Política

SOBRE A SEGURANÇA NA BAHIA, NETO DIZ QUE FALTA LIDERANÇA DO GOVERNADOR

O governador Jerônimo Rodrigues esteve neste domingo em Mansidão, Oeste da Bahia, inaugurando obras
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/07/2025 às 19:50
ACM NETO: "É preciso mudar a mentalidade do gestor principal"
Foto: DIV

   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1, O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, comentou sobre as mudanças na Secretaria estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Durante agenda política em Caetité, no sudoeste baiano, Neto afirmou que o problema da segurança pública no estado não será resolvido com trocas pontuais de cargos, mas com mudança de mentalidade na condução do governo.

  2. “Hoje pela manhã, eu acordei bem cedo pra vir aqui pra Caetité e logo estava divulgada na imprensa de Salvador a notícia de que o governador exonerou a cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária, mas não mudou o secretário. E talvez se tivesse mudado, o problema não fosse resolvido. 

  3. O que não adianta simplesmente você mudar o secretário, mudar o comandante da polícia. Você tem que mudar a mentalidade de condução do Estado, a condução do governador, a autoridade, a liderança, a presença, o compromisso do governador, que é o que não acontece hoje no Estado da Bahia”, afirmou.

   4. As exonerações e nomeações foram publicadas na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado. Entre as mudanças, destacam-se a saída de Luciano Teixeira Viana da Superintendência de Gestão Prisional, substituído por Luiz Cláudio Santos da Silva, e o reposicionamento de Archimedes Benício Leite Neto, que deixou a direção do Conjunto Penal de Juazeiro para assumir a mesma superintendência. José Castro, entretanto, segue à frente da Seap, mesmo após denúncias de regalias a detentos, fugas e avanço do crime organizado nos presídios baianos.

  5. ACM Neto aproveitou para reforçar o cenário de insegurança vivido na Bahia. “Infelizmente os números estão aí, os episódios estão aí. Cinco das dez cidades mais violentas do Brasil estão na Bahia. E tudo isso, é claro, acontece sobretudo vitimando as pessoas mais pobres, as pessoas que não têm condições de morar com segurança, as pessoas que vivem nas periferias, as pessoas que são vulneráveis ao tráfico de drogas. Então, a gente precisa reverter esse quadro e para isso é fundamental ter liderança, autoridade e bom governo”, completou.
                                                                    *****
  6. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou novo adiamento do tarifaço e afirmou neste domingo (27) que as taxas comerciais vão começar a valer no dia 1° de agosto, próxima sexta-feira, exceto no caso do aço e do alumínio.

   7. Após encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Escócia, Trump anunciou um acordo comercial com a União Europeia. Os EUA passarão a cobrar 15% de tarifas sobre as exportações feitas pelo bloco europeu, não mais 30% como havia anunciado.

   8. Mais cedo, o secretário de Comércio de Trump, Howard Lutnick, já havia anunciado que não haveria "prorrogação" para a aplicação das tarifas. "As pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Se elas poderão fazê-lo feliz ou não é outra questão", afirmou.

  9. Antes do encontro, Trump e von der Leyen disseram que havia "50% de chance" de um acordo entre as duas partes. Entre os pontos de discórdia, Trump citou as barreiras às exportações americanas de automóveis e produtos agrícolas.

  10. O deputado Hilton Coelho, que se posiciona como independente na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), opina que, agora no segundo semestre, os trabalhos legislativos devem aprofundar debates essenciais para a população baiana. 

  11. “Seguimos cobrando um posicionamento firme do Legislativo em relação aos ataques de Donald Trump e apresentação de políticas públicas que enfrentem com seriedade os desafios da saúde, da educação e da segurança, sempre com transparência e participação popular. A crise social e econômica exige de nós respostas concretas e o fortalecimento dos serviços públicos”, afirma o parlamentar.

  12. Ele acrescenta que “o segundo semestre de 2025 já começa sob a sombra de uma ameaça concreta à economia brasileira: o tarifaço imposto por Donald Trump e endossado pela extrema direita brasileira. Essa medida, de claro teor político, representa uma afronta direta à soberania nacional, revelando uma agressividade sem precedentes, não apenas em seus efeitos práticos, mas na maneira explícita como foi conduzida. A Bahia, como parte estratégica do tecido federativo, precisa avaliar com urgência os impactos regionais dessas decisões externas e preparar uma resposta firme e articulada.

   13. Para Hilton Coelho, “mais do que nunca, é fundamental que a ALBA se posicione com clareza diante desse cenário. O papel do Legislativo estadual é decisivo para promover um debate qualificado, propor diretrizes e fortalecer iniciativas que defendam os interesses da população baiana frente a esse contexto de instabilidade internacional”.

   13. Para o parlamentar, “não é só o tarifaço que deve pautar a agenda da ALBA, embora seja central neste primeiro momento. O recente Anuário da Segurança Pública escancarou uma realidade alarmante: a Bahia lidera índices negativos que exigem respostas imediatas, em especial o ataque à juventude negra. A segurança pública precisa ser tratada como prioridade absoluta. 

   14. O mesmo vale para a educação, que deve ser vista não como gasto, mas como investimento estratégico para o futuro, especialmente em um momento em que o conhecimento e a inovação são os únicos caminhos sustentáveis para o desenvolvimento.

  15. A pauta ambiental também não pode mais ser secundarizada, segundo Hilton Coelho. “A Bahia possui uma biodiversidade única e recursos naturais que estão sob ameaça direta. É dever da ALBA incluir o meio ambiente no centro do debate legislativo, sobretudo diante da intensificação das mudanças climáticas e da destruição de biomas essenciais”.

   16. Hilton Coelho conclui afirmando que “para enfrentar todos esses desafios, a ALBA precisa ser uma casa viva, atuante, eficiente. O fortalecimento das comissões permanentes é essencial. Elas devem funcionar como laboratórios de ideias, centros de escuta da sociedade e espaços de elaboração política. Somente com comissões fortalecidas o plenário poderá deliberar com mais responsabilidade, profundidade e efetividade. Em tempos de ataques à soberania, o Poder Legislativo baiano deve assumir o protagonismo. A história cobrará de todas e todos parlamentares e o povo da Bahia, mais ainda. 

   17. O sonho do título inédito esbarrou no poderio de quem tem 29 vitórias consecutivas. Neste domingo (27), em Lódz, o Brasil foi superado pela Itália e ficou com o vice-campeonato da Liga das Nações Feminina de vôlei. As comandadas de José Roberto Guimarães até levaram o primeiro set da final, mas sofreram a virada e perderam por 3 a 1, com parciais de 25/22, 18/25, 22/25 e 22/25. 

   18. Antropova foi a maior pontuadora da partida, derrubando 18 bolas, e contribuiu para a terceira conquista italiana na VNL – a segunda consecutiva.

   19. O governador Jerônimo esteve neste domingo em Mansidão, Oeste da Bahia. Durante a visita, o governador autorizou a celebração de convênios importantes para a cidade, incluindo a construção do Terminal Rodoviário na sede; a construção da Praça de Eventos no distrito de Aroeiras; e a pavimentação em paralelepípedo do acesso ao Colégio Maria Helena Oliveira. 

   20. Serão investidos mais de R$7 milhões para que as obras sejam realizadas. A elaboração de projeto para a primeira etapa de urbanização da Lagoa dos Escravos também foi contemplado na ocasião.

  21. Também foi autorizada a licitação para pavimentação da BA-351, no trecho do povoado de Palestina e Mansidão. O investimento de R$ 34,2 milhões proporcionará melhor trafegabilidade nos 23,38 km de extensão e conforto para os moradores da região. Além disso, a Seinfra foi autorizada à construção, recuperação estrutural e alargamento das pontes, de Aroeiras, Cercado e Itiquira entre Mansidão e Santa Rita de Cássia.

  22. Já a Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a celebrar convênio com o município para cessão de dois kits estabilização, um kit de UBS e Odonto. Providências também serão tomadas por parte da secretaria para a cessão de um veículo administrativo; a implantação de um mutirão de Saúde Bucal em Mansidão; a construção de uma UBS no povoado de Tamboril; e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na sede do município. 

   23. A Sihs, por intermédio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), se encarregará na atualização do projeto de reforma da ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água no distrito de Angical.