Ainda segundo o levantamento, em outubro, o Sudeste criou 204.791 empreendimentos, seguido pelo Sul (76.991). O Nordeste registrou 59.905 novas empresas; SP com 123.782 novas empresas.
Tasso Franco , Salvador |
21/01/2025 às 19:01
Guardiãs da Paz
Foto: Wuiga Rubini
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. De acordo com o Dicionário Michaelis, prevenir significa “dispor algo com antecipação, a fim de evitar qualquer dano ou mal”. Esse é justamente o objetivo da Secretaria da Segurança Pública (SSP) com o lançamento, nesta terça-feira (21), da 2ª edição do projeto “Prevenir é Agir, Venha na Paz”, que capacita profissionais das forças de segurança para atuarem nos festejos populares do verão e convoca baianos e turistas para curtir as festas em todo o estado em clima de tranquilidade.
2. O ato ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, e contou com a presença de autoridades e artistas. As Ganhadeiras de Itapuã realizaram uma apresentação musical. O trabalho, coordenado pela Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), tem a participação de policiais militares e civis, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica.
3. “A importância é trabalhar na conscientização para que todos os foliões venham na paz, venham curtir o Carnaval, as festas com aquele propósito de entretenimento, de paz, sem violência. A gente conta com o apoio da associação de blocos, dos artistas, para fazer um Carnaval com mais segurança”, explicou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner.
4. Durante a ação especial, serão produzidas peças publicitárias com mensagens de paz, com dicas de segurança. O material será veiculado nas redes sociais dos artistas apoiadores da iniciativa, além de rádio e TV.
5. “Nós estamos sempre aqui dispostos a ajudar no que for possível para que tenhamos um Carnaval de muita alegria, de muita paz. E nós, que somos condutores dessa alegria, sabemos muito bem que a gente pode colaborar e muito para isso”, comemorou Robson, vocalista da Banda Mel.
6. Os servidores também serão capacitados pela Sprev para combater o racismo, a homofobia, o tráfico de drogas, à violência contra as mulheres, bem como a exploração infantil e atuação junto aos grupos vulnerabilizados.
7. Estão previstas ainda ações de valorização da saúde dos profissionais, por meio de atendimento de equipes multidisciplinares, compostas por médicos, educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e da realização de exames laboratoriais e atividades lúdicas, de capacitação, terapêuticas, dentre outras.
8. “Nossa proposta é cuidar tanto do público que está curtindo nossas festas populares, como também dos profissionais que vão atuar na proteção a cada um. Nós iremos com a Caravana Biopsicossocial, que vai cuidar da saúde física e mental dos profissionais da segurança pública, levando informações, para acolher esses homens e mulheres”, considerou a tenente-coronel Denice Santiago.
9. Na oportunidade, artistas e autoridades receberam o título de “Guardiães da Paz”, em reconhecimento ao trabalho realizado em prol da cultura da não violência.
*****
10. NYT: Procuradores-gerais de 18 estados processaram o presidente Trump na terça-feira para bloquear uma ordem executiva que se recusa a reconhecer como cidadãos os filhos nascidos nos EUA de imigrantes não autorizados, a salva de abertura no que promete ser uma longa batalha legal sobre as políticas de imigração da administração Trump.
11. A denúncia, apresentada no Tribunal Distrital Federal de Massachusetts, foi acompanhada pelas cidades de São Francisco e Washington, D.C.
12. Os estados consideram a tentativa de Trump de limitar a cidadania por nascimento como “extraordinária e extrema”, disse o procurador-geral de Nova Jersey, Matthew J. Platkin, que liderou o esforço legal junto com os procuradores-gerais da Califórnia e de Massachusetts. “Os presidentes são poderosos, mas ele não é um rei. Ele não pode reescrever a Constituição com um golpe de caneta.”
13. Na segunda-feira, nas primeiras horas do seu segundo mandato como presidente, Trump assinou uma ordem declarando que as futuras crianças nascidas de imigrantes indocumentados não seriam mais tratadas como cidadãos. A ordem se estenderia até mesmo aos filhos de algumas mães legalmente, mas temporariamente, no país, como estudantes estrangeiros ou turistas.
****
14. Em outubro de 2024, o Nordeste do país criou um total de 59.905 empreendimentos e o estado da Bahia liderou com o maior número (16.816), representando um aumento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
15. Os dados são do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Veja, no gráfico a seguir, o levantamento completo da região por Unidades Federativas (UFs):
16. No cenário nacional, em outubro de 2024, foram registrados no país 394.710 novos CNPJs, o que equivale, em média, a uma nova empresa a cada 5 segundos. Esse número representa um aumento de 16,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Confira, a seguir, os dados dos últimos 12 meses no gráfico abaixo:
17. “O ambiente de negócios dinâmico e as políticas de apoio ao empreendedorismo têm estimulado a abertura de novas empresas. A aceleração da transformação digital também permite que muitos empreendedores iniciem suas atividades com menos necessidade de capital inicial e enfrentem barreiras de entrada reduzidas.
18. No entanto, para manter a saúde financeira dos negócios, é essencial ter acesso a recursos adequados, orientação assertiva e infraestrutura sólida para sustentar o crescimento a longo prazo e evitar riscos de insolvência”, analisa a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
19. Do total de empresas abertas em outubro, 290 mil foram no setor de “Serviços”. Na sequência, 75.737 no de “Comércio”, 23.929 em “Indústria” e 4.963 na categoria “Demais”. Veja o comparativo na tabela a seguir:
20. No que diz respeito à natureza jurídica, os “Microempreendedores Individuais” (MEIs) representaram a maior parcela de empresas criadas, totalizando 282.204. As "Sociedades Limitadas" abriram 89.158 unidades, no segundo lugar. Na sequência, foram abertas 13.257 "Empresas Individuais" e 10.091 novos empreendimentos classificados como "Demais".
21. Ainda segundo o levantamento, em outubro, o Sudeste criou 204.791 empreendimentos, seguido pelo Sul (76.991). O Nordeste registrou 59.905 novas empresas, enquanto Centro-Oeste e Norte tiveram 34.835 e 18.188, respectivamente. No recorte estadual, São Paulo se destacou entre as Unidades Federativas (UFs), com a criação de 123.782 CNPJs, liderando a lista. Confira o levantamento completo por Unidades Federativas (UFs) abaixo:
22. Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor. Clique aqui e saiba mais!
23. Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.
24. Proprietários de terras da região do Extremo Sul baiano, notadamente Porto Seguro, aguardam ansiosos o fim do recesso parlamentar na Bahia para cobrar dos políticos eleitos pela região uma ação concreta contra o escândalo das invasões.
25. Eles se sentem abandonados pelo governo, "que não age contra os absurdos cometidos pelo MST", conforme denunciam. O recesso acaba no próximo dia 31. Aguardemos.
26. Sobre o anúncio do Embaixador André Corrêa do Lago como presidente da COP 30, em Belém, a diretora executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, afirma:
27. “Após uma série de presidências da COP alinhadas a empresas de petróleo e gás, a exemplo da última Conferência, ocorrida no Azerbaijão, recebemos com bons olhos a nomeação do Embaixador André Corrêa do Lago como Presidente da COP30. Com ampla experiência em diplomacia climática, o embaixador possui o conhecimento e as capacidades necessárias para mediar as negociações entre os mais de 190 países. Corrêa do Lago terá uma grande responsabilidade pela frente: em um mundo polarizado, com os Estados Unidos - o segundo maior emissor do mundo de gases do efeito estufa - deixando o Acordo de Paris, enquanto vemos os eventos extremos se intensificarem, será necessária muita habilidade para que avanços cruciais aconteçam.
28. O maior desafio da Presidência da COP30 sem dúvida será imprimir a urgência necessária a um processo que encontrará, no cenário político, sinais invertidos. Não podemos nos distrair do que precisa ser feito: a transição para um mundo sem combustíveis fósseis e a viabilização de recursos para que os países em desenvolvimento possam cumprir seus planos de mitigação e adaptação”.