Política

IVANA BASTOS DESTACA FORÇA DA MULHER NA ABERTURA DO LEGISLATIVO

Ivana Bastos ressalta a democracia e a harmonia entre os três Poderes na reabertura dos trabalhos legislativos
Da Redação ,  Salvador | 03/02/2026 às 14:51
Ivana Bastos: "Lugar da mulher é onde ela quer"
Foto: Sandra Travassos

Ao abrir a sessão solene de início dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em 2026, na manhã desta terça-feira (3.02), a presidente Ivana Bastos, afirmou que este “é o momento em que reafirmamos o papel desta Casa como espaço central da democracia, da escuta e das decisões que impactam a vida do povo da Bahia”. A deputada ressaltou que inicia seu segundo ano à frente da Presidência da ALBA com plena consciência do papel que o Legislativo exerce na democracia baiana. Ela agradeceu à imprensa que cumpre o papel democrático de divulgar os debates e decisões do Parlamento: “a imprensa livre e responsável fortalece as instituições e amplia a transparência, elemento essencial da vida pública”.

O governador Jerônimo Rodrigues, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Edivaldo Rotondano, entre outras autoridades, participaram da sessão que marcou um fato inédito nos 192 anos de história do Legislativo: a primeira mulher a presidir o Legislativo estadual abriu a cerimônia de início dos trabalhos do Parlamento baiano em 2026 passando em revista a guarda de honra da Polícia Militar. Emocionada, ao cumprir o ritual de revista da tropa Ivana Bastos mais uma vez fez história no Parlamento da Bahia. Uma história que começou em fevereiro de 2025, quando tomou posse na Presidência da ALBA.

Em seu discurso Ivana lembrou que o primeiro ano à frente da ALBA foi desafiador, com circunstâncias difíceis, que exigiram serenidade, firmeza e maturidade institucional. “Foram momentos que testaram esta Casa e reafirmaram um princípio essencial: o Parlamento é maior do que qualquer crise. E, mesmo assim, esta Casa não parou”. Ela destacou o fortalecimento do plenário como espaço de decisão, a ampliação da atuação das comissões, as votações relevantes para a Bahia e as melhorias estruturais importantes.

Segundo a presidente, nada disso teria sido possível sem o trabalho, o compromisso e a atuação das deputadas e dos deputados. “Somos 63 parlamentares, com trajetórias, visões e posições políticas diversas, mas unidos pelo respeito institucional e pelo compromisso com o bom funcionamento do Parlamento. Aqui, as divergências fazem parte da democracia. O que nos une é maior: o respeito mútuo, a responsabilidade com o mandato e a compreensão de que esta Casa só cumpre sua missão quando funciona plenamente”, afirmou.

HARMONIA DOS PODERES

De acordo com a deputada Ivana Bastos, a presença de Jerônimo Rodrigues, trazendo a mensagem anual do Governo, e do desembargador José Edivaldo Rotondano, simbolizou a harmonia necessária entre os Poderes para governar e legislar em favor da Bahia, em um ambiente institucional de respeito mútuo que integra o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, fortalecendo o compromisso público com o desenvolvimento do estado. “Esta solenidade reafirma que, quando os Poderes caminham em harmonia, quem ganha é o povo da Bahia, que espera de nós responsabilidade, diálogo e resultados concretos”, assinalou.

O deputado Alan Sanches, falecido em janeiro deste ano, foi lembrado pela presidente na abertura da sessão. “O tempo em que vivemos exige consciência, sensibilidade e respeito. Iniciamos esta 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, com o coração marcado pela ausência do nosso colega, que nos deixou de forma precoce. Que a memória do seu trabalho siga como referência de respeito ao mandato, de compromisso com a vida pública e de dedicação à Bahia”, observou Ivana Bastos. Ivana apresentou projeto de resolução denominando de Serviço Médico Odontológico Deputado Alan Sanches a unidade de saúde da ALBA.

POSTO DO SAC

A presidente Ivana Bastos estabeleceu metas para 2026. A principal é assegurar o funcionamento pleno da ALBA em um ano eleitoral. Para isso, reafirmou a valorização do trabalho parlamentar, assegurando condições adequadas para o exercício do mandato, respeito às prerrogativas parlamentares e um ambiente institucional equilibrado. Em outro aspecto, destacou a consolidação de ações permanentes de aproximação, transparência e estímulo à participação cidadã. “Hoje, damos mais um passo concreto nesse caminho com a inauguração do Posto SAC aqui na ALBA”, destacou.

Inaugurado por Ivana, Jerônimo, o secretário da Administração, Rodrigo Pimentel, e o o superintendente do SAC, Flávio Barbosa, logo após o encerramento da sessão solene, o SAC ALBA tem três guichês do Instituto de Identificação Pedro Melo, um do Tribunal Regional Eleitoral e um do Detran. O atendimento, por agendamento no portal BA.Gov.br, é de segunda a quinta das 9 às 15 horas e sexta-feira das 9 às 12 horas. A presidente agradeceu o comprometimento do governador, do secretário e do superintendente, e reconheceu a dedicação e o profissionalismo de toda a equipe da ALBA: “a vocês, minha gratidão, meu respeito e meu reconhecimento”.

A FORÇA DA MULHER

Encerrando o seu pronunciamento, Ivana Bastos ressaltou que em 192 anos de existência da Assembleia, pela primeira vez uma mulher assumiu sua Presidência e avança para um novo ciclo. “A força da mulher na política se revela na forma como conduz, sustenta e transforma os espaços de poder. Chegamos com resultados que nos orgulham e com energia renovada para avançar ainda mais, com a serenidade de quem conhece o peso da história, com a firmeza de quem respeita esta Casa e com a coragem de quem acredita na política como instrumento de transformação”, declarou.

“Deixo uma palavra direta ao povo da Bahia. Esta Assembleia existe para representar cada cidadã e cada cidadão deste estado. Cada sessão, cada votação e cada decisão aqui tomada têm como destino final a vida real das pessoas. Nosso compromisso é com quem espera respostas, soluções e seriedade. Esse momento não é apenas meu. Ele representa todas as mulheres que, com coragem e determinação, ocupam espaços de liderança e reafirmam diariamente que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, finalizou a primeira presidente da ALBA.