Veja abaixo as dicas que podem lhe ajudar e muito nessa tarefa
Tasso Franco , Salvador |
12/11/2024 às 18:52
Sêo Franco usa capacete protetor no seu home office
Foto:
O jornalista Tasso Franco, 79, elogiou a iniciativa do vereador presidente da CMS, Carlos Muniz, em propor a criação de multicentros de saúde para atender os idosos da capital que ganham 1 salário minínio de aposentadoria e aqueles que nem isso têm.
Destaca que a iniciativa é muito importante porque a quantidade de idosos aumento bastante e as quedas estão sendo mais frequentes, algumas delas com mortes como aconteceram com o jornalista José Carlos Teixeira e com o cantor Agnaldo Rayol e ele vem dando dicas práticas para evitar quedas inclusive com o uso do capacete protetor de cabeça (vide foto).
No canal YouTube Sêo Franco da Bahia o jornalista tem videos sobre esse tema e destaca que os muticentros de saúde (se implantados) pode ter uma área para dar informações e fornecer alguns equipamentos para os idosos como os capacetes, joelheiras, luvas, bengalas e outros a preços subsuidiados ou até mesmo com a ajuda de empresas.
MATÉRIA DE SEGUNDA FEIRA, 11
Em meio a onda de quedas de idosos no Brasil a cada dia mais frequentes diante do aumento da expectativa de vida que subiu para 76.4 em 2023 (era 71.1 em 2000) com tendência de subir ainnda mais, o que significa dizer um aumento substancial de velhos e velhas, o Fantástico/Rede Globo mostrou ontem, à noite, algumas questões relacionadas à saúde e a perda de massa muscular (as pessoas acima de 60 anos de idade já cairam ao menos uma vez ao ano, entre 30% a 40%, e metade delas cai novamente; a partir de 80 anos, 50% caem uma vez ao ano e as mulheres o dobro dos homens), nós, do BJÁ temos dado dicas de como se prevenir com o andarilho Sêo Franco da Bahia (foto).
São dicas práicas como usar proteror de cabeça alcochoado (vide foto), usar tênis adequado para fazer cooper, tomar sol alguns minutos para evitar a carência de vitaminas, manter a mobilidade (caminhar em casa, na rua, no shopping, na praça, na praia, etc) e está em dia com as consultas médicas - cardiologista em especial, nefrologista (beber água, 2.5 litros por dia), oculista e urologista. A visão é importantissima. A pessoa passou de 70/80 tem que ir ao oculista de 6 em 6 meses.
E tem as dicas de casa que muitos já conhecem como evitar tapetes e carpetes em excesso, não subir em escada e banco de madeira ou cadeira de plástico pra trocar lâmpadas, etc; manter os corredores da casa livres, colocar barras de proteção no banheiro e no sanitário, não cozinhar - nem se aproximar do fogão de preferência; vestir as roupas sentados; não ter pressa pra fazer nada; tá sentado vendo TV ao levantr fique ao menos 1 minuto em pé antes de dar um passo à frente, ao acordar a mesma coisa - sente na beira da cama 1 ou mais minutos, moderação com o ciális, não fumar, alimentar-se sem exagero e bebida alcoólica pouca com brinde só sentado.
Cuidado também com os netinhos. Quarto de netos é um perigo pela quantidade de brinquedos no chão. E netos grandes dão abraços muito fortes nos vovôs e vovós. Esporte - o mais recomendável é peteca; aos 60/70 ainda dá pra jogar tênis, moderado. Cuidado ao passear com o cachorro quando ele se assusta é dose. Ao tomar banho (de preferênfia sentado) não passe sabonete nos pés. As viajar, não arrisque em tirolesa, montanha russa e outros brinquedos.
Cuidados especiais ao pegar o ônibus e/ou metrô. Ao andar na rua olhe sempre pro passeio, chão, etc. Não use sandália tipo japonesa com sola de borracha. Trava. É um perigo. Sandália pra andar no shopping é fechada. O cardaço do sapato soltou! Pare, sente, refaça o laço. Não tenha vergonha de usar bengala é uma ajuda muito boa. Está na rua andando com a bengala um cachorro lhe avança tenha cautela e não acione a bengala com força para não desequilibrar. Vai pegar o ônibus usando bengala? Primeiro apoie a bengala no degrau do ônibus e suba.
Obedeça ao fisioterapeuta e ao cuidador (a). RPG e pilates só com recomendação médica. Não faça nada de musculação e outras novidades ofertadas pela internet sem recomendação médica. Procure sempre um esopecialista gabaritado.