Política

SALVADOR TEM ATO NA TERÇA PARA PROTESTAR CONTRA LEILÃO DE ÁREA VERDE

Corregedoria da PM apura possíveis atos de assedio sexual de um ten-coronel da PM
Tasso Franco , da redação em Salvador | 28/04/2025 às 19:07
Ato acontece na terça, 10h, em Pituaçu
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
  

   1. Em reunião na Câmara Municipal de Salvador, conduzida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a bancada de oposição, o Fórum a Cidade Também é Nossa e o movimento SOS Áreas Verdes convocaram manifestação para terça-feira (29), às 10h, próximo ao Circo Picolino, em Pituaçu, data marcada para o leilão de mais uma área verde desafetada pela Prefeitura. O objetivo é suspender o certame, a exemplo do que ocorreu com o da encosta do Morro Ipiranga, no último dia 15.

   2. “Nós já solicitamos à Prefeitura o processo administrativo do leilão de Pituaçu, mas a falta de transparência é total, não respondem da mesma forma que a gestão fez com o do Morro Ipiranga. Estão empurrando com a barriga, como também estão empurrando a revisão do PDDU, mas nós estamos nos organizando para enfrentar o debate e mobilizar a cidade”, frisou Aladilce. 

  3. Entre as decisões da reunião, também foi formado um grupo de trabalho com a presença de diversos movimentos, para unificar a luta em defesa da cidade. 

  4. A mesa do encontro foi composta ainda pelos vereadores Hélio Ferreira (PCdoB), ouvidor-geral da Câmara, e Randerson Leal (Podemos), da Comissão de Planejamento Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; Daniel Colina, do Fórum a Cidade Também é Nossa (que congrega várias outras entidades e coletivos); Olga Pontes, do SOS Áreas Verdes; Maura Cristina da Silva, do Movimento Sem Teto e da Articulação do Centro Antigo; Miguel Sehbe, do SOS Buracão, e Jurandir Santana, presidente municipal do PCdoB. 

   5. Também estiveram presentes representantes dos vereadores Marta Rodrigues (PT), Sílvio Humberto (PSB) e Felipe Santana (PSD); da Federação de Associação de Bairros, do Coletivo Stella Maris e do Sindicato dos Bancários.
                                                                      *****
   6. A Corregedoria da Polícia Militar da Bahia abriu procedimento administrativo para apurar possíveis casos de assédio sexual cometidos pelo tenente-coronel Élson Cristóvão Santos Pereira, ex-comandante do 24º Batalhão (Brumado).

  7. As supostas vítimas do tenente-coronel seriam uma major e outra duas policiais militares. As denúncias indicam, ainda, casos de assédio moral.

  8. Em nota enviada ao Aratu On, a PM afirma que “segue acompanhando o caso e cooperando com as autoridades competentes”. Ele foi exonerado do cargo em Brumado em dezembro de 2024 e, segundo a corporação, foi designado para outra unidade, “como parte do rodízio periódico de funções realizado pela Polícia Militar”.

   9. Vinte e cinco representantes de comunidades indígenas da Bahia serão homenageadas, nesta terça-feira (29), em um ato simbólico, às 10h, no Quadrilátero da Biblioteca Central dos Barris, em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), marca a criação da rede de pontos de cultura indígenas, iniciativa viabilizada por meio dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e da Política Nacional Cultura Viva, que entregam R$ 30 mil para cada comunidade. A atividade compõe a  programação do Abril Indígena, mês dedicado à valorização e mobilização dos povos originários.

   10. A 2ª Vara do Tribunal do Júri de Salvador acatou hoje, dia 28, acusação oferecida pelo Ministério Público do Estado da Bahia e condenou Edeelson de Pinho Santana a 17 anos e 4 meses de prisão pelo feminicídio de Tatiana Alves Nascimento, ocorrido em fevereiro de 2024. 

   11, A acusação foi sustentada pelo promotor de Justiça Marco Aurélio Nascimento Amado em sessão presidida pelo juiz Vilebaldo José de Freitas Pereira, que sentenciou o réu pelo feminicídio cometido por fútil e com impossibilidade de defesa da vítima.

  12. De acordo com a acusação, o crime ocorreu em 17 de fevereiro de 2024, no bairro de Itapuã, na capital. Na ocasião, o réu entrou na residência da vítima e a atingiu com diversos golpes de faca enquanto ela dormia. O crime foi motivado porque Edeelson Santana teria desconfiado que Tatiana Nascimento estava lhe traindo.

   13. O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) veio a público alertar e repudiar veementemente o uso indevido de seu nome em tentativas de golpe que têm como alvo prefeitos e gestores municipais da Bahia. Criminosos estão utilizando mensagens falsas para se passar pelo parlamentar ou por sua equipe, oferecendo supostas doações de materiais em parceria com empresas e com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

  14. As mensagens, enviadas por aplicativos de comunicação, iniciam de maneira informal com saudações como "Bom dia, amigo! Tudo na paz? Como vai nosso município?" e prosseguem solicitando que os gestores entrem em contato com um suposto "Dr. Flávio Alencar" para encaminhar documentação de associações, ONGs, sindicatos ou cooperativas. É fornecido ainda um número de telefone com DDD 61 (Brasília) para dar andamento ao falso processo.

  15. Leo Prates esclarece que não está promovendo qualquer ação de doação nessas condições e não solicita informações ou documentos por meios informais. Toda comunicação oficial do deputado é feita exclusivamente pelos canais institucionais e mediante procedimentos formais.

  16. "Repudio com veemência esse tipo de prática criminosa que tenta, de forma oportunista e covarde, enganar prefeitos, lideranças e instituições sérias da Bahia. Já estamos tomando todas as medidas legais cabíveis para identificar os responsáveis e impedir que novos golpes sejam aplicados", afirmou o deputado.

  17. A assessoria jurídica do parlamentar já está acionando as autoridades competentes para a investigação do caso, e reforça o alerta para que gestores municipais fiquem atentos a qualquer tentativa de contato suspeito. A orientação é que não sejam fornecidos dados ou documentos sem a devida confirmação oficial.

   18. Assembleia aprecia a partir desta terça-feira, 29, em regime de urgência PLs do Executivo que visam reestruturação da PM, PC e CB Militar, e reajuste a servidores da Saúde.

   19. Apesar da seca em 92 municípios prefeitos já anunciaram festas juninas milionárias em vários municípios.

   20. No feriadão do dia 1º de maio começa a Micareta de Feira de Santana.