Política

LAVAGEM DO BONFIM: VEJA SERVIÇOS DE TRANSPORTE E OUTROS OFERECIDOS PMS

A Lavagem do Bonfim acontece no dia 16 de janeiro
Tasso Franco , Salvador | 14/01/2025 às 19:19
Plano Inclinado Gonçalves
Foto: BJÁ
       MIUDINHAS GLOBAIS:

    1.  A região da Cidade Baixa será mais uma vez ponto de celebração da Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16), que marca os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim ao Brasil. Para garantir o atendimento de transporte e o deslocamento dos fiéis com segurança, uma operação especial foi montada pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

   2. A população vai poder contar com o funcionamento gratuito dos ascensores Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Elevador do Taboão e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada. O Gonçalves, que liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, funcionará das 6h às 19h; o Pilar, que liga o Santo Antônio Além do Carmo à Rua do Pilar, também no Comércio, funcionará das 6h30 às 18h; o Elevador do Taboão, que também liga o Pelourinho ao bairro do Comércio, funcionará das 6h30 às 18h e o Plano Inclinado Liberdade/Calçada funcionará das 6h às 19h.

   3. A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h desta quinta-feira à 0h de sexta-feira (17), com linhas para diversos pontos da cidade e prolongação de alguns horários de saída. Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região da festa terão o itinerário modificado. Além disso, serão disponibilizados 46 ônibus da frota reguladora entre o Largo do Papagaio e a Estação da Lapa, que entrarão em operação caso haja demanda.

   4. Mudança de itinerário – Os ônibus que normalmente atendem a região do bloqueio serão desviados pelas equipes da Semob. As linhas provenientes do Largo do Tanque com destino ao Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno deverão acessar o Largo do Tanque, de onde seguem pela Estrada da Liberdade, Corredor da Lapinha, Ladeira da Soledade, Rua Vidal Rêgo, Ladeira do Arco, Ladeira do Hospital, Praça Conselheiro Almeida Couto, Avenida Joana Angélica, Rua Santa Clara, Rua do Carro, Rua Professores Hugo Baltazar da Silveira, Rua José Leonidio de Sena, Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Vale dos Barris, Rua Clóvis Spínola, Rua Direita da Piedade, Rua Politeama de Baixo, Rua Forte de São Pedro, e Largo do Campo Grande, seguindo daí o itinerário normal.

   5. As linhas oriundas do Largo do Tanque com destino à Península Itapagipana trafegarão pelo Viaduto dos Motoristas, Rua 26 de Dezembro, Rua Régis Pacheco, Rua Boa Vista, Rua Resende Costa e Avenida Caminho de Areia, seguindo então o itinerário normal, enquanto na volta deverão acessar a Avenida Caminho de Areia, Rua Machado Monteiro, Rua Araújo Bulcão, Rua do Uruguai, Rua Régis Pacheco, Travessa 28 de Maio, e então o Viaduto dos Motoristas.

   6. Já as linhas provenientes da Suburbana com destino à Península Itapagipana farão o seguinte itinerário: Rua Régis Pacheco, Rua Boa Vista, Rua Resende Costa e Avenida Caminho de Areia, seguindo então o itinerário normal. Na volta, os ônibus trafegam pela Avenida Caminho de Areia, Rua Araújo Bulcão, Rua do Uruguai, Rua Couceiros de Abreu e Rua Régis Pacheco, fazem o retorno no Largo do Curtume, seguem pela Rua Luís Maria e depois fazem o itinerário normal.

   7. As linhas provenientes do Campo Grande e Vale do Canela com destino ao Comércio e Túnel Américo Simas farão o seguinte itinerário: Campo Grande, Politeama, Piedade, Avenida Joana Angélica, Nazaré, Vale do Nazaré, Sete Portas e Rua Cônego Pereira, seguindo itinerário normal. Aquelas que têm como destino a região da Calçada farão o seguinte itinerário: Campo Grande, Politeama, Piedade, Avenida Joana Angélica, Nazaré, Barbalho, Liberdade e Largo do Tanque, seguindo, a partir daí, o itinerário normal.

   8. As linhas provenientes do Aquidabã com destino ao Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno devem seguir pelo Aquidabã, Avenida Joaquim Seabra, Ladeira de Santana, Rua do Carro, Rua Professor Hugo Baltazar da Silveira, Dique do Tororó, Vale dos Barris, Rua Clovis Spínola, Politeama, Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, retorno no Edifício Sulacap e Rua Carlos Gomes, de onde seguem o itinerário habitual. Já as linhas com destino à Avenida Suburbana devem seguir pelo Aquidabã, Sete Portas, Avenida Barros Reis, Avenida San Martin, Largo do Tanque e Viaduto dos Motoristas, seguindo o itinerário normal.

   9. As linhas da Avenida Suburbana, Península Itapagipana e Calçada com destino ao Túnel Américo Simas/ Aquidabã irão acessar o Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Avenida San Martin, Largo do Retiro, Avenida Barros Reis, Sete Portas e Aquidabã, seguindo, então, o itinerário normal.

   10. Já as linhas com destino ao Campo Grande e Vale do Canela devem acessar o Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Estrada da Liberdade, Corredor da Lapinha, Ladeira da Soledade, Rua Vidal Rêgo, Ladeira do Arco, Ladeira do Hospital, Praça Conselheiro Almeida Couto, Avenida Joana Angélica, Rua Santa Clara, Rua do Carro, Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Rua José Leonildio de Sena, Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Vale dos Barris, Rua Clóvis Spínola, Rua Direita da Piedade, Rua Politeama de Baixo, Rua Forte de São Pedro e Largo do Campo Grande de onde segue o percurso normal.

   11. As linhas que trafegam pelo Largo do Tanque, tendo como destino final a Avenida da França, São Joaquim ou Calçada, retornarão no Largo do Tanque. As provenientes do Túnel Américo Simas deverão retornar no Aquidabã. As linhas provenientes do Largo do Tanque com destino à Liberdade deverão utilizar a Ladeira das Pedrinhas (bairro Guarani) para acessar a Rua Lima e Silva.

   12. Algumas linhas terão alterações especiais. A linha Boa Vista de São Caetano – Pituba deverá descer a Ladeira do Cacau, acessar a Fazenda Grande do Retiro e daí seguir o itinerário normal (sem passar pelo Largo do Tanque). A linha Cabula VI – Ribeira R1, Cabula VI – Ondina e Terminal Acesso Norte – Uruguai/São Joaquim não seguirão até a Ribeira, retornarão no Aquidabã. Já a linha Cabula VI – Ribeira R2 fará o seu itinerário normal.

   13. Sete dos 14 veículos da linha Estação Pirajá – Bonfim retornarão no Largo da Madragoa e o restante fará seu itinerário normal. A linha Estação Pirajá – São Joaquim retornará no Largo da Madragoa apenas à tarde. A linha Terminal Acesso Norte – São Joaquim/Comércio deverá retornar na Rua Siqueira Campos, no Barbalho, durante a interdição da festa.

   14. Táxis e mototáxis – Pontos de táxis e mototáxis serão implementados em locais estratégicos nas proximidades do trajeto da Lavagem do Bonfim, buscando facilitar o deslocamento dos participantes. Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados e dois pontos especiais serão instalados: um na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, nas proximidades do ferryboat, e outro no Largo de Roma, em frente ao Hospital da Mulher. 

  15. Ambos os locais terão táxis e mototáxis à disposição para os usuários. Além desses dois pontos, os mototaxistas terão mais um local de atuação, próximo à Colina Sagrada, na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José.

   16. O acesso dos veículos na Avenida Engenheiro Oscar Pontes (que liga a Avenida da França ao Largo da Calçada), sentido Igreja do Bonfim, terá faixa exclusiva de táxi e mototáxi. Em todos os pontos, agentes da Semob irão fiscalizar e coibir o acesso de veículos de transporte clandestino. Já na região da Cidade Alta, não haverá mudanças nos pontos de táxis e mototáxis já regulamentados.

   17. Terminal Marítimo – O Terminal Marítimo de Travessias Plataforma-Ribeira terá funcionamento normal, das 7h às 19h. A tarifa custa R$3,30 (inteira) e R$1,65 (meia).

                                                                           *****
  18. A Prefeitura montou um esquema específico de serviços para a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16), na Cidade Baixa. Confira a programação de serviços dos órgãos municipais para a festa que, em 2025, completa 280 anos e traz como tema “Encharque o Coração de Esperança”.

   19. Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) inicia a atuação antes mesmo do início dos festejos, orientando os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e a ocupação irregular de marquises. Durante a celebração, os agentes intensificam a fiscalização no combate à poluição sonora e à publicidade irregular.

   20.  Conscientização - A Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) leva às ruas uma campanha de conscientização na tradicional Caminhada do Bonfim, de forma a dar mais um passo contra a violência. Durante a caminhada até a Colina Sagrada, serão entregues 5 mil ventarolas como parte da campanha Alerta Salvador, uma iniciativa voltada para conscientizar as mulheres sobre as diferentes formas de violência e os caminhos para buscar ajuda.

   21. O objetivo da ação é alertar os participantes do evento sobre a importância de reconhecer situações de abuso e encorajar a denúncia. A campanha busca reforçar a necessidade de criar uma rede de apoio e promover a informação como ferramenta para transformar vidas.  O Fala Salvador 156 e a Casa da Mulher Brasileira estão disponíveis para acolher e orientar vítimas.

   22. Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai instalar um módulo assistencial na Colina Sagrada e três ambulâncias do Samu estarão à disposição da população entre as 5h da quinta (16) e as 7h de sexta-feira (17). A estrutura física do módulo assistencial inclui dez leitos, sendo um de estabilização e reanimação e os demais para observação.

   23. No caso de situações que exijam continuidade do cuidado, as transferências serão realizadas após a avaliação do risco ou da gravidade de cada quadro clínico. Nesse sentido, a opção para atender casos de urgência e emergência será a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Santo Antônio, no Largo de Roma.

   24. Assistência social – No dia da Lavagem do Bonfim (16), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), através da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), reforçará a atividade, já realizada diariamente, de sensibilização com a população situação de rua. Na ocasião, serão oferecidos os serviços socioassistenciais para que saiam da condição de vulnerabilidade e risco social, a exemplo de encaminhamentos para Unidade de Acolhimento Institucional ou Centros Pop.

   25. Além disso, equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realizará atividade de informação, por meio da campanha Criança Não é Mão de Obra, para conscientizar ambulantes e população sobre como evitar essa violação de direitos contra crianças e adolescentes.

   26. Iluminação pública – Para garantir maior luminosidade aos fiéis que participam da novena em homenagem ao Senhor do Bonfim, a Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), instalou oito projetores na praça da Colina Sagrada e entorno. Já para o dia da festa, serão instalados cerca de 40 projetores de reforço na Baixa do Bonfim e Dendezeiros.

   27. Segurança – Com o objetivo de proporcionar uma festa segura e sem graves intercorrências na segurança do cidadão e do patrimônio público, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai trabalhar em conjunto com outras secretarias, para garantir que tudo aconteça de forma segura e organizada.

   28. Durante a Operação Lavagem do Bonfim, a GCM vai atuar junto à Transalvador, nas barreiras de trânsito para controlar o fluxo de veículos. Em parceria com a Semob, a GCM presta suporte nos planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade/Calçada, além da Travessia Plataforma/Ribeira.

   29. Junto à SMS, a Guarda terá prepostos auxiliando as equipes nos postos de saúde, para qualquer emergência. Auxiliando o trabalho da Semop, os guardas municipais participarão das patrulhas para manter a ordem entre os ambulantes e permissionários.

   30. Para garantir a segurança durante a festa, foram mobilizados 165 guardas, que atuarão diretamente no circuito da festa. Além disso, mais 65 agentes estarão reforçando a região do Centro Histórico, Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), Campo Grande e a região no entorno do percurso. A GCM também usa o Serviço de Inteligência para realizar o patrulhamento preventivo em todo o perímetro da festa. As equipes operacionais realizam varreduras em parceria com outros órgãos para liberar as vias rapidamente no final do evento.

  31. Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou uma operação especial de limpeza para atuar no encerramento das festividades da Lavagem do Bonfim, que ocorrerá na próxima quinta-feira (16), com o intuito de entregar a cidade limpa no dia seguinte. Ao todo, serão aproximadamente 530 agentes de limpeza e 65 maquinários programados para atuar nas regiões do Comércio e Mares. O trabalho de limpeza da festa iniciará a partir das 16h da quinta.