Os médicos também disseram que as funções neurológicas do presidente estão preservadas, não há comprometimento cerebral e ele se recupera bem, tendo em vista que o hematoma foi completamente removido.
Tasso Franco , Salvador |
10/12/2024 às 18:44
Dr Roberto Kalil
Foto: rep
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Após uma cirurgia de emergência na madrugada desta terça-feira (10), os médicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) salientaram que ele está bem e que não terá sequelas da hemorragia intracraniana, detectada após fortes dores de cabeça e indisposição no começo desta semana.
2. O incidente tem relação direta com a queda que Lula sofreu no Palácio do Alvorada, em 19 de outubro, e marca mais um episódio de emergência médica que ele passa em seu terceiro mandato.
3. Médicos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo fizeram uma trepanação em Lula para conter um sangramento intracraniano, resultado de um hematoma tardio decorrente da queda. O procedimento consiste em uma perfuração no crânio com a colocação de um dreno para que o hematoma não comprima o cérebro.
4. O hematoma estava localizado entre o cérebro e a meninge, embaixo de uma membrana em uma região que não compromete nenhuma de suas funções neurológicas. O sangramento foi drenado totalmente e não deve deixar sequelas, segundo opinam os médicos. De acordo com a equipe médica de Lula, liderada pelo médico Roberto Kalil, não houve abertura nem violação importante da região craniana e não houve ferimentos cerebrais.
5. Esse hematoma não se formou no mesmo local do impacto da queda, acima da nuca, mas na lateral da cabeça, o que, segundo os médicos, é comum, assim como o aparecimento dessas lesões meses após uma pancada. Em exames de rotina, os médicos haviam observado um primeiro sangramento que o organismo absorveu, porém, houve este segundo sangramento de complicação comum, principalmente em pessoas idosas. Lula tem 79 anos.
6. A cirurgia para drenagem do sangramento durou cerca de duas horas e Lula deve ficar com o dreno entre um e três dias. Os médicos que realizaram o procedimento e o acompanham dizem que Lula está fora de perigo e deve ter uma recuperação tranquila. A tendência é para que ele siga hospitalizado até o início da próxima semana e permaneça por cerca de 48 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um monitoramento protocolar.
7. Em entrevista coletiva à imprensa sidente foi hospitalizado após sentir fortes dores de cabeça. Na nota, os médicos afirmavam que Lula havia passado por uma craniotomia. Na coletiva à imprensa realizada nesta manhã, porém, a equipe médica afirmou que foi realizada uma trepanação, um procedimento menos invasivo que o primeiro.
8. Lula segue sem receber visitas e está acompanhado na UTI pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. Os médicos estimam seu retorno a Brasília no início da próxima semana, sem nenhuma restrição.
9. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deverá assumir alguns compromissos da agenda de Lula, mas o Palácio do Planalto ainda não informou se o vice assumirá como presidente durante a recuperação do
****
10. (Estadão) Inflação já estoura o teto em 10 capitais, carnes disparam 15% e BC terá de dar choque de juros Piora da inflação corrente se soma à piora das expectativas, com aumento das projeções até para o ano de 2027, segundo o Boletim Focus do Banco Central.
11. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma variação de 0,39% em novembro de 2024, acumulando 4,87% nos últimos 12 meses, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
12. O grupo "Alimentação e Bebidas" foi o principal responsável pela alta, com incremento de 1,55% no mês, impactando o índice geral em 0,33 ponto percentual. Dentro desse grupo, a alimentação no domicílio apresentou aumento de 1,81%, influenciado pela elevação nos preços das carnes, que subiram 8,02%.
13. Em contraste, a alimentação fora do lar teve uma variação mais moderada, de 0,88%, refletindo os esforços de bares e restaurantes em segurar os preços para não afastar os clientes. Essa contenção, no entanto, tem pressionado as margens de lucro do setor. Uma pesquisa da Abrasel revelou que, em outubro, 61% das empresas operaram sem lucro, enfrentando dificuldades para repassar os aumentos de custos aos consumidores.
14. Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, destaca que o setor tem absorvido parte dos custos para manter a competitividade, mas alerta para os desafios financeiros que isso acarreta.
15. Com a proximidade das festas de fim de ano, os empresários esperam um aumento no faturamento, impulsionado pelas celebrações e pelo pagamento do 13º salário, que tradicionalmente elevam o consumo no setor. Segundo pesquisa da Abrasel, realizada em outubro, 78% dos empresários esperam um aumento nas vendas no final do ano. Para suportar o aumento do movimento, 40% dos estabelecimentos pretendem contratar novos funcionários.
16. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) promove a Semana do Arquiteto 2024, na sede do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia), com o tema “Arquiteturas do Amanhã”, nos dias 12 e 13/12. O evento reúne profissionais e estudantes em dois dias de palestras, painéis e debates sobre as tendências que estão redefinindo a arquitetura e o urbanismo, como tecnologia, sustentabilidade e inovação no design urbano.
17. Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e aprender com grandes nomes nacionais da arquitetura, como a catarinense Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU Brasil, Flávia Tissot, diretora e sócia-fundadora da Place de Porto Alegre, e Thiago Rodrigues, sócio do Superlimão de São Paulo.
18. Já o arquiteto e urbanista baiano, Adriano Mascarenhas, comanda a palestra de abertura "A técnica e a tecnologia para intervir no patrimônio". Mascarenhas, do Sotero Arquitetos, foi premiado recentemente na categoria Design de Produto, do 14° Prêmio Brasileiro de Design, promovido pela ABEDESIGN em São Paulo, pelo trabalho elaborado para o novo mobiliário urbano de Salvador.
19. Para o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, é de grande relevância receber na sede da entidade um evento tão importante para a arquitetura nacional, com tantas participações de nomes ilustres.
20. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta semana, 65 mil doses de vacina contra a Covid-19. O novo lote é do imunizante indiano Serum, que já é aplicado em países como Estados Unidos e Reino Unido e será distribuído pela primeira vez no Brasil.
21. A retirada da vacina por parte dos municípios baianos e Núcleos Regionais de Saúde tem sido realizada conforme agendamento. O informe técnico da estratégia de vacinação contra a Covid-19 foi publicado no final de semana e o MS está realizando Webinário nesta terça-feira (10), para capacitação das equipes de imunização.
22. A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, destacou a importância da atuação conjunta entre o governo federal, Estado e municípios no combate à Covid-19. “Em parceria com a União, o Governo do Estado vem trabalhando para que os problemas relacionados à Covid fiquem no passado. Para isso, precisamos também do empenho dos municípios e da conscientização do povo baiano sobre a importância da vacina”, pontuou.
23. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo a mais atualizada, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Serum tem vantagens no comparativo com outros imunizantes, a exemplo do maior prazo de validade, além de protocolos mais simples de transporte e conservação.
24. No Brasil, o imunizante será aplicado em maiores de 12 anos, enquanto as crianças abaixo dessa idade poderão ser imunizadas com a vacina multidose da Moderna ou Pfizer.