Política

ATIRADOR SOLITÁRIO MATA 10 PESSOAS EM CENTRO DE EDUCAÇÃO OREBRO,SUÉCIA

Assassinato em massa com 10 mortos e vários feridos abalou a Suécia
Tasso Franco ,  Salvador | 04/02/2025 às 19:17
Quando a Policia chegou o homem já tinha se matado
Foto: EXPRESSEN
   Suécia em estado de choque após “assassinato em massa” num centro educacional, “o pior” da sua história segundo o Le Monde, de Paris.

  Um homem matou a tiros cerca de “dez” pessoas num estabelecimento na cidade de Örebro. Nenhuma informação foi dada sobre o seu perfil nem sobre as suas motivações pela polícia, que acrescentou que está morto e que há um certo número de feridos. 

  O primeiro-ministro sueco reconheceu que ainda era “difícil medir a escala do que aconteceu hoje”.
Um homem abriu fogo na terça-feira, 4 de fevereiro, num centro de educação de adultos na cidade de Örebro, 200 quilómetros a oeste de Estocolmo, matando cerca de “dez” pessoas, segundo o último relatório da polícia sueca. O suposto atirador está morto, novamente segundo a polícia, que disse não poder especificar, no momento, o número de feridos.

Este é “o pior assassinato em massa” da história da Suécia, declarou o primeiro-ministro, Ulf Kristersson, especificando que ainda era “difícil medir a escala do que aconteceu hoje 'hoje'. “Muitas questões permanecem sem resposta”, acrescentou o chefe do Governo durante uma conferência de imprensa ao final do dia, que pediu “não especular” sobre as motivações do alegado atirador.

“Este é um dia muito doloroso para toda a Suécia”, reagiu anteriormente na rede social X. “Os meus pensamentos vão para todos aqueles cujo dia escolar normal foi substituído pelo horror. Ficar trancado em uma sala de aula, temendo por sua vida, é um pesadelo que ninguém deveria vivenciar. »

O rei da Suécia, Carlos XVI Gustaf, disse ter ouvido a notícia dos assassinatos com “tristeza e consternação”. “Esta noite enviamos as nossas condolências às famílias e amigos daqueles que morreram. Os nossos pensamentos estão também com os feridos e as suas famílias, bem como com outros afectados”, disse o rei num comunicado divulgado pelo palácio real.

AFTONDLADET (JORNAL SUECO)

O suposto atirador escolar não tinha emprego, tinha problemas sociais e se retirou da família.

- Ele não consegue acompanhar os tempos e coisas assim. Mas ele brilha quando cuida do cachorro dos pais, diz uma parente.

O homem também tinha licença para porte de arma, segundo informações do Aftonbladet.

 Mantenha-se atualizado com o aplicativo do Aftonbladet
Um homem de 35 anos é suspeito do que poderá ser o pior assassinato em massa da história da Suécia.

Em entrevista coletiva à noite, a polícia disse que o autor do crime é um dos mortos. A polícia afirmou que o homem não foi punido, nem é previamente conhecido da polícia.

De repente mudou de nome
Há oito anos ele mudou de sobrenome. Parentes com quem o Aftonbladet manteve contato não sabem o que motivou a mudança de nome.

Os parentes fazem um desenho de um recluso que se afastou da família e dos amigos.

- Não tivemos muito contato com ele nos últimos anos. Quando criança ele era diferente, mas animado. Ele se saiu bem na escola. Nos últimos anos, ele passou por momentos difíceis, diz o familiar.

 EXPRESSEN JORNAL SUECO 

Cerca de 10 pessoas morreram após um tiroteio numa escola no Campus Risbergska, em Örebro.

O autor do crime não é conhecido anteriormente pela polícia.

- Este é um acontecimento incrivelmente trágico, disse a polícia numa conferência de imprensa na noite de terça-feira.

Ali ficou barricada na sala de aula por duas horas. Agora ele está de volta à escola com seu irmão Mohammed (à direita) e seu parente Karrar (à esquerda).

A polícia mantém uma operação em curso num endereço no centro de Örebro. Foto de : Niklas Porter
Na tarde de terça-feira, a polícia realizou uma grande operação num endereço no centro de Örebro. A autoridade não quis comentar se a repressão está ligada ao tiroteio na escola Risbergska no início do dia.

O ato de violência de terça-feira em Risbergska komvux, em Örebro, abalou a Suécia. É o pior tiroteio em massa da história da Suécia.

Cerca de dez pessoas morreram e um grande número de pessoas também ficaram feridas. 

EXPRESSEN

Segundo informações do Expressen, o autor do crime deu um tiro em si mesmo em conexão com o tiroteio na escola. A polícia também confirma que ele é um dos mortos. 

A polícia acredita que o autor do crime agiu por conta própria. Ele não era conhecido da polícia e não foi condenado por nenhum crime, como o Expressen apurou. Ele também mudou de nome. 

A polícia de segurança está envolvida no trabalho para investigar o motivo, mas a polícia não suspeita atualmente de terrorismo.

Segundo informações do Expressen, o autor do crime tem 35 anos e é residente em Örebro. Ele está listado sozinho em um endereço no centro de Örebro. A polícia invadiu o endereço do suposto atirador na tarde de terça-feira.

NYT

Um tiroteio num campus de educação de adultos no centro da Suécia deixou na terça-feira pelo menos 10 pessoas mortas e feriu um número não revelado de outras, no que o primeiro-ministro classificou como o pior tiroteio em massa da história do país.

O suspeito estava entre os mortos, disse o ministro da Justiça do país, Gunnar Strommer. Mas as autoridades divulgaram poucos outros detalhes, incluindo a identidade da pessoa e um possível motivo.

“Não acreditamos que haja qualquer motivo terrorista por trás disso, mas é muito cedo na investigação para dizer”, disse Roberto Eid Forest, chefe da polícia local, na noite de terça-feira. “Achamos que temos o autor do crime”, acrescentou, “mas não descartamos nada”.