Política

DOMINGO TEM A HORA DO MAMAÇO NO SALVADOR SHOPPING NO PISO L1 ÀS 15Hs

Governador Jerônimo Rodrigues entrega comendas na quinta-feira

Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/07/2025 às 19:21
Dia do Mamaço
Foto: Roberto Abreu
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.Neste domingo, 3 de agosto, às 15h, o Salvador Shopping será palco da XIV edição da Hora do Mamaço, um encontro emocionante onde mães se reúnem para amamentar seus filhos em público, num gesto coletivo de fortalecimento da amamentação. A ação integra a programação oficial da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que este ano traz como tema: “Priorize a Amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. 

   2. O evento acontece na Praça Central - Piso L1 e contará com a participação especial do Grupo Espaço Musical, que vai conduzir uma vivência de musicalização infantil para as famílias presentes.

   3. Promovido pela A Mama – Assessoria em Amamentação e Assistência Materno Infantil, em parceria com o Salvador Shopping, o Mamaço celebra a amamentação como um ato revolucionário, ecológico e essencial para o bem-estar de mães e bebês – mas que precisa de suporte, informação e respeito.

   4.  “Ao longo desses anos, fortalecemos uma rede de apoio que valoriza e protege a amamentação como um direito da pessoa que amamenta e do seu bebé, entendendo esse ato como parte da saúde do planeta. O Mamaço é um chamado à ação, ao compromisso coletivo e à esperança de um futuro mais saudável e humano”, destaca Tarsila Guerrieri, psicóloga, especialista em amamentação e coordenadora do evento em Salvador.

   5. Participante desde as primeiras edições, a advogada Térsia Carvalho compartilha sua experiência. “Comemoro quase três anos de amamentação do meu filho, João Miguel, de apenas 2 anos e 10 meses. O Mamaço me fez enxergar a importância do aleitamento, ajudando a romper tabus, a vergonha e a insegurança de amamentar em público”. 
 
   6. Realizada na capital baiana desde 2012, a Hora do Mamaço surgiu após um caso de discriminação contra uma mãe impedida de amamentar em público em São Paulo. “Precisamos educar desde cedo sobre a importância do aleitamento materno e desconstruir os paradigmas que ainda pesam sobre as mães lactantes. Criar ambientes seguros e acolhedores para amamentar é uma responsabilidade de todos nós”, reforça a profissional Tarsila Guerrieri. 

   7. Sobre a SMAM | A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como objetivo informar sobre as desigualdades que cercam o ato de amamentar, promover políticas de apoio, envolver organizações e pessoas da sociedade civil, e consolidar a amamentação como um gesto que ajuda a reduzir disparidades sociais. Para esta edição, é esperada a participação de pelo menos 30 mães e seus apoiadores.
                                                                     ****
  8. A Prefeitura de Salvador vai entregar nesta quinta-feira (31), a partir das 9h, o Centro Municipal de Educação Infantil Anival Razoni Figueiredo, localizado na Rua das Paulinas, S/N, em Dom Avelar. A unidade escolar ofertará à população ensino de qualidade com capacidade para até 525 alunos por turno, ampliando as vagas em mais de 556%, nos segmentos Educação Infantil e Fundamental I. A inauguração vai contar com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário da Educação Thiago Dantas, dentre outras autoridades municipais. 

   9. Para a reconstrução da escola, foram investidos R$ 13,4 milhões. A unidade possui 3.598,84 m² de área construída, com ambientes arejados e confortáveis. O novo prédio tem acessibilidade total, 17 salas de aula totalmente climatizadas e ambientes alternativos. 

  10. A mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado da Bahia será entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta quinta-feira (31), às 18h, durante solenidade no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia), localizado no bairro da Graça, em Salvador. Na ocasião, 18 personalidades e instituições receberão a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, em reconhecimento à atuação em defesa da liberdade, da democracia e dos direitos do povo baiano.

   11. Criada pela Lei nº 11.902, de 20 de abril de 2010, a comenda é entregue em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. A cerimônia integra a programação comemorativa pelos 202 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2 de Julho

  12. A 9ª edição da série “Diálogos Ecossistêmicos”, encontro criado para discutir a governança municipal do Parque Marinho da Barra e as oportunidades ligadas à economia azul, foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), no Auditório Makota Valdina (Secult), no bairro do Comércio. Com entrada gratuita, o seminário reuniu especialistas e representantes da sociedade civil para discutir soluções sustentáveis para a costa de Salvador.

   13. Oceanógrafo de formação, o secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, explicou que a governança municipal do Parque Marinho é essencial para garantir que seu uso e preservação caminhem juntos.

   14. “A economia azul representa uma grande oportunidade de desenvolvimento sustentável para a nossa região, mas ela só será plenamente aproveitada se houver um modelo de gestão participativa, transparente e comprometido com a conservação dos nossos recursos marinhos. A sustentabilidade precisa estar no centro desse debate, não apenas como princípio, mas como prática concreta”, afirmou Euler.

  15. Para a titular da Secretaria Especial do Mar (Semar), Maria Eduarda Lomanto, a parceria com a Secis tem como objetivo não apenas tratar da beleza e potência da Baía de Todos-os-Santos, como a segunda maior baía navegável do planeta, mas pensar dentro de um olhar de desenvolvimento econômico e social.

   16. “É preciso buscar a responsabilidade sustentável, preservando esse grande ativo que temos, que é o caso do Parque Marinho da Barra, melhorando este ambiente e buscando atingir a sensibilidade da população", disse.

   17. A titular da Semar acrescenta que o município já trabalha na elaboração de um plano de comunicação para a Baía. “A ideia é promover a consciência de que se tira do mar cerca de R$ 1,7 bilhão de receita, seja através da gestão portuária, no turismo e em várias iniciativas integradas. E, para isso, participamos com projetos junto ao Planejamento Estratégico da Prefeitura”, completou a titular da Semar.

  18. Amazônia Azul - Ainda segundo Lomanto, o fato de o Parque Marinho estar tão perto da praia, onde a organização para visitações pode ocorrer de forma mais estruturada, é um grande privilégio.

   19. “No resto do mundo, essa relação é mais distante. Já em Salvador, temos esse ativo, que também é uma preocupação, pois a necessidade de cuidados com a vida marinha aumenta. É um meio ambiente muito rico, com seus 153 naufrágios próximos à costa. Vale pensar que o potencial de mergulho que temos ali é único e precisa ser divulgado para o mundo saber. Por todas essas potencialidades é que Salvador é a capital da Amazônia Azul", prosseguiu a secretária.

  20. Além disso, explicou, o mar gera renda para diversas famílias e o tripé formado por gestão pública, iniciativa privada e sociedade civil organizada configura o grande segredo para demonstrar o potencial de desenvolvimento econômico e social da Baía de Todos-os-Santos.

 ,