As isenções também incluem outros dispositivos e componentes eletrônicos, incluindo semicondutores, células solares e cartões de memória.
Tasso Franco , Salvador |
12/04/2025 às 19:22
O vai e vem de Trump
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, isentou smartphones e computadores das "tarifas recíprocas" anunciadas por ele. A agência de Alfândega e a Patrulha de Fronteiras dos EUA publicou um aviso na noite de sexta-feira (11/4) explicando que as mercadorias seriam excluídas da tarifa global de 10% anunciada por Trump para a maioria dos países - e também do imposto de importação exclusivo para a China, de 125%.
2. A medida ocorre após uma onda de preocupação entre empresas de tecnologia dos EUA, que temiam que o preço dos aparelhos poderia disparar, já que muitos deles são fabricados na China.
3. As isenções também incluem outros dispositivos e componentes eletrônicos, incluindo semicondutores, células solares e cartões de memória.
4. Não ficou claro se as importações de produtos de tecnologia vindos da China ainda serão atingidas por uma tarifa de 20% que não fazia parte das "tarifas recíprocas" anunciadas em 2 de abril. A BBC entrou em contato com a Casa Branca em busca de mais esclarecimentos.
5. Segundo o NYT Trump publicou uma regra na noite de sexta-feira que parecia isentar smartphones, computadores, semicondutores e outros eletrônicos da maioria das tarifas punitivas impostas pelo presidente à China, dando a empresas de tecnologia como Apple e Dell um alívio nas taxas que ameaçavam prejudicar seus negócios e aumentar os preços para os consumidores.
6. Uma emissora de TV financiada pelos EUA, criada após os ataques de 11 de setembro para levar notícias com uma perspectiva americana aos países do Oriente Médio e do Norte da África, disse ter sido forçada a demitir 90% de sua equipe devido aos cortes profundos do governo Trump. Leia mais ›
7. Financiamento de Harvard: Dois grupos que representam professores de Harvard processaram o governo Trump, alegando que sua ameaça de cortar bilhões em financiamento federal para a universidade viola a liberdade de expressão e outros direitos da Primeira Emenda. O processo movido pela Associação Americana de Professores Universitários e pela seção de professores de Harvard do grupo segue o anúncio do governo Trump no início deste mês de que estava revisando cerca de US$bilhões em financiamento federal que Harvard recebe
****
8. Agentes culturais de Feira de Santana participaram, na sexta-feira (11), de um encontro que teve o objetivo de discutir propostas para a micareta que será realizada entre 1º e 4 de maio. O evento aconteceu no centro de convenções do município e contou com a presença do secretário Estadual de Cultura, Bruno Monteiro, além de parlamentares e artistas da região.
9. Representantes de blocos, agremiações, bandas e produtores culturais sinalizaram a importância de valorizar a participação de artistas locais e debateram pontos que podem ser melhorados, como horários de desfiles e as políticas de contratações das bandas. Os artistas também agradeceram pela oportunidade de participar de um processo de escuta qualificada com representantes da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA).
10. Um exemplo foi a produtora Márcia Porto, que lembrou a importância da escuta que a gestão da SecultBA tem feito. Em 2023 e 2024, os fazedores e fazedoras da cultura na cidade também foram ouvidos sobre a Micareta de Feira de Santana. “O governo se dispôs a conhecer a nossa arte, ir nos guetos e entender nossas necessidades. Isso vai ficar na história”, comentou.
11. O secretário Bruno Monteiro, que tem mantido diálogo com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, sinalizou que há o reconhecimento de que a organização da festa está encaminhada com o poder público municipal, e garantiu que o Governo do Estado está a postos para complementar a micareta com valorização de artistas locais, além de ações ligadas à infraestrutura, saúde, segurança e outras iniciativas que envolvem as diferentes áreas da gestão estadual.
12. Outro destaque é Programa Ouro Negro, que este ano apoia 14 entidades na Micareta de Feira de Santana, em um investimento de R$ 434 mil do Governo do Estado por meio da SecultBA. São entidades afro, afoxés, grupos de capoeira e escolas de samba que garantem a presença de manifestações culturais que representam a tradição.
13. O secretário explicou que será alinhado com a prefeitura o espaço que novas atrações do Governo do Estado terão no circuito, além da quantidade de palcos disponíveis. “Estamos criando uma tradição de Feira de Santana como grande realizadora de micareta. Isso é a economia que se movimenta. As pessoas sabem que a micareta em Feira é potente com infraestrutura de hotel, restaurantes e diversidade cultural”, comentou o secretário.
14. O encontro contou com a presença dos deputados Robynson Almeida e Zé Neto, e dos vereadores Ivamberg Lima e Jurandy Carvalho. Entre os artistas que fizeram parte do diálogo estavam Dionorina, Paula Sanfer, Karen Mendes, Joh Ras e Cesce Amorim.
15. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), realiza, neste sábado (12), em parceria com a 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, a terceira edição do evento “Prefeitura-Bairro Vai Até Você”. A ação ocorre no Parque da Cidade, no Itaigara, até as 16h, oferecendo uma série de serviços gratuitos à população.
16. A programação foi iniciada com apresentação da Banda de Música da 6ª Região Militar e do Canil do 6º Batalhão de Polícia do Exército, e reúne diversos órgãos municipais, instituições parceiras e forças militares, com atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, empregabilidade, inovação, lazer, orientação jurídica, entre outras. O objetivo foi facilitar o acesso da população a serviços essenciais, reunindo-os em um único local.
17. O titular da SACPB, Luciano Sandes, falou sobre a importância do evento para o acesso da população aos serviços públicos, aproveitando as comemorações pelo Dia do Exército (19 de abril). “Essa é a terceira edição dessa parceria. A gente está aqui hoje, em um sábado, um dia em que as pessoas têm a possibilidade de procurar os serviços, entendendo que deslocar uma gama de secretarias, juntamente com o Exército, para oferecer esses serviços, atende ao anseio da população. Temos seguramente mais de 40 serviços listados sendo ofertados hoje à população”, calculou o secretário.
18. Sandes lembrou que, para ser atendido, foi necessário apenas que o cidadão apresentasse documento de identidade, CPF e comprovante de residência, sem a necessidade de um agendamento prévio. “Já temos um grande movimento agora, mesmo com o início recente dos trabalhos”, pontuou.
19. Também presente na ocasião, o tenente-coronel Cleidson Vasconcelos, do Comando da 6ª Região Militar, pontuou o papel da parceria entre as instituições. “Essa ação é um evento bem relevante. Primeiramente, porque ela é uma vertente da ‘mão amiga’ do Exército Brasileiro. Então, é a hora de o Exército realmente fornecer apoio à sociedade, sobretudo ao público mais carente”, declarou.
20. “Logicamente, nós, sozinhos, não poderíamos fazer isso nunca — foi nesse momento que a Prefeitura entrou e, assim, unimos forças em prol da sociedade. Um dos objetivos foi justamente a escolha do evento no Parque da Cidade — um espaço onde toda a população de Salvador pudesse ter fácil acesso, para realmente receber os serviços com a melhor qualidade possível”, acrescentou o tenente-coronel.