Política

REBELDES DERRUBAM O GOVERNO DE BASHAR AL-ASSAD, NA SIRIA

Uma das ditaduras mais antigas do Oriente caiu
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/12/2024 às 14:35
Uma das ditaduras mais antigas do Oriente caiu
Foto: SANA Arab News
   Forças Rebeldes destituiram o presidente Bashar al-Assad, da Siria, e o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que ele renuniou. Segundo o NYT, uma queda impressionante para o ditador de longa data que manteve as forças rebeldes sob controle durante anos com a ajuda de Moscou e Teerã.

A partida de al-Assad depois de os rebeldes que se opunham ao seu governo terem varrido o país numa ofensiva relâmpago foi um momento avassalador na história da Síria, que tem sido governada pela sua família com mão de ferro desde o início da década de 1970. Marcou um avanço dramático para as facções rebeldes na Síria que tentam destituí-lo há mais de uma década, grande parte da qual foi marcada por uma guerra civil devastadora.

A Arábia Saudita expressou a sua “satisfação com os passos positivos” na Síria, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros num comunicado. Após a queda do regime de Assad, o reino também apelou a “esforços concertados para preservar a unidade da Síria e a coesão do seu povo”. A Arábia Saudita desempenhou um papel fundamental no regresso de al-Assad ao círculo dos líderes árabes no ano passado, depois de mais de uma década de isolamento global.

AVANÇO DE ISRAEL

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que instruiu as Forças de Defesa de Israel a avançarem para a zona tampão que separa o território sírio e israelense nas Colinas de Golã ocupadas, justificando a medida como necessária para fortalecer a fronteira de Israel contra elementos potencialmente hostis.