Passamos em frente ao TCA hoje por duas vezes, mas, não notamos alterações. As informações do principio do incêndio são do Correio.
Tasso Franco , Salvador |
07/01/2025 às 19:48
TCA e o teto que assusta
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. (CORREIO) Após cerca de uma hora e meia de operação, o Corpo de Bombeiros finalizou o rescaldo da cobertura do Teatro Castro Alves (TCA), no Campo Grande, que sofreu um princípio de incêndio na tarde desta terça-feira (7). O coronel Aloísio Fernandes, que comandou a ação, disse que houve chamas – ao contrário da informação inicial obtida junto à assessoria do teatro –, mas que foram rapidamente controladas.
2. "Foi um princípio de incêndio na cobertura do teatro que teve uma complexidade baixa. Já está sob controle. Dois fatores que motivaram esse tempo [que os Bombeiros ficaram no TCA]: a dificuldade de acesso ao local e em razão de ser um espaço confinado", disse o coronel.
3. Ainda de acordo com Aloísio Fernandes, ainda é cedo para determinar as causas do princípio de incêndio. O Departamento de Polícia Técnica deve fazer perícia no local e emitir um laudo nesta quarta-feira (8). Como as chamas eram poucas, os estragos ficaram restritos ao telhado.
4. Ao fazer um balanço, o coronel classificou a operação como de 'baixa complexidade'. "É uma operação que sempre traz uma inquietude pelo fato de ser esse patrimônio cultural que é o Teatro Castro Alves, mas, em termos técnicos, ela teve baixa complexidade, foi rapidamente controlada e estamos entregando o local já seguro. [O espaço] foi ventilado, resfriado e o rescaldo está sendo finalizado agora com ampla margem de segurança", enfatizou.
5. De acordo com a empresa responsável pela obra de reforma no prédio central do TCA, a Sian, o princípio de incêndio teve início com a execução de um serviço na estrutura de cobertura. "O incêndio foi controlado em poucos minutos pela equipe de segurança da obra. O Corpo de Bombeiros trabalhou para garantir a não reignição e não houveram feridos durante o incidente. A Sian, construtora responsável pelas obras, opera dentro das normativas de segurança do trabalho com brigada de incêndio treinada o que foi fundamental para a rápida ação de contenção do incêndio", afirmou.
6. Ainda segundo o comunicado, a obra segue o seu curso natural e não haverá alterações na previsão de entrega, que deve ocorrer em 2026.
7. COMENTÁRIO DO BJÁ: Quando o governador Jerônimo assinou a ordem de serviço no inicio de março de 2024 no valor de R$162 milhões o prazo divulgado pela SECOM para conclusão era de 24 meses. Ou seja, março de 2025. Pela nota da construtora já se fala em 2026.
*****
8. A BYD Auto do Brasil Ltda. e as três empresas contratadas para a construção da fábrica da montadora no município de Camaçari, na Bahia, informaram na audiência desta terça-feira (07/01) que todos os resgatados já receberam os valores referentes à rescisão dos contratos e retornaram para a China.
9. As empresas se comprometeram a encaminhar ao Ministério Público do Trabalho (MPT) os documentos que comprovam os créditos dos valores e o custeio do retorno para casa. A proposta de termo de ajuste de conduta que seria apresentada neste encontro ficou para a próxima semana, quando o relatório da fiscalização realizada no canteiro de obras estará finalizado.
10. A audiência realizada na tarde desta terça-feira é a segunda em que o MPT e os órgãos que realizaram a operação de fiscalização na planta onde a BYD está construindo uma fábrica na Bahia realizam com as empresas. Durante a inspeção, ficou constatada a ocorrência de trabalho análogo ao de escravos e tráfico internacional de pessoas com fim de submissão ao trabalho escravo.
11. Foram resgatados 163 trabalhadores, imediatamente afastados do trabalho e alojados em hotéis da região até que fossem providenciadas as passagens de retorno. Também foram interditadas as cozinhas de dois alojamentos, uma serra e uma área de escavação profunda no canteiro.
12. O relatório final da fiscalização, com todos os detalhes da operação e a lista das irregularidades identificadas, não ficou pronto a tempo de ser apresentado na audiência. Ele será encaminhado às empresas nos próximos dias junto com uma minuta de TAC, que deverá ser analisada e discutida em nova audiência a ser agendada. Antes disso, as empresas deverão comprovar os pagamentos feitos aos trabalhadores resgatados e o custeio de sua viagem de retorno.
13. Parte dos trabalhadores já está com CPF emitido pela Receita Federal, enquanto outros devem receber o documento nos próximos dias. O cadastro é fundamental para o recolhimento das contribuições pelo e-Social. As condições que haviam sido estabelecidas para o retorno de sete trabalhadores no dia 1º de janeiro foram adotadas para os demais resgatados. Isso inclui a compra pela contratante das passagens e o custeio de até 120 dólares americanos como ajuda de custo para a viagem de volta às suas cidades de origem na China.
13. Na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de Mata de São João realizou uma reunião com representantes da rede hoteleira local para discutir estratégias que viabilizem o transporte da mão de obra, especialmente dos trabalhadores residentes na sede do município. Participaram do encontro os hotéis Tivoli, Gran Palladium, Ibero e Costa de Sauípe, além dos secretários Joel Feldman (Emprego e Renda), Samela Arine (Governo), Alex Carvalho (Relações Institucionais) e Samela Brito (Administração e Finanças).
15. Joel Feldman, secretário de Emprego e Renda, reforçou a necessidade de uma abordagem integrada. “Estamos discutindo uma solução global que atenda, de forma geral, as necessidades da categoria. É fundamental levantar os indicadores que cada hotel possui para que possamos traçar os melhores passos a serem dados”, pontuou.
16. O prefeito destacou a importância de compreender os desafios enfrentados pelos hotéis para preencher seus quadros de funcionários. “Sabemos da disponibilidade de mão de obra qualificada na Sede e no Litoral, mas é importante discutir como superar barreiras como o transporte para garantir que essa oferta atenda à demanda do setor hoteleiro. Reuniões como esta servem para que a gente possa encontrar as soluções de maneira conjunta”, afirmou.
17. A parceria em discussão busca facilitar o acesso dos trabalhadores aos locais de trabalho e, ao mesmo tempo, suprir as demandas do setor hoteleiro, fortalecendo a economia e o turismo local. Novas reuniões serão realizadas para definir os próximos passos.
18. O Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+ na Bahia, está com mais de 100 vagas abertas em diversas áreas, como assistente de coleta, auxiliar de enfermagem, operador de atendimento, auxiliar de atendimento e operador de teleatendimento. As oportunidades estão distribuídas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Pará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.
19. Os benefícios oferecidos variam conforme a região e o cargo, incluindo assistência médica e odontológica, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, seguro de vida, wellhub, participação nos lucros, parcerias educacionais com descontos em cursos, e iniciativas exclusivas de promoção à saúde e bem-estar – como ambulatório com clínica médica, linhas de cuidado para gestantes, adoção e oncologia, sessões de terapia, orientação nutricional e incentivo a atividades físicas.
20. A empresa também é reconhecida por seu forte programa de recrutamento interno, que promove o desenvolvimento dos seus colaboradores e incentiva seus talentos. Em 2023, a empresa realizou mais de 1,6 mil movimentações internas, preenchendo 26,5% das vagas disponíveis por meio desse modelo.
21. Comprometido com a diversidade e inclusão, o Grupo Fleury garante um ambiente acessível e inclusivo. Sendo assim, todas as vagas estão alinhadas à Lei n° 8.213/91, que assegura oportunidades para pessoas com deficiência (PCD), reafirmando o compromisso com a equidade e o respeito às diferenças.