Política

EMBASA LEVA ÁGUA TRATADA AOS GROTÕES NO INTERIOR DO ESTADO E ORIENTA

. O advogado e presidente da CAAB (Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia), Maurício Leahy, será homenageado na próxima quinta-feira (7) pela Câmara de Vereadores de Salvador com a medalha Thomé de Souza.
Tasso Franco , Salvador | 04/11/2024 às 18:44
Ação social e politica da Embasa
Foto: Patrícia Soares
    MIUDINHAS GLOBAIS:
    

   1. Os moradores das localidades do Paraguai e Boa Sorte, na zona rural de Souto Soares, beneficiados com água tratada, receberam as equipes da Embasa para as últimas orientações relacionadas à prestação do serviço.  Durante reunião com a comunidade, que aconteceu na quinta-feira (24), representantes das áreas operacional e social da empresa apresentaram como funciona o sistema de abastecimento, dicas de consumo econômico da água e importância da instalação de uma caixa d’água.
 
   2. Andreia Teles de Souza, moradora da comunidade do Paraguai, relata que a água canalizada foi muito esperada pelos moradores. “A mudança é grande, agora temos a comodidade de uma água de qualidade na torneira”, disse. “Água é vida, agora temos qualidade de vida”, finalizou a moradora. Para chegar até a casa da Andreia, a Embasa precisou investir 326 mil reais para estender um total de 10 mil metros de rede distribuidora, que vai beneficiar cerca de 570 moradores das duas localidades com água tratada do Rio Tijuco.
 
  3. A assistente social da Embasa, Ana Karina Moitinho, reforçou aos moradores sobre o processo envolvido na captação, tratamento e distribuição para que a água seja entregue com qualidade nas torneiras. “Orientamos os moradores sobre o consumo responsável e sem desperdício direcionado somente para as atividades básicas dos seus moradores. Tudo isto, faz com que a conta de água seja justa, remunerando pela água consumida”, enfatizou Ana Karina.
 
  4. O gerente do escritório local de Mulungu do Morro que atende as localidades, Joan Neves, aproveitou o encontro para orientar a população sobre a importância de monitorar o consumo da água por meio do hidrômetro (relógio). “O consumidor pode observar a leitura anterior e a leitura atual, e acompanhar seu consumo todo mês”, reforça.
                                                                            ****
  5.  A capital baiana se prepara para receber o 51º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de novembro e reunirá renomados especialistas nacionais e internacionais além de pesquisadores para discutirem os avanços, desafios e novidades na área da Alergia e Imunologia. 

  6. Este ano, o congresso inova com a Arena Científica, onde serão discutidos casos clínicos de Alergia e Imunodeficiências. A Arena ficará localizada fora das salas de aula, no espaço de trânsito dos congressistas. A tecnologia utilizada permitirá que o áudio da apresentação fique concentrado na localização da arena.  

  7. Outro destaque que lota as salas do Congresso de Alergia e Imunologia todos os anos é a sessão Pró e Contra, quando dois especialistas, com visões diferentes sobre determinado tema, apresentam suas defesas em relação ao assunto. Nesta edição do Pró e Contra serão debatidos “Dermatite Atópica - Qual o Primeiro Tratamento Sistêmico a Indicar: Imunossupressores X Novos Medicamentos?”, “Urticária Crônica Espontânea é Alergia? Sim X Não”. 

  8. Outra atração do 51º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia é o "The Flash", projetado para promover debates dinâmicos e interativos, no modelo das redes sociais. 

  9. “O objetivo é envolver o jovem especialista, que apresentará as últimas novidades em rinite, genética, dermatite atópica, alergia a medicamentos, alergia alimentar e outros temas de interesse do especialista”, conta Dra. Ekaterini Goudouris, diretora científica do Congresso e da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).  

  10. Além de alergistas e imunologistas, este Congresso é reconhecido por reunir multiespecialidades, já que faz intercâmbio com Pediatria, Geriatria, Pneumologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Anestesiologia entre outras correlacionadas à Alergia e Imunologia.  
                                                                                 ****

   11. O advogado e presidente da CAAB (Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia), Maurício Leahy, será homenageado na próxima quinta-feira (7) pela Câmara de Vereadores de Salvador com a medalha Thomé de Souza. Na mesma ocasião, o advogado paulista Carlos José Santos, conhecido como Cajé, receberá o título de Cidadão Soteropolitano. A cerimônia será realizada no Plenário Cosme de Farias, a partir das 18h.

   12. Maurício Leahy atua na advocacia há mais de 28 anos e é sócio do MVTL – Advogados Associados. Desde 2016 se dedica também à atuação institucional na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), iniciando sua trajetória como diretor-tesoureiro da CAAB. 

   13. No triênio 2018-2021, ocupou o cargo de Secretário-Geral Adjunto na seccional baiana. Desde 2022, é presidente da Caixa de Assistência, tendo ampliado e fortalecido os inúmeros serviços prestados a advogadas e advogados de toda a Bahia, com foco, principalmente, na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

  14. “É uma grande alegria ser homenageado com a mais alta honraria da Câmara de Vereadores de Salvador. É um reconhecimento que amplia ainda mais a responsabilidade do trabalho que realizamos enquanto advogados, na busca por justiça, e também na CAAB, que materializa o espírito de solidariedade, sobretudo a partir do acolhimento a colegas que estão passando por situação de vulnerabilidade”, destacou.

   15. A Medalha Thomé de Souza foi instituída através da Resolução nº 334/73, de autoria do vereador Everton Valadares. É concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador, escolhidas a critério da Mesa Diretora da Câmara.

   16. As honrarias para Maurício Leahy e Cajé foram propostas pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz.

   17.   O vereador Daniel Alves (PSDB), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, informa que, no dia 27 deste mês, às 9h, no auditório do Centro de Cultura da Casa, o colegiado debaterá, em audiência pública, o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício financeiro de 2025.

  18. Conforme o vereador, o projeto de lei de autoria do Executivo estima a receita e fixa a despesa do Município de Salvador para o exercício de 2025. A matéria tramita na Câmara como PLE nº 159/2024.

   19. Em mensagem enviada à Câmara, o prefeito Bruno Reis informou que, com prudência e responsabilidade fiscal, o PLOA estima a receita e fixa a despesa no montante superior a 12,5 bilhões de reais, refletindo um crescimento da ordem de 7% em relação ao ano de 2024.

  20. A tramitação e o inteiro teor da proposição estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Salvador e podem ser acessados por meio do link a seguir: https://cmsalvador.sys.inf.br/cl/prop_interna/.