Trump foi projetado na quarta-feira como o vencedor da eleição, de acordo com a Associated Press e a Edison Research.
Tasso Franco , Salvador |
06/11/2024 às 13:39
Trump já ultrapassou 270 votos no colégio eleitoral
Foto: REP
Donald John Trump foi eleito o 47.º presidente do país, regressando à Casa Branca após uma condenação criminal e dois impeachments, aproveitando uma onda de insatisfação dos eleitores com a direção do país sob quatro anos de liderança democrata.
O republicano derrotou a vice-presidente Kamala Harris ao prometer conter a inflação, reprimir os imigrantes indocumentados e acabar com os conflitos no exterior. Trump alcançou uma maioria no colégio eleitoral ao manter a sua maioria com eleitores homens e brancos sem diploma universitário, ao mesmo tempo que teve um desempenho superior em círculos eleitorais democratas históricos, como os latinos e os eleitores jovens, de acordo com sondagens preliminares à saída. Trump foi projetado na quarta-feira como o vencedor da eleição, de acordo com a Associated Press e a Edison Research.
A vice-presidente Kamala Harris planeja falar com apoiadores na Howard University por volta das 16h. Quarta-feira, disseram pessoas familiarizadas com seus planos, falando sob condição de anonimato para discutir um evento que não foi anunciado publicamente.
Harris não fez uma aparição pública desde que Donald Trump venceu a corrida presidencial, em vez disso enviou seu copresidente de campanha, Cedric L. Richmond, para sua festa na noite eleitoral na quarta-feira.
Embora o presidente eleito Donald Trump o tenha rejeitado repetidamente, é muito provável que pelo menos parte do Projecto 2025 se concretize na sua segunda administração.
O Projeto 2025 foi concebido durante a campanha para ser um plano abrangente para a próxima administração republicana empurrar o país para a direita. Foi escrito por funcionários que serviram na primeira administração de Trump e provavelmente servirão na segunda.
CÂMARA
O presidente da Câmara, Mike Johnson (R-Louisiana), previu que os republicanos manteriam a maioria na Câmara, o que daria ao partido o controle total do governo. Os votos ainda estão sendo contados nas disputas restantes pela Câmara que determinarão a maioria, mas Johnson transmitiu otimismo em uma declaração sobre X.