Ilhéus um pólo turismo no Sul da Bahia em estado de abandono, lamentável
Tasso Franco , Salvador |
04/01/2025 às 18:43
Prefeitura começa a recuperar parte de Ilhéus
Foto: Ascom PMI
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os primeiros dias da nova gestão da Prefeitura de Ilhéus seguem com uma agenda intensa de trabalho, com ações tipo faxinaço em diversas áreas da cidade. Na quinta-feira (02), um mutirão de limpeza urbana foi realizado, abrangendo a desobstrução do canal do Malhado e de bueiros, poda de árvores, além da retirada de lixo e entulhos das praias.
2. A Prefeitura promoveu obras de recuperação no calçamento da Avenida Dois de Julho, realizou coleta de lixo no distrito do Banco Central e deu início à recuperação da estrada de acesso ao Banco do Pedro, cuja conclusão está prevista para a próxima sexta-feira (10).
3. As intervenções na Avenida Dois de Julho foram supervisionadas de perto pelo prefeito Valderico Junior e pelo secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Gabriel Cerqueira. Nos distritos, as atividades foram conduzidas pela Secretaria de Interior, sob a coordenação de José Victor, evidenciando o empenho da gestão em atender às demandas tanto da zona urbana quanto da rural. Já o mutirão de limpeza, quinta, contou com o trabalho do secretário de Serviços Urbanos, Cacá Colchões.
4. As medidas integram o planejamento de revitalização urbana da nova administração e representam um esforço conjunto para melhorar a infraestrutura e garantir o bem-estar da população.
5. "Eu disse que não serei um prefeito de gabinete. Quero acompanhar e fiscalizar tudo o que está sendo feito pela cidade. Nosso compromisso é com a recuperação da nossa Ilhéus para que possamos avançar", ressaltou o prefeito.
****
6. O governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá. O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.
7. “Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação escolar, como está o concurso para professores, a estrutura das escolas, o transporte”, salientou Jerônimo Rodrigues.
8. Neste sábado, para a educação, o prefeito de Mutuípe, João Carlos Rauedys, solicitou suporte do Governo do Estado para a jornada pedagógica municipal de 2025, a construção de uma creche escolar e de uma escola para estudantes do Ensino Fundamental II, no distrito de Riacho do Vihático, há 50km da sede. A cidade vai receber em março deste ano, do Governo do Estado, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto. O investimento é de R$ 28,7 milhões.
9. “A reunião foi fantástica. Nós, que passamos por um processo de transição extremamente difícil, temos agora o apoio do Governo do Estado para enfrentar os grandes desafios que encontramos hoje, em Mutuípe. Já saímos dessa agenda com uma ambulância para atender ao nosso povo. Conseguimos fazer também, um planejamento de parceria para os próximos 100 dias”, afirmou Rauedys.
10. O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, município que recebeu em apenas dois anos, R$ 358 milhões de investimentos da gestão estadual, também apontou as principais demandas emergenciais e foi contemplado com uma ambulância.
11. “Juazeiro está vivendo uma situação de muitas dificuldades. Quero agradecer ao governador por esse momento. A entrega dessa ambulância já simboliza o compromisso do Governo do Estado com a nossa cidade. Será a gestão da entrega e de mudanças na cidade”, afirmou.
12. Na mesma região, Curaçá, no Sertão do São Francisco, também recebeu uma ambulância e um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Para 2025, já estão previstas a implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água nas localidades de Sítio de Alexandre, Fazenda Lajedo e outras comunidades. A pavimentação no acesso ao Distrito de Riacho Seco deve ser entregue em janeiro e os acessos às comunidades de Agrovila, nos subtrechos: acesso Riacho Seco - Projeto Pedra Branca - Distrito Pedra Branca, em março.
13. Com apoio da Prefeitura de Salvador, o cantor Saulo Fernandes se apresenta gratuitamente neste domingo (5), a partir das 11h, no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. O evento, que ocorre ao ar livre, é uma oportunidade para os fãs do artista aproveitarem um momento de música e lazer em um dos principais espaços públicos da cidade.
14. A apresentação surpresa marca o início da agenda de Saulo para o ano de 2025. No dia 9 de fevereiro, o cantor estará de volta ao Porto de Salvador, no Comércio, para uma edição especial do Saulo Som Sol (SSS).
16. Saulo conta com um repertório que costuma sempre tirar o público do chão, além de canções que marcaram a folia soteropolitana, como “Raiz de Todo Bem”, “Preta”, “Rua 15”, “Vú”, entre outras. Nas redes sociais, o artista publicou um vídeo informando sobre o evento deste domingo e perguntou: “Quem vai?”.
17. A expectativa é grande para se saber qual o deficit ou rombo deixado pela ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, uma das estrelas mais fulgurantes do PT da Bahia. A nova prefeita, Débora Régis, diz que a situação é de colapso, mas, ao que tudo indica não espera ajuda do governador Jerônimo que é aliado de Moema.
18. Situações criticas receberam também os eleitos em Jacobina e vários municípios da Chapada Diamantina, mas, atpe agora, a UPB não disse nada, nem dá sinais de que vai dizer.