Política

ACELEN IMPLANTA FAZ COM MACAÚBAS PARA PRODUÇÃO COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL

Salvador é uma das cidades participantes da Bienal do Lixo 2025, que acontece até domingo (25), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. R
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/05/2025 às 19:21
Inicialmente serão 200 hectares
Foto: DIV
     MIUDINHAS GLOBAIS:

     1. AAcelen Renováveis inicia o plantio de mudas de macaúba para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel renovável (HVO) no Brasil. A área escolhida para a implantação da primeira fazenda-modelo está localizada no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, denominada Fazenda Campinas. Nesta propriedade serão plantados, aproximadamente, 200 hectares, de um total de 1.500ha a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas de macaúba, transferidas do viveiro de Mucugê, na Chapada Diamantina, na Bahia.

   2. Participaram do plantio simbólico lideranças das comunidades e autoridades governamentais, que foram recebidos por Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis, Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen, e João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.

   3. Entres as autoridades governamentais, estavam a prefeita e vice de Cachoeira, Eliana Gonzaga e Cristina Soares; o Secretário de Agricultura e Pesca, Diego Araújo; de Obras e Meio Ambiente, João Salomão, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Josmar Barbosa. Representaram o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Angelo Almeida, e o da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Pablo Barrozo. A deputada estadual Fabiola Mansur também marcou presença.

   4. O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou as conquistas do Bahia com o Protener e a atração de investimentos como os da Acelen Renováveis. “Grandes projetos como este traz uma nova expectativa para o mundo e está sendo desenvolvido em Cachoeira, colocando a Bahia como protagonista da economia verde e da produção de biocombustíveis”, disse.

   5. No release da Prefeitura a Acelen sequer é citada e fica parecendo que é uma onbra do município.
                                                                     *****
   6. Salvador é uma das cidades participantes da Bienal do Lixo 2025, que acontece até domingo (25), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Representando a Prefeitura de Salvador, o secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, integra o painel “O Lixo e a Arte”, na tarde desta quinta-feira (22), onde compartilha as iniciativas da capital baiana no uso da arte como instrumento de transformação ambiental e social.

    7. A Bienal do Lixo é um dos mais relevantes eventos culturais e socioambientais do país, reunindo exposições de arte feitas com resíduos, oficinas de reciclagem, mostras de cinema ambiental, painéis com especialistas, ações voltadas à economia circular, moda sustentável e educação ambiental. A curadoria é assinada pela agência La Mela e a realização ocorre por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

   8. Durante a participação, Euler destaca como Salvador tem integrado a arte e a cultura à pauta da sustentabilidade. “A arte tem o poder de transformar a percepção das pessoas sobre o lixo. Em Salvador, incentivamos essa conexão por meio de intervenções artísticas em espaços públicos, exposições com materiais reaproveitados e oficinas criativas que envolvem escolas e comunidades. Queremos que a sustentabilidade faça parte do cotidiano das pessoas de forma leve, acessível e inspiradora”, afirma o secretário.

   9. Ações – Entre os projetos citados pelo gestor, estão o trabalho de artistas como Bel Borba, André Fernandes e Gilson Cardoso, que produzem obras a partir de materiais recicláveis, e o Acervo da Laje, no Subúrbio Ferroviário, que une arte, memória e reutilização de resíduos. A Prefeitura tem promovido ainda oficinas em espaços como a Cidade da Música da Bahia, onde, na Semana do Meio Ambiente, será realizada uma ação inédita com criação de instrumentos musicais a partir de sucata.

   10. A política de valorização dos resíduos também passa pela ampliação da coleta seletiva e pela criação de incentivos à economia circular. Salvador lançou o Recicla Capital, primeiro programa de coleta seletiva com remuneração direta às cooperativas e benefícios ao cidadão. Por meio da troca de recicláveis por pontos, que podem ser convertidos em produtos, serviços ou doações a instituições sociais, a cidade busca envolver toda a população na gestão responsável dos resíduos.

   11. Outro eixo importante das ações municipais é a valorização dos catadores, com reconhecimento da importância do trabalho dessas pessoas e inclusão nas estratégias de sensibilização da população. “No Carnaval, por exemplo, envolvemos artistas como embaixadores do Carnaval Sustentável, ao lado de cooperativas de reciclagem. 

  12. Também são utilizadas as redes sociais da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) para dar visibilidade, com leveza e proximidade, ao cotidiano dos trabalhadores da limpeza urbana, reforçando a conscientização coletiva”, destaca Euler.
Acontece nesta sexta-feira (23/5), em Salvador, a 6ª edição da Mesa Estadual Quilombola da Bahia. O evento será realizado no auditório do Incra, das 8h30 às 17h, e reúne representantes de comunidades quilombolas, órgãos públicos e movimentos sociais.

  13. Trata-se de um espaço de diálogo voltado à escuta das comunidades, ao debate de pautas prioritárias e à proposição de encaminhamentos que contribuam para a regularização fundiária e a implementação de políticas públicas nos territórios quilombolas do estado.

  14. A expectativa é que os debates realizados durante o encontro apontem diretrizes a serem adotadas pelo Incra, especialmente no que diz respeito à regularização fundiária dos territórios quilombolas e ao Crédito Instalação.
Também serão abordadas demandas relacionadas a políticas públicas transversais – como educação e saúde –, a serem encaminhadas aos órgãos competentes.

   15. A Mesa contará com a participação de representantes nacionais do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Estão previstas as presenças de integrantes de órgãos federais, secretarias estaduais, Polícia Civil e do Ministério Público.

  16. Representando às comunidades estarão no encontro militantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), além de mais cinco entidades e movimentos sociais quilombolas.

   17. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento anunciaram nesta quinta-feira (22) um bloqueio de R$ 31,3 bilhões no orçamento deste ano. O governo também anunciou aumento no Imposto Sobre Operação Financeira (IOF). 

   18. IOF é um é um tributo federal cobrado pelo governo sobre uma série de operações que envolvem dinheiro, principalmente:

empréstimos (como crédito pessoal ou financiamento);
câmbio (compra de moeda estrangeira);
seguros;
investimentos (como compra e venda de títulos).
Bloqueio de gastos
Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) apresentaram o relatório de avaliação de receitas e despesas primárias do segundo bimestre.

   19. Segundo eles, o bloqueio será feito nos gastos livres dos ministérios, ou seja, aqueles que não são obrigatórios. Essas despesas envolvem investimentos e custeio da máquina pública.

   20. Entre os gastos de custeio, estão: serviços de apoio, tecnologia da informação, energia elétrica e água, locação de bens móveis, diárias e passagens e serviços de comunicações.