Política

CENTRO DIREITA VENCE ELEIÇÃO EM PORTUGAL E CHEGA ACABA BIPARTIDARISMO

Rui Falcão fez campanha em SSA para presidente nacional do PT
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/05/2025 às 19:50
LISOBA
Foto: BJÁ
 MIUDINHAS GLOBAIS:
 
    1. Todas as freguesias apuradas. AS (coligação de centro direita) 86 deputados. PS e Chega empatam com 58 deputados, cada grupo.Têm ainda assento parlamentar 9 deputados da Iniciativa Liberal (ganha um deputado em relação à eleição anterior), 6 deputados do Livre (ganha 2), o PCP (mantém o mesmo grupo parlamentar), o BE, agora apenas com um deputado (perde quatro), o PAN (mantém o deputado único) e estreia-se o JPP (deputado único, eleito pelo círculo da Madeira).

   2. Congratulando-se com o facto de "manter o número de deputados" que obtiveram nas eleições de 2024, o líder da CDU, Paulo Raimundo afirmou ter feito uma campanha contra vários "interesses" e "forças reacionárias" que lutaram contra o seu programa, pelo que considerou que, no resultado final -- três eleitos -- é positivo.

   3. Mariana Mortágua: "A esquerda teve uma derrota importante" -Foi com “humildade e frontalidade” que a coordenadora do BE admitiu a “grande derrota” que o partido sofreu. Com o pior resultado de sempre, Mariana Mortágua assumiu os maus resultados das votações destas eleições legislativas, momentos antes de ela própria ter sido eleita para o Parlamento, por Lisboa.

  4. “É importante assumir essa derrota com humildade e frontalidade”, disse esta noite às dezenas de militantes e apoiantes que estão na Casa do Alentejo, em Lisboa. A líder bloquista, que deverá ser a única deputada eleita, garantiu que este desfecho irá permitir ao BE fazer “uma reflexão” para construir o “amanhã”.

  5. “Sabíamos que ia ser uma campanha difícil, a campanha das nossas vidas”, começou por dizer, apontando que a “viragem à direita no mundo e na Europa é avassaladora”. “Leva muito mais do que votos e deputados, leva esperança e arrasta a ideologia do medo e do ódio”.

  6. Mortágua relembrou que a estratégia passou por “trazer toda a história” do partido para a linha da frente e que durante as últimas semanas o BE mobilizou “muita gente”. “Mas são tempos difíceis e não escolhemos o tempo”, justificou. No curto discurso deixou ainda uma “nota de esperança no futuro” . “Temos muito trabalho pela frente para enfrentar a extrema direita”, concluiu. 

  7 . Rui Tavares é o segundo deputado do Livre a ser eleito -Depois de Jorge Pinto ter sido eleito pelo círculo eleitoral do Porto, seguiu-se o líder o Livre a assumir o mandato por Lisboa.

  8, Rui Tavares afirmou esta tarde, à chegada ao Teatro Thalia, em Lisboa, estar "sereno e de consciência muito tranquila" com a campanha eleitoral, reiterando ainda a preocupação com os constrangimentos nas votações doe emigrantes. 

  9. "Aquilo que nos inquietou foi ver relatos de dificuldades a votar por parte dos nossos emigrantes, temos que resolver isto", reforçou. 

  10. O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, comentou as projeções divulgadas pelos canais televisivos, todas unânimes na liderança destacada da AD - Coligação PSD/CDS, como permitindo dizer de forma segura que “o país reforçou a confiança no Governo e no chefe do Governo, Luís Montenegro”.

  11. Hugo Soares, que no momento em que subiu ao palanque do quartel-general da AD, localizado num hotel lisboeta, já tinha sido eleito enquanto cabeça de lista da coligação pelo círculo de Braga, disse que a AD “saiu reforçadíssima deste ato eleitoral”, apesar de ressalvar que o PSD e o CDS “aguardam o veredicto” da contagem dos votos.

  12. Tendo o cuidado de não se referir ao Chega, ao contrário do que fez com o PS, Hugo Soares disse que as projeções revelam uma diferença da AD em relação aos adversários que “parece bastante substantiva”.
                                                                  *****
  13. (BAHIA) O deputado federal por São Paulo e candidato à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, esteve em Salvador neste sábado (17), onde participou da plenária estadual da corrente interna Democracia Socialista, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia. O evento marcou o lançamento das pré-candidaturas de Ana Carolina à presidência municipal e de Liliane Oliveira à presidência estadual do PT.

  14. Na atividade, Rui defendeu a reorganização da militância, a valorização das bases e a retomada do protagonismo político do partido.

  15. “Precisamos fazer busca ativa de filiados, atualizar nosso cadastro e reviver aquilo que é a história do PT: o PT pela base. Por isso, coloquei como slogan: ‘Com a base, construir a esperança’”, afirmou.

  16. Ele destacou ainda a importância de um partido preparado para os desafios do futuro, sem depender exclusivamente de lideranças individuais. “Queremos um PT que não se desfaleça no dia em que Lula se for ou quando tivermos uma reeleição com resultado incerto. Precisamos de renovação, de entender a conjuntura, de enfrentar os desafios mesmo quando a correlação de forças não nos é favorável”, completou.

  17. Rui reforçou que a esperança só pode vencer se for sustentada por uma militância ativa e um partido combativo e presente em todos os espaços da sociedade. “Não podemos achar que a correlação de forças é uma rocha de fenômenos geológicos que vai demorar séculos para mudar. Ela se altera a nosso favor se tivermos um partido aguerrido, combativo, mobilizado, presente — como eu senti aqui na voz dessas mulheres corajosas”, disse Rui, em referência a Ana Carolina e Liliane Oliveira.

  18. Durante a plenária, o deputado também defendeu que o PT abrace pautas de mobilização popular, conectadas com as demandas contemporâneas da classe trabalhadora.

19. “Uma pauta que já fala do fim da escala 6 por 1, da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, da taxação dos super-ricos, da isenção para quem ganha até R$ 5 mil, e eu acrescento ainda: com anistia — mas a anistia que nos interessa”, afirmou.

20. Nesse contexto, ele criticou duramente a anistia concedida a torturadores da ditadura militar e cobrou responsabilização pelos crimes cometidos tanto por esses agentes quanto pelos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, em Brasília.

21. “Tramam a todo momento uma anistia, ainda que uma anistia meia boca. O que nos interessa é pegar os torturadores que foram anistiados em 1979, sem que tivessem direito a isso. E quem vibrou com o filme Ainda Estou Aqui, sabe que há dois torturadores e ocultadores de cadáver de Rubens Paiva que precisam ser punidos. E mesmo os que já morreram devem receber o opróbrio da justiça e do povo brasileiro”, declarou.

22. O parlamentar também criticou a omissão do Estado brasileiro em julgar os crimes da ditadura, lembrando que o país foi condenado em cortes internacionais por não responsabilizar os autores de violações de direitos humanos. “Essa é a dívida que o governo brasileiro tem, com a DTF na gaveta, que a Justiça ainda não julgou, para vergonha do Brasil, mantendo os torturadores impunes”, concluiu o deputado, que presidiu o PT em dois períodos: de 1990 a 1994 e entre 2011 e 2017.

23.A plenária da Democracia Socialista contou com a presença de militantes de mais de 60 municípios baianos, além do secretário da Casa Civil, Afonso Florence; da secretária de Políticas para Mulheres, Neusa Cadore; do deputado federal Zé Neto; do deputado estadual Robinson Almeida; vereadores, lideranças e integrantes da corrente em todo o estado. O senador Jaques Wagner também participou do encontro.