Política

PRESIDENTE LULA DECRETA LUTO OFICIAL POR 7 DIAS DIANTE MORTE DO PAPA

Governador da Bahia emite nota de pesar pela morte do pontífice
Tasso Franco , Salvador | 21/04/2025 às 12:09
Francisco com Lula
Foto: Ricardo Stubcker


   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade.

“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.

O presidente também destacou a atuação do Papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

O presidente lembrou ainda os encontros que teve com o Papa, ao lado da primeira-dama Janja da Silva, como momentos de carinho e partilha de ideais comuns. “Pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.

Ao finalizar a nota, o presidente desejou consolo a todos que sofrem com a perda do líder religioso. “O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu.
 
GOVERNADOR DA BAHIA

O governador Jerônimo Rodrigues expressou pesar através da redes sociais, na manhã desta segunda-feira (21), após a confirmação da morte do Papa Francisco, aos 88 anos. 

"O mundo se despede hoje de uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo. Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda", publicou. Na declaração, o chefe do Executivo baiano destacou o perfil humilde e o legado de compromisso social do pontífice. "Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade", afirmou.

Jerônimo também ressaltou o impacto da liderança espiritual do Papa, cuja atuação esteve voltada aos mais vulneráveis e ao fortalecimento da solidariedade entre os povos. "Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum".

Por fim, o governador convocou a sociedade a transformar o luto em ação. "Que a gente siga honrando sua memória com atitudes concretas, construindo uma sociedade mais justa, humana e solidária", concluiu.