Assembleia Legislativa recebe moção de solidariedade ao Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Tasso Franco , Salvador |
26/11/2024 às 12:26
Hilton Coelho
Foto:
Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) apresentou à mesa diretora da Casa uma moção de solidariedade à comunidade escolar do Colégio Estadual Manoel Novaes, diante das informações que indicam o fechamento da unidade de ensino. “É uma instituição histórica de fundamental importância para a formação escolar e musical no estado da Bahia.
Fundado em 13 de junho de 1992, o local foi a primeira escola pública a oferecer um curso técnico de nível médio em Instrumento Musical na América Latina e, desde então, desenvolve importantes projetos pedagógicos interdisciplinares e extraescolares. Quaisquer ataques ao seu funcionamento devem ser repudiados pela sociedade baiana”, afirma o legislador.
Ao longo dos anos o colégio tem se destacado como um dos maiores núcleos de formação musical no Brasil, formando alunos e alunas que se tornaram músicos, professores, compositores e profissionais de renome nas mais diversas áreas da música. Sua relevância para a cultura baiana e para a educação musical é indiscutível, sendo um pilar na formação de artistas e profissionais altamente capacitados.
“Diante das especulações sobre a desativação da unidade, com a proposta de transferir suas atividades para outro local, alertamos para os danos irreparáveis que tal medida pode ocasionar. O Manoel Novaes é um patrimônio cultural da Bahia, que oferece um ambiente único e adequado para o ensino e a prática musical, com recursos, espaço e estrutura que são difíceis de serem replicados em outra localidade”, enfatiza Hilton Coelho.
Para ele, “é inconcebível o discurso de que uma mudança de espaço seja vista como uma simples operação de traslado de lugar, sem considerar a complexidade e as repercussões de tal ato. A localização estratégica do colégio, no coração do Centro de Salvador, junto a importantes instituições de arte e cultura, inclusive da UFBA, fortalece a formação dos alunos, proporcionando acesso a uma rica efervescência cultural e a diversas oportunidades de vivências musicais que são fundamentais para sua formação”.
O espaço do colégio fora adaptado para o funcionamento de uma escola de formação musical, dispondo de generosos e necessários equipamentos como salas de aulas coletivas, salas para o ensino tutorial e estudos individuais de instrumentos, dois auditórios e sala de informática, qualquer mudança de endereço se constitui em prejuízo para o erário pelo vultoso investimento já realizado. Por outro lado, novos gastos terão que ser realizados para adaptação em outro prédio não preparado para receber uma escola nos moldes do Manoel Novaes.
“É fundamental entender de onde surgiu tal proposta e que a comunidade escolar seja ouvida. Qualquer iniciativa deve ser melhor avaliada e reconsiderada pela repercussão que isso possa desencadear no processo pedagógico em curso, no meio musical e social da nossa cidade, na política pública de formação de artistas e músicos e na cultura da Bahia. A Secretaria Estadual da Educação já iniciou o processo de desativação da unidade, restringindo ou dificultando a matrícula, bem como a direção do colégio já comunicou verbalmente aos professores o fechamento da unidade no Canela. Manifestamos nossa total solidariedade e apoio à luta da comunidade escolar pela manutenção da escola no seu local histórico”, conclui Hilton Coelho.