filho de Adolfo Viana de Castro e Altair de Castro, é casado com Italva Maria Almeida Castro, com quem teve dois filhos, Adolfo Neto (deputado federal pelo PSDB) e Mariana.

Foi chefe de orçamento de obras do Departamento de Viação da Bahia (1977), diretor da inspetoria financeira da vice-governadoria (1979). Eleito deputado estadual pelo Partido Democrático Social (PDS), 1983-1987; reeleito Constituinte pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), 1987-1991, 1991-1995 e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 1995-1999 e 1999-2003. Na condição de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, assumiu interinamente o Governo do Estado em duas ocasiões: janeiro/fevereiro de 1998 e outubro de 1998.

Renunciou ao mandato de deputado estadual para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (assumiu em 10 de outubro de 2000). Vice-presidente do TCE, de 2002 a 2006, Presidente do TCE de 2006-2008. Eleito novamente vice-presidente do TCE para o biênio 2010-2011, 2022-2023 e 2024-2025. Foi ainda corregedor e diretor da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa.