Política

69 POSTOS SAÚDE DE SALVADOR ATENDEM PACIENTES PARA PREVENIR DIABETES

Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM) está com inscrições abertas para o curso “Perícia de Incêndio e Elaboração de Laudo Pericial”, que acontecerá do dia 19 a 28 de novembro.
Tasso Franco ,  Salvador | 13/11/2024 às 19:40
Atendimento amplo em Salvador
Foto: Bruno Concha
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove, durante esta semana, um calendário de ações de prevenção e conscientização sobre a diabetes, doença que atualmente afeta 13 milhões de brasileiros. A intenção da pasta é conscientizar a população sobre a prevenção do diabetes tipo 2, que pode ser evitada por meio de hábitos saudáveis, e promover o diagnóstico precoce do tipo 1, que é autoimune.

   2. As ações, que incluem rodas de conversa, distribuição de material educativo, realização de glicemia capilar, atividades físicas, orientação nutricional e abordagens sobre o autocuidado, serão realizadas em 69 postos de saúde da capital baiana. Na manhã desta quarta-feira (13), por exemplo, as equipes estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) de Pituaçu.

   3. Moradores do bairro que estavam na USF tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra conduzida por uma médica, uma enfermeira e agentes comunitários de saúde, que utilizaram cartazes e materiais educativos para enfatizar a importância de uma alimentação saudável e de consultas periódicas. Também foi discutido como o diabetes pode levar a complicações graves, como cegueira ou problemas renais, especialmente quando descontrolado, o que pode resultar em condições irreversíveis.

   4. “Estamos sempre realizando essas ações, esclarecendo a comunidade sobre a importância do autocuidado. No caso do diabetes, não é diferente, pois é uma doença crônica e silenciosa. Muitas vezes, quando ela se manifesta no organismo, já está em um estágio avançado”, comentou a gerente da USF de Pituaçu, Marlene Souza Santos.

   5. Marlene destacou ainda a importância das ações da pasta para a comunidade na promoção da conscientização sobre saúde. Neste mês, a SMS também se dedica a ações em prol do cuidado com o homem.

   6. “Sabemos que estamos ajudando a transformar a vida das pessoas, pois recebemos retorno, como quando os pacientes pedem materiais informativos para levar aos vizinhos ou familiares. Isso é um sinal de que nosso trabalho tem impacto”, completou a gerente.

   7. A lavadeira Marinalva Francelina dos Reis estava presente na unidade de Pituaçu quando teve início a palestra. Diabética, ela não sabia que nesta quarta-feira aconteceria a ação sobre a prevenção e cuidados com a doença.

   8. “Eu não sabia que era diabética e, quando soube, não acreditava. Achava que a médica estava inventando. Depois me acostumei e aceitei que estava doente. Se eu não tivesse diabetes, ela não teria pedido tantos exames de sangue seguidos. Eu nem sabia que tinha palestra aqui, foi uma surpresa, mas adorei”, contou.

   9. Odmilson Gomes, que é administrador de igreja, estava na USF acompanhando a sogra, que foi realizar exames médicos. Ele elogiou a ação de conscientização conduzida pela equipe da SMS.

   10. “A informação permite que as pessoas saibam o que precisam fazer. Participar de palestras como essa é enriquecedor. Não só sobre saúde, mas também para outras pessoas que, às vezes, ignoram essas informações. Foi muito útil”, pontuou.

   11. “Uma informação que achei fundamental foi sobre a alimentação. A gente tem o mau hábito de pensar assim: ‘Ah, caminhei essa semana, então mereço uma feijoada’. E isso é o início de muitas doenças. Vou passar a ter mais cuidado com a alimentação e me empenhar mais na atividade física”, prometeu Gomes.
                                                              *****
  12. A Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (FUNDABOM) está com inscrições abertas para o curso “Perícia de Incêndio e Elaboração de Laudo Pericial”, que acontecerá do dia 19 a 28 de novembro. O curso será ministrado por professores experientes na área de voltado para profissionais que desejam se especializar na investigação técnica de incêndios. As aulas são por videoconferência ao vivo e os alunos possuem acesso completo às gravações para consulta. 

   13. A data de início do curso é em 19 de novembro de 2024. A formação inclui uma abordagem técnico-científica aprofundada sobre alguns temas importantes para a análise pericial de locais de incêndio. Entre eles estão: as causas comuns de incêndio e propagação do fogo; as marcas de queima; as estruturas e materiais de construção civil em situação de incêndio; os sistemas de proteção e pânico e, por fim, a metodologia científica para investigação de incêndios e uso de equipamentos periciais. 

   14. A ministra da Saúde, Nísia Trindade compareceu à Câmara dos Deputados para falar sobre as principais atividades da pasta atendendo requerimentos apresentados por membros da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), presidida pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA) e da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Dr. Francisco (PT-PI), nesta quarta (13).

  15.  “É uma oportunidade única, ministra, para a senhora tratar do que tem feito à frente do Ministério da Saúde. Não foi fácil a instalação deste governo por conta do acontecido, entretanto, a saúde é vital, como todos sabem, para que, efetivamente reestruturada, possa responder pelos grandes desafios de um país tão imenso”, afirmou Joseildo na abertura da audiência pública.

  16. Ao longo de quatro horas, Nísia Trindade falou sobre as principais ações do ministério, com destaque para a reconstrução de vários programas como o Farmácia Popular, Mais Médicos, Saúde Bucal, Vacinação, construção de hospitais, maternidades e postos de saúde, assistência à saúde de indígenas e quilombolas e recomposição do orçamento do ministério, entre outros assuntos.

  17. A ministra lamentou diversas vezes as campanhas de desinformação, principalmente contra o programa nacional de vacinação. Com isso diminuiu a procura por vacinas e a população ficou mais exposta a uma série de doenças. Mesmo assim ela fez questão de destacar a boa notícia da véspera, terça-feira (12). 

  18. “Conquistamos a recertificação que havíamos perdido em 2019, após termos conquistado esse título em 2015. Temos, de novo, o título de Brasil livre do sarampo, da rubéola e da síndrome congênita da rubéola”, destacou.

  19. Chamou atenção a reduzida presença de parlamentares da oposição, autores da maioria dos requerimentos solicitando a presença da ministra. Já os parlamentares de apoio ao Governo Lula compareceram em grande número e manifestaram, por diversas vezes, aprovação ao trabalho de Nísia Trindade no comando do Ministério da Saúde.
NEOJIBA abre vagas para as principais orquestras e coros do programa

  20. Já imaginou participar das principais orquestras e coros do NEOJIBA? O programa do Governo da Bahia, referência no Brasil e no mundo em integração social por meio da música, está com 306 vagas abertas para as formações de referência do Núcleo Central, sediado no Parque do Queimado, na Liberdade. 

  21. Para participar, é preciso ter conhecimento musical prévio, nos níveis intermediário ou avançado, estar na faixa etária correspondente e ser engajado em ações de educação e cidadania. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 20 de novembro, no site neojiba.org.

  22. As audições para ingressar nas orquestras e coros serão presenciais para os candidatos que vivem em Salvador e Região Metropolitana e acontecerão entre os dias 25 e 29 de novembro. Para aqueles que estiverem em outras cidades, será preciso gravar um vídeo e disponibilizá-lo sem edição no Youtube até o dia 20 de novembro. As peças que devem ser interpretadas por todos os interessados estão descritas no regulamento, também disponível no site.

  23. Além de participar de grupos de excelência, os aprovados receberão uma bolsa para aprimorar seu desenvolvimento musical e educacional. Os bolsistas serão inseridos em um programa de multiplicação, colocando em prática o principal lema do NEOJIBA, o “Aprende Quem Ensina”.

  24. Deste modo, o NEOJIBA estimula o engajamento ativo dos adolescentes e jovens na educação e no desenvolvimento de suas comunidades, para que se tornem agentes transformadores através da música.

  25. Os valores das Bolsas Educação e Cidadania variam de acordo com a idade do integrante e do grupo escolhido. Também é possível se candidatar para as funções de líderes de orquestras e coros, spalla e assistentes de naipe (orquestras..

  26. O resultado final será divulgado no dia 6 de dezembro.