Política

ALBA DECRETA LUTO DE 3 DIAS POR MORTE DO EX-DEPUTADO LUIS DE DEUS

Foi um dos mais expressivos politicos de Paulo Afonso
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/05/2025 às 13:37
Um dos maiores políticos de Paulo Afonso
Foto: pa
 A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputada Ivana Bastos, decretou luto oficial na Casa pelo passamento, na noite de ontem (23.05), do ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado estadual Luiz Barbosa de Deus, que ocupou uma cadeira no Parlamento baiano por quatro mandatos sucessivos, entre 1995 e 2011.

“A ALBA está em luto por três dias em memória de Luiz de Deus, que nos deixa aos 87 anos, depois de uma vida praticamente só dedicada à causa pública, representando com desvelo Paulo Afonso e toda àquela região. Meu abraço solidário a todos os familiares, nas pessoas de sua esposa Juvandir e de seus filhos Celidone, Carolina, Paulo, Luiz Antônio e Flávia, além de netos, bisnetos, amigos e conterrâneos”, lamenta a chefe do Legislativo estadual.

O corpo do ex-deputado Luiz de Deus está sendo velado desde a 1h da madrugada deste sábado, no Ginásio Luís Eduardo Magalhães. O sepultamento será realizado às 16h no cemitério Padre Lourenço Tori, em Paulo Afonso.

   ACM NETO LAMENTA

   ACM Neto lamenta morte de Luiz de Deus: ‘Homem íntegro, sério e comprometido’*

O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, lamentou, com profundo pesar, a morte do ex-prefeito de Paulo Afonso e ex-deputado federal Luiz de Deus, ocorrida nesta sexta-feira (23), aos 86 anos.

“Tive a honra de conviver com ele e guardo com muito respeito a lembrança de quando, em 2013, ele assumiu meu lugar na Câmara dos Deputados. Luiz foi um homem íntegro, sério e comprometido, que dedicou sua vida a servir ao povo de Paulo Afonso e do nosso estado”, disse Neto, em nota de pesar.

“Me solidarizo com seus familiares, amigos e toda a população. Que Deus conforte a todos neste momento de dor”, finalizou ACM Neto.

  QUEM ERA LUIS DE DEUS 
  (PORTAL PA)
  O ex-prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, faleceu nesta sexta-feira, 23 de maio, aos 86 anos, após cerca de 10 dias internado na UTI do Hospital Núcleo Vida, no BTN. Ele enfrentava um quadro de saúde extremamente delicado e acumulava diversas intercorrências médicas ao longo dos últimos anos. Luiz de Deus completaria 87 anos no próximo dia 5 de junho.


No início de 2023, ao solicitar licença do cargo de prefeito, foi protocolado na Câmara de Vereadores um atestado médico que detalhava seu estado de saúde. O documento informava que Luiz de Deus era portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, tremores, declínio cognitivo, episódios de queda e disautonomia — condição que afeta o equilíbrio e o funcionamento do sistema nervoso autônomo. Desde então, passou por várias internações hospitalares, com agravamento progressivo do quadro clínico.

Acompanhado de perto por familiares, como o filho Dr. Celidone de Deus (Lulinha), e pela esposa, Jurandir Tenório Barbosa de Deus, conhecida como Dona Dida, Luiz de Deus foi assistido até os últimos momentos. Ele deixa cinco filhos: Celidone de Deus (Dr. Lulinha), Dra. Carlina de Deus, Paulinho de Deus, Antônio de Deus e Flávia Maria, além de netos e bisnetos.

Natural de Brejo Grande (SE), Luiz Barbosa de Deus nasceu em 5 de junho de 1938. Médico e pecuarista, fez carreira política sólida e duradoura. Foi deputado estadual por quatro mandatos (1995 a 2011), deputado federal entre 2013 e 2014 — assumindo com a eleição de ACM Neto para prefeito de Salvador — e prefeito de Paulo Afonso por três mandatos: 1989-1992, 2017-2020 e 2021-2024, renunciando este último em razão dos problemas de saúde.


Antes da vida política, dedicou-se à medicina e exerceu cargos importantes no Hospital Nair Alves de Souza, onde atuou como chefe da Clínica Cirúrgica, do serviço de Cirurgia, do Serviço Médico Hospitalar e como diretor entre os anos de 1975 e 1985.

Luiz de Deus deixa como legado a figura de um líder firme e influente, cuja trajetória marcou a história de Paulo Afonso e da região do sertão baiano. Seu nome está ligado a importantes transformações na política local e a décadas de serviço público, tanto na saúde quanto na administração pública.

Veja também: