Política

GERALDO JR REPRESENTA JERÔNIMO NA POSSE DE TÁSSIO BRITO PRESIDENCIA PT

Uma posse mixuruca sem o governador e sem o padrinho Wagner com Jerônimo em Ponto Novo
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/09/2025 às 19:28
Geraldo Jr, Tássio Brito e Éden Valadares
Foto: Carlos Alberto
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participou neste sábado (06), em Salvador, da posse de Tássio Brito como presidente do PT-BA, durante Encontro Estadual, realizado em Salvador. Em seu discurso, Geraldo Júnior exaltou o legado do ex-presidente do PT-BA, Éden Valadares, e celebrou a eleição de Tássio Brito como novo presidente estadual. “Éden levou o partido para o mundo digital, deu transparência às finanças e contribuiu para vitórias históricas. Já Tássio representa a renovação com experiência, raízes na militância estudantil e a capacidade de unificar o PT em todo o estado”. O governador Jerônimo foi cumprir agenda em Ponto Novo.

   2. O vice-governador destacou a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e reforçou o papel do presidente Lula diante do cenário político nacional e internacional: “Vivemos um momento ímpar. Uma trama golpista está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal, enquanto forças externas, lideradas pelos Estados Unidos de Donald Trump, tentam desestabilizar a democracia e a soberania do nosso povo. É nesse contexto que se agiganta a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

  3. Para Geraldo Júnior, Lula tem a legitimidade e a sabedoria necessárias para manter o Brasil firme no caminho democrático: “Somente um líder como Lula, com a legitimidade que vem do povo e a experiência construída na luta, é capaz de colocar a soberania nacional acima de tudo, garantir o equilíbrio entre os poderes e conduzir o país rumo à justiça social e à paz”.

  4. Encerrando sua fala, o vice-governador reafirmou a importância da aliança política e do protagonismo de Lula: “Somos aliados, MDB e PT, unidos por um objetivo maior. Com Lula à frente do Brasil e Jerônimo na Bahia, estamos reconstruindo um país soberano, justo e democrático. Viva a democracia, viva a Bahia e viva o Brasil que estamos levantando novamente com coragem e esperança”.

   5. O encontro contou com a presença do presidente nacional do PT, Edinho Silva, do senador Jaques Wagner, e reuniu dirigentes, parlamentares, gestores públicos, prefeitos e militantes de todas as regiões do estado, em um momento marcado por homenagens, debates e a posse da nova direção estadual do partido.
                                                                           ***
  6. O Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia aprovou neste sábado (6), durante o Encontro Estadual realizado em Salvador, uma resolução, apresentada pelas tendências Democracia Socialista e Resistência Socialista, que propõe um modelo de governabilidade com maior ênfase na relação com a sociedade civil e os movimentos sociais. 

  7. A posição reforça a crítica dos petistas a excessiva prioridade dada aos prefeitos, nominada de "prefeiturismo”, na linha política do governo. A resolução também crítica a relação com prefeitos bolsonaristas que não garante apoio eleitoral em 2026 à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues. O evento contou com apresentação da tese guia, debates entre chapas, discussão de emendas e aprovação de resoluções e moções envolvendo todas as forças do partido na Bahia.

  8. O encontro defendeu a necessidade de o partido retomar protagonismo político, fortalecer vínculos com sua base social histórica e manter a agenda de esquerda em sintonia com os trabalhadores. Para o deputado estadual Robinson Almeida (PT), dirigente da Democracia Socialista, o PT precisa rever sua estratégia e priorizar o diálogo com a sociedade.

   9. “O PT não pode prescindir das lutas sociais e se tornar refém do prefeiturismo, nem depender de acordos com prefeitos bolsonaristas que não nos dão garantia de apoio político-eleitoral à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues em 2026. Nossa força vem da sociedade civil, das lutas dos movimentos sociais e das pautas que defendemos historicamente. É esse caminho que pode garantir a sustentabilidade do nosso projeto e ampliar a base popular para novas vitórias”, destacou.

   10. A resolução também enfatiza a necessidade de ampliar as bancadas do PT na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa da Bahia, consideradas fundamentais para defender os governos populares liderados pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues, sustentar o projeto político da esquerda e assegurar a implementação das pautas progressistas no Parlamento.

   11. “Nosso compromisso é enfrentar o fascismo, combater as injustiças sociais, defender a democracia, lutar pela taxação dos super ricos e acabar com a escala 6x1. É com essas bandeiras, ao lado do povo e dos movimentos sociais, que vamos garantir novas vitórias para Lula, Jerônimo e para o Brasil que queremos construir”, enfatizou o deputado.

   12. As tendências Democracia Socialista (DS) e Resistência Socialista (RS) têm entre seus dirigentes os deputados Robinson Almeida, Zé Neto, Afonso Florence (secretário da Casa Civil) e Neusa Cadore (secretária de Políticas para as Mulheres); Joseildo Ramos, Osni Cardoso (secretário de Desenvolvimento Rural), Waldenor Pereira, Zé Raimundo e Maria Del Carmen, respectivamente.
                                                                        ***

   13. Na cerimônia de posse do novo presidente do PT Bahia, Tássio Brito, neste sábado (06), o ex-presidente do partido no estado e novo secretário Nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, desejou muito boa sorte ao dirigente que estará à frente da direção da legenda nos próximos quatro anos. No encontro, Éden falou sobre os desafios e avanços da sua gestão, agradeceu a todos os companheiros e aliados e destacou a grande força da militância.

  14. "Hoje é um dia de celebração, de gratidão e de confiança no futuro. Um dia em que, com o coração cheio de orgulho e a certeza do dever cumprido, damos posse à nova direção e transmito o comando do maior partido da Bahia, o nosso Partido dos Trabalhadores, ao companheiro Tássio Brito", afirmou.

  15. O secretário de Comunicação Nacional do PT relembrou o cenário "turvo" em que assumiu a presidência em 2019, com a perseguição jurídica e política ao presidente Lula, o retrocesso do governo Bolsonaro e a pandemia. Mesmo assim, o PT seguiu lutando e fez muitos avanços, com investimentos assertivos em comunicação para aprofundar o diálogo com a população, o equilíbrio das contas, a retomada do crescimento do PT em número de prefeituras e as eleições de Jerônimo Rodrigues na Bahia e de Lula no Brasil.

   16. Éden também celebrou o projeto vitorioso de transformação social dos governos de Jaques Wagner e Rui Costa, elogiou e agradeceu à militância e falou sobre a importância da sua família como alicerce e força. "Nenhuma conquista é solitária. Por trás de um militante, há sempre uma família que divide a luta e as ausências", realçou.

   17. Para o próximo período, o petista reafirmou como missão as reeleições de Jerônimo na Bahia e de Lula no país e afirmou que essa tarefa "não poderia ser para alguém que melhor representasse esse espírito de renovação e diálogo entre gerações do nosso PT". "Tássio Brito, companheiro de muitas e muitas batalhas, assume a presidência. Tenho certeza absoluta de que levará adiante com muita inteligência e determinação o projeto que construímos coletivamente. O leme do PT da Bahia está em muito boas mãos", disse.

   18. Em seu pronunciamento, Éden ressaltou a importância de o partido estar sintonizado e afinado com as mudanças e de continuar lutando ao lado do povo. "Vivemos uma mudança de época. E que bom que nessa quadra tão desafiadora temos Lula, Tássio e na presidência nacional do PT, um militante, dirigente, um quadro da qualidade e envergadura do presidente Edinho Silva", disse Éden, ao concluir: 

   19. "Que o povo baiano siga escrevendo sua história com as próprias mãos. E que o nosso PT siga sendo o caderno onde essa história é rascunhada, lapidada e vivida. Muito obrigado. Vida longa ao Partido dos Trabalhadores! Viva à Bahia! Até sempre, companheiros e companheiras".