Política

SALVADOR É MUNICÍPIO AMIGO DA SESAB PELO EMPENHO NA VACINAÇÃO DA GRIPE

Com a medalha Município Amigo da Vacina, Salvador se consolida como referência em ações de imunização, valorizando o trabalho dos profissionais da saúde e reafirmando seu compromisso com a vida e o bem-estar de toda a população.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/05/2025 às 18:47
Salvador campeã da vacinação
Foto: Secom PMSSA
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu neste sábado (10) a medalha de “Município Amigo da Vacina”, concedida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A homenagem, realizada durante o Dia D de vacinação contra a gripe, reconhece o empenho da capital baiana em promover a imunização ampla e eficaz da população.

  2. Com mais de 60 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade – entre unidades básicas, centros comerciais, mercados populares e um drive-thru no Centro de Convenções –, a ação resultou na aplicação de 15,5 mil doses apenas neste sábado. Desde o início da campanha contra a gripe, em 25 de março, mais de 106 mil pessoas dos 19 grupos prioritários já foram vacinadas em Salvador.

  3. O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, ressaltou que o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo e estratégico. “Ser o primeiro município baiano a receber essa honraria reforça nosso compromisso com o SUS e com políticas de prevenção de qualidade. Estamos investindo em campanhas amplas, acessíveis e eficazes, sempre colocando as pessoas no centro do cuidado”, destacou.

   4. A vacina contra a gripe segue disponível em 160 salas de imunização da rede municipal de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (exceto feriados), para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

   5. Com a medalha Município Amigo da Vacina, Salvador se consolida como referência em ações de imunização, valorizando o trabalho dos profissionais da saúde e reafirmando seu compromisso com a vida e o bem-estar de toda a população.

   6. “Essa homenagem celebra o esforço diário dos profissionais da saúde que planejam, orientam e aplicam cada dose com dedicação e responsabilidade com a saúde pública. São esses homens e mulheres que fazem a diferença na proteção da nossa população, especialmente dos mais vulneráveis. Acreditamos profundamente no poder da vacina como um instrumento de prevenção e cuidado com a vida”, finalizou Rodrigo Alves.

  7. Os moradores de Salvador já podem contribuir com sugestões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2026–2029), que estabelece as diretrizes e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Na prática, o documento define onde o orçamento será empregado e quais políticas públicas terão prioridade.

   8. As propostas podem ser enviadas até o próximo dia 30 por meio do WhatsApp (71) 98791-3420 ou pelo site http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br. A consulta também está sendo realizada nas dez Prefeituras-Bairro, com servidores munidos de tablets para auxiliar os cidadãos que não têm acesso à internet.

   9. Cada pessoa poderá enviar até três sugestões, abrangendo qualquer área de atuação da Prefeitura: saúde (como solicitação de novas unidades), educação (como ampliação de vagas em creches), assistência social (como expansão das ações sociais), entre outras. Caso a ação desejada não esteja listada, também é possível registrar a sugestão no campo “Outros”.

   10. O secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, frisou que o objetivo é alcançar o maior número de cidadãos. “O PPA é imprescindível, não só para atender ao dispositivo legal, mas também para que o poder público possa conhecer os problemas que estão afligindo a população. É uma forma de dar transparência e ampliar o alcance das ações da gestão”, afirmou.

   11. Para incentivar a participação nas comunidades, a Prefeitura está utilizando carros e motos de som, além de outdoors sociais instalados em becos e vielas da cidade, garantindo que mais vozes possam ser ouvidas e contribuir com o PPA.

   12. Endereços das Prefeituras-Bairro:

- Barra/Pituba: Rua Marquês de Monte Santo, 300 - Rio Vermelho.

- Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins, 185 – Cabula.

- Cajazeiras: Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429 – Cajazeiras X.

- Centro/Brotas: Rua Guedes de Brito, s/n – Centro.

- Cidade Baixa: Avenida Pôrto dos Mastros, 65 – Ribeira.

- Itapuã: Avenida Dorival Caymmi, 17 – Itapuã.

- Liberdade/São Caetano: Avenida General San Martin, 199 – Curuzu.

- Pau da Lima: Avenida São Rafael, 1654 - São Marcos.

 - Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe.

- Valéria: Rua da Matriz, 2041-2057 – Valéria.

  13. A Câmara Municipal de Salvador concedeu a Comenda Maria Quitéria à juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho, em sessão solene realizada no auditório do Centro de Cultura do Legislativo da capital baiana. A magistrada, atualmente assessora especial da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), foi homenageada por iniciativa do ex-vereador e atual vice-governador Geraldo Júnior, autor do Projeto de Resolução nº 2.861/2019. 

   14. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB. Segundo Muniz, “é uma enorme honra esta Casa Legislativa celebrar uma das mais importantes e simbólicas homenagens do nosso município: a Comenda Maria Quitéria. E esta honraria tem como destinatária uma mulher de coragem, sabedoria e profundo compromisso com a justiça”.

   15. O presidente destacou ainda que a Comenda Maria Quitéria representa mais que uma comenda: é um reconhecimento à bravura, à dedicação e ao legado de mulheres que, à semelhança da heroína baiana, transformam a sociedade com sua atuação firme e sensível. “E ninguém melhor representa esse espírito do que a homenageada desta tarde”, afirmou.

   16. O vice-governador Geraldo Júnior ressaltou que a Comenda Maria Quitéria é uma das mais relevantes honrarias concedidas em Salvador e em todo o Estado da Bahia. “São agraciadas com essa comenda mulheres com relevantes serviços prestados à Bahia e a Salvador. A Dra. Rita de Cássia reúne todas essas condições”, declarou. 

   17. Ele lembrou que foi autor do projeto de resolução quando presidia a Câmara e que a proposição foi aprovada por unanimidade. “Hoje, a homenageada é consagrada com a Comenda Maria Quitéria”, completou, frisando que também representava o governador Jerônimo Rodrigues.

   18. Em seu discurso, a juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho afirmou: “Esta é uma comenda de grande galhardia. Sinto-me feliz, especialmente por estar recebendo essa honraria na presença de diversos colegas do Poder Judiciário e amigos da política. É uma grande honra receber a Comenda Maria Quitéria”.

  19. Também compuseram a mesa da solenidade a presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; a desembargadora Viviane Leite, representando o presidente do TRT-5, desembargador Jeferson Muricy; e Fabrício Patury, chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia, representando o procurador-geral Pedro Maia Marques.

  20. O empresário baiano Cleriston Pereira da Cunha, mais conhecido como Clezão, é uma das personalidades que podem ser homenageadas pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), após votação no plenário na próxima terça-feira, 13. Mesmo tendo morrido em novembro de 2023, ele é um dos que podem ser agraciados com a Comenda 2 de Julho durante a semana.

  21. O projeto de resolução que visa conceder a maior honraria da Alba a Clezão é de autoria do deputado estadual Diego Castro (PL) e foi avalizado durante a última reunião de lideranças da Casa, na última quarta, 7. Após acordo entre o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Tiago Correia (PSDB), a proposta teve dispensada todas as formalidades legislativas, não passando por comissões, e seguindo direto para apreciação no plenário.

  22. Cleriston morreu no dia 20 de novembro de 2023, aos 46 anos de idade, na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Ele estava preso acusado de ser um dos participantes do movimento golpista que, no dia 8 de janeiro de 2023, invadiu e destruiu as sedes dos Três Poderes, na capital federal.

   23. O ex-vereador da cidade de Ipirá, no centro-norte do estado, Almir de Souza Oliveira, de 46 anos, foi executado a tiros, na noite do sábado, 10, no povoado de São Roque, zona rural do município. A autoria e motivação para o crime ainda são desconhecidas das Polícias Civil e Militar.

  24. Conhecido como Miranda do São Roque, o ex-edil, tinha forte atuação política e comunitária na região. Nas redes sociais, a morte dele gerou muita comoção. “Misericórdia Senhor!! Meus pêsames a familiares e amigos!! Que Deus em sua infinita bondade acolha sua alma e dê forças a todos para continuar!”, expressou uma mulher.

  25. A Prefeitura de Ipirá também lamentou a morte de Miranda em sua rede social. “A Prefeitura Municipal lamenta o falecimento do ex-vereador Almir Souza Oliveira, conhecido como Miranda do São Roque. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares e conceda paz e tranquilidade neste momento difícil”.

  26; Horas antes de ser assassinado, Miranda tinha participado de um almoço em homenagem ao Dia das Mães. Ele fez postagem do evento em sua rede social.

  27. Após levantamento cadavérico, o corpo do ex-vereador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana, a 115 Km de Salvador, e liberado na manhã deste domingo, 11. Segundo informações do Plano de Assistência Familiar (PAF) São Paulo, o velório acontece na Fazenda Alto das Flores, em São Roque, e o sepultamento será, às 9h, da segunda-feira, 12, no cemitério do povoado.