Política

CAMINHADA PELA ANISTIA COM BOLSONARO EM BRASÍLIA REÚNE UMA MULTIDÃO

Sendo um dia de quarta-feira, a caminhada de Bolsonaro em Brasilia teve muita gente defendendo a anistia para os presos politicos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/05/2025 às 19:29
Muita gente para um dia de quarta-feira
Foto: REP
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Milhares de pessoas vestidas de verde e amarelo se reuniram nesta quarta-feira (7) para uma caminhada pró-anistia em Brasília. Com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e de dezenas de parlamentares, a oposição espera aumentar a pressão sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para destravar a votação do projeto de lei da anistia para os presos do 8 de janeiro.

  2. A “Caminhada Pacífica pela Anistia Humanitária”, que tinha a perspectiva de ser menor do que as manifestações no Rio de Janeiro e em São Paulo, partiu da Torre de TV, no Eixo Monumental, e seguiu com um carro de som até a Esplanada dos Ministérios. Ao longo do trajeto, Bolsonaro, parlamentares e apoiadores da pauta discursaram em um caminhão de som.

  3. Bolsonaro participou do evento, apesar da orientação de seus médicos para evitar estar em meio a grandes públicos por pelo menos três semanas. O ex-presidente recebeu alta no fim de semana, após fazer uma cirurgia no intestino e ficar internado por 22 dias, devido a complicações do atentado que sofreu em 2018.

  4. Ao fazer um breve discurso para a multidão, ele defendeu que a decisão sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 é uma prerrogativa do Congresso e "ninguém tem que se meter".

  5. "Quem esperava um público como esse em Brasília no meio da semana? Ninguém esperava. A presença de vocês aqui é a certeza de que estamos no caminho certo. A anistia é um ato político e privativo do parlamento brasileiro. O parlamento votou, ninguém tem que se meter em nada", afirmou o ex-presidente.

  6. Além dele, discursaram no evento a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Luciano Zucco (PL-RS), Eros Biondini (PL-MG), Helio Lopes (PL-RJ), Domingos Sávio (PL-MG); os senadores Marcos Pontes (PL-SP), Marcio Bittar (União-AC), Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE), entre outros parlamentares da oposição.

  7. Do carro de som, Michelle lembrou uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes que, ao analisar um pedido da defesa de Adriana Ancelmo, ex-primeira-dama do Rio de Janeiro condenada em um desdobramento da Lava Jato, disse que a prisão de mulheres grávidas ou com filhos sob os cuidados delas era absolutamente preocupante e, por isso, argumentou por medidas alternativas à prisão.

  8. "Débora [Rodrigues] pegou dois anos de prisão, está em casa, pode voltar para a cadeia, tem dois filhos pequenos. Por que a balança só pesa para um lado? Temos que exigir anistia já, justiça para Débora, justiça para Vildete, de 74 anos com 40 quilos que está tratando de um câncer e não pode estar em casa", disse Michelle, se referindo a duas mulheres que foram presas pelos atos de 8 de janeiro.

  9. A ex-primeira-dama e o pastor Malafaia agradeceram ao ministro do STF, Luiz Fux, que votou por uma pena de um ano e meio de reclusão para a cabeleireira Débora Rodrigues, que escreveu com batom a frase "perdeu, mané" na estátua "A Justiça", que fica em frente ao STF, durante os atos de 8 de janeiro.

  10. "O ministro Fux acaba com a farsa do golpe. O ministro Fux desmascarou [o ministro do STF] Alexandre de Moraes. Ele disse: não tem prova de golpe de Estado, não tem prova de associação armada, não tem prova de abolição violenta do Estado Democrático", disse o pastor, salientando que a anistia é prerrogativa do Legislativo. "STF não pode meter o bedelho", finalizou.
                                                                             *****
  11. A Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) acaba de eleger uma nova diretoria e dar posse aos seus conselhos Consultivo e Fiscal para os próximos dois anos. Espera, como isso, aprimorar as atividades e apoiar profissionais de comunicação socioambiental e estudantes. A Assembleia Geral foi realizada no dia 29 de abril de 2025.

   12. Foram eleitos para a Diretoria Executiva como presidente, Maristela Crispim (CE); vice-presidente, Stefano Wrobleski (SP); secretário executivo, Marcio Isensee e Sá (RJ); e diretora administrativa e financeira, Catalina Leite (CE). O Conselho Consultivo é composto por Aldem Bourscheit (DF), Ana Carolina Amaral (SP), Carlos Tautz (RJ), Daniel Nardin (PA), Gustavo Faleiros (SP), Ilza Maria Tourinho Girardi (RS), João Batista Santafé Aguiar (RS), José Alberto Gonçalves Pereira (SP), Juliana Arini (MT), Kátia Brasil (AM) e Wilson da Costa Bueno (SP). Integram o Conselho Fiscal Adalberto Marcondes (SP), Gisele Neuls (SP) e Líliam Cunha (BA).

   13. Dal Marcondes, diretor executivo da Envolverde, explica que em 2016 um grupo de jornalistas trabalhou pela institucionalidade da RBJA e criou a organização social que, agora, elege essa nova diretoria: “meu trabalho junto à RBJA teve início em 1999, quando o Roberto Villar me convidou para participar do pequeno grupo que estava se organizando em rede para a defesa do jornalismo ambiental. 

  14. Em 2005 os jornalistas paulistas deram uma contribuição para o fortalecimento da RBJA ao realizar o 1º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, na cidade de Santos, litoral paulista. De lá para cá, participei de todos os oito congressos. Mas, foi em 2016 que tive a honra de ser escolhido para primeiro presidente formal da RBJA. Em 2019, ainda antes da pandemia, realizamos um congresso em São Paulo e o resto é história. 

   15. Nos últimos 20 anos minha vida esteve ligada à RBJA e, agora, me sinto feliz e, de alguma forma realizado, ao ver uma nova gestão, com gente mais jovem e motivada, se propor a resgatar nosso sonho de uma Rede participativa, atuante e pautada pelos temas emergenciais de nossa época”.

   16. Já a editora-chefe da Eco Nordeste, Maristela Crispim, que assume a direção neste momento de transição, descreve sua experiência na Rede e expectativas: “Eu me senti muito acolhida quando ingressei na RBJA, há 23 anos. 

   17. Foi um período de intensas trocas e aprendizados que influenciou fortemente na minha carreira até aqui. Espero, com esta equipe diversa que montamos, dar uma contribuição para retomar o processo de institucionalização da Rede, iniciado em 2016, e trazer ainda mais benefícios para os futuros associados”.

   18. “É muito importante esse passo dado para a institucionalização da Rede, mesmo que já tenha uma atuação ativa desde 1998. Ela permitirá a sua participação em conselhos governamentais que têm representação popular. O mais importante é que precisamos, como jornalistas, atuar em bloco em defesa da vida em todas as dimensões, defender o diploma e lutar pela criação da disciplina em Jornalismo Ambiental nos cursos de Jornalismo no País. 

   19. Além disso, a Rede pode estimular a pesquisa na área nas universidades bem como a criação de projetos de extensão”, afirma a professora titular aposentada e professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do 

  20. Para ampliar o acesso à vacina contra a gripe, as secretarias Municipal (SMS) e Estadual da Saúde (Sesab) montaram um esquema especial de vacinação. Através da parceria, a imunização será disponibilizada em sistema drive-thru, no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), entre 8h e 16h.

   21. No sábado (10), a SMS realizará um novo Dia D contra a Gripe em Salvador, com imunizantes distribuídos por dezenas de postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas. A estratégia tem como objetivo ampliar o acesso do público-alvo ao imunizante para garantir que durante o inverno, quando há um aumento de casos de síndromes gripais, a população já esteja resguardada contra a doença e possíveis complicações decorrentes.

   22. A coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos, destaca o empenho da pasta em alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal. “O Dia D é mais uma forma de facilitar o acesso da população à vacina, justamente por ser uma opção para quem não consegue ir ao posto de saúde de segunda a sexta-feira. Nosso objetivo é que todos tenham a oportunidade de se imunizar, por isso também fazemos ações extramuros, como a vacinação em hospitais e instituições de longa permanência”, finalizou.

   23. Neste sábado (10), a Bahia realiza o Dia D de vacinação contra a gripe, uma mobilização nacional para ampliar a cobertura vacinal contra a influenza. Mais de 80% dos municípios baianos aderiram à iniciativa, com postos de saúde abertos e ações de vacinação em locais de grande circulação, como shopping centers. Em Salvador, haverá sistema drive-thru funcionando no Centro de Convenções na sexta-feira e no sábado, a partir das 8h.

   24. A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de pessoas, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com mais de 60 anos. Também fazem parte dos grupos prioritários puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.