Política

MOTOTAXISTAS TÊM ATÉ DIA 20 PARA VISTORIA OBRIGATÓRIA ANUAL NA SEMOB

O bloco PL-Solidariedade é composto pelos deputados Luciano Araujo (Solidariedade), Pancadinha (Solidariedade), Dr. Diego Castro (PL), Leandro de Jesus (PL), Raimundinho da JR (PL) e Vitor Azevedo (PL).
Tasso Franco , Salvador | 04/02/2025 às 19:48
A vistoria é obrigatória
Foto: Jefferson Peixoto
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Dos cerca de mil mototaxistas cadastrados na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), por meio da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), pouco mais de 30 condutores compareceram à vistoria obrigatória dos mototáxis que operam na capital baiana, até esta terça-feira (4). 

  2. O procedimento é indispensável aos profissionais que desejam trabalhar nas festas populares de Salvador, a exemplo do Carnaval. Por conta disso, a Semob ampliou o prazo para realização da revisão, que terminaria nesta quarta-feira (5), para o próximo dia 20.

  3. Para evitar que a autorização para operar seja suspensa, os condutores devem comparecer ao pátio de vistorias da Cotae, na Avenida Vale dos Barris, e preencher um formulário utilizando dados como CPF, CNH, endereço, telefone, e-mail, alvará de circulação e placa do veículo. Além disso, os mototaxistas devem pagar uma taxa de vistoria no valor de R$58,89 - o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser solicitado através da plataforma Salvador Digital (https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br).

   4. A coordenadora da Cotae, Luila Neves, reforça o pedido para que a vistoria seja realizada o quanto antes. “Nos festejos organizados pela Prefeitura, como as festas populares e o Carnaval, são criados pontos específicos para a categoria que só podem ser utilizados por aqueles que estão devidamente regularizados. Por isso a importância de se manter sempre com a situação em dia junto à gestão municipal”, alerta.

  5. O supervisor de Área e Tráfego da Cotae, Willys Maia, explica o funcionamento da vistoria de mototaxistas que vão atuar nas festas populares. "Antes de acessar qualquer evento popular na cidade do Salvador, os mototaxistas devem estar regularizados junto à Semob. Para isso, é preciso passar por este processo de vistoria, que é realizada duas vezes por ano, conforme a regulamentação municipal".

 6. O condutor deve comparecer à Cotae e apresentar o cartão de identificação, alvará de circulação e o seguro para terceiros, que é um documento previsto no regulamento. Em seguida, o veículo é vistoriado no pátio da coordenadoria, onde são avaliados aspectos de segurança, utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como capacete, vestimenta para circular na motocicleta, além da vistoria técnica do veículo. "Verificamos questões de segurança e solicitamos a correção de quaisquer irregularidades encontradas", conclui Maia.

   7. Atuando há 15 anos como mototaxista na capital baiana, Éliton da Silva, de 54 anos, tem nas festas populares os melhores ganhos do ano exercendo a profissão. "Por isso é muito importante manter a situação regularizada, pois confere segurança aos passageiros e aos condutores. Caso ocorra alguma irregularidade, somos imediatamente avisados e buscamos corrigir, para poder trabalhar de forma adequada durante as festas populares e também no dia a dia", avalia.
                                                                                  ****
   8. Para garantir o andamento de obras na Rua Duarte da Costa e Rua Álvares Maciel, no bairro Vila Rui Barbosa, a partir desta terça-feira (4) as linhas de ônibus 0208 - Massaranduba x Lapa, 0214 - Massaranduba - Estação BRT Hiper, 0221 - Ribeira - Barbalho/Fazenda Garcia deixarão temporariamente de atender o trecho em questão. Com isso, o trajeto de ida e volta acontecerá pela Avenida Caminho de Areia.

  9. O deputado Hilton Coelho (PSOL) propõe que os meios de comunicação promovam debates ao vivo a respeito da gestão atual da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) após a reeleição do deputado Adolfo Menezes.

  10. “Estamos à disposição deste conceituado veículo de comunicação para a realização de um debate ao vivo a respeito do que consideramos uma perniciosa prática de violação da lei. Não podemos naturalizar a violação do princípio democrático e republicano, que prevê o rodízio de poder. O atual presidente, deputado Adolfo Menezes, apresentou sua candidatura para assumir, pela terceira vez, o cargo. Isso contraria todos os princípios legais”, afirma Hilton Coelho.

  11. O Supremo Tribunal Federal (STF) admite apenas uma reeleição para o mesmo cargo em todas as Casas Parlamentares do país.

  12. “Em respeito ao princípio democrático e republicano, fixou como marco inicial para a validade da sua decisão, as eleições ocorridas nos parlamentos estaduais a partir de 07 de janeiro de 2021. A questão é que Adolfo Menezes foi eleito em 1º de fevereiro de 2021 pela primeira vez para o cargo de presidente (biênio 2021/2023), 24 dias depois do prazo assinalado pelo Supremo. 

  13. Com a reeleição do deputado em 01/02/2023 (biênio 2023/2025), Adolfo Menezes não poderia mais se candidatar à Presidência da ALBA, pela terceira vez. Um debate ao vivo, onde as posições podem ser expostas livremente, permitira que a população possa ter as informações necessárias e se posicionar”.

  14. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) acabam de dar o primeiro passo de uma parceria estratégia na área de transformação digital.  

  15. Na manhã desta terça-feira (04), o secretário de Administração Edelvino Góes e o secretário geral da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Pedro Vieira, participaram de um encontro na sede do órgão do Poder Judiciário com o objetivo de realizar os alinhamentos iniciais para um projeto que promete facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça, com ganhos em praticidade, transparência e eficiência nos atendimentos.

   16. Um dos principais objetivos da iniciativa é viabilizar que os serviços oferecidos pela Justiça passem a ser disponibilizados por meio da ba.gov.br, a plataforma de serviços digitais do governo do Estado.  Além disso, o projeto irá prever iniciativas na área de linguagem simples e atividades a serem desenvolvidas no Laboratório de Inovação e Inteligência do Poder Judiciário do Estado da Bahia (LabJus). Para viabilizar a proposta, o próximo passo é a elaboração de um termo de cooperação que será construído em conjunto pelos dois poderes.  

   17. “Fiquei muito feliz com o interesse do TJBA nesta parceria: de fato, estamos avançando muito na transformação digital e acho que este termo de cooperação vai resultar em ganhos para o cidadão baiano”, sinalizou o secretário. “A Bahia só vai ser forte a partir do momento em que nós nos integramos. Não podemos olhar só o próprio umbigo: não existe Judiciário grande sem integração com o Estado”, complementou o secretário geral da Presidência do TJ/BA. Pedro Vieira.

   18. Também presente ao evento, o diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), José Muniz Rebouças, reforçou a importância do papel da Prodeb na iniciativa. “Agora, com os serviços do TJ disponíveis para a população através do ba.gov.br, de forma segura e com linguagem mais acessível, garantimos mais um canal para acesso aos serviços públicos digitais. 

  19.  isso que a gente da Prodeb vem buscando: serviços cada vez mais seguros, fazendo parte da vida das pessoas”, ressaltou diretor-executivo. Ainda durante o encontro, o coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, fez uma apresentação sobre os avanços promovidos por meio da plataforma ba.gov.br. 

   20. O deputado estadual e presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araujo, foi reeleito, nesta terça-feira (4), líder do bloco PL-Solidariedade na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

   21. “Recebo com gratidão a confiança dos meus colegas parlamentares ao me reconduzirem à liderança do bloco por mais um biênio. Nosso trabalho é pautado pelo diálogo e pela construção coletiva, sempre buscando decisões consensuais que fortaleçam nossas pautas e representem os interesses da população”, destacou Luciano Araujo.

   22. O bloco PL-Solidariedade é composto pelos deputados Luciano Araujo (Solidariedade), Pancadinha (Solidariedade), Dr. Diego Castro (PL), Leandro de Jesus (PL), Raimundinho da JR (PL) e Vitor Azevedo (PL).