Evento, entre os dias 4 e 8/11, reúne representantes das maiores economias globais e acontece simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima
Tasso Franco , da redação em Salvador |
02/11/2024 às 18:06
Salvador - Benin irmãos
Foto: Bruno Concha
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Prefeitura de Salvador assinou, nesta sexta-feira (1º), um acordo de cooperação internacional entre Salvador e a República do Benin para a troca de experiências entre os dois países e para a viabilização de investimentos feitos pelo governo beninense na Casa do Benin, equipamento cultural de intercâmbio gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A assinatura ocorreu durante a abertura da exposição artística Ecos Malês na Casa das Histórias, no Comércio.
2. Segundo o cônsul honorário do Benin na Bahia, Marcelo Sacramento, o governo do Benin está disposto, de braços dados com a Prefeitura de Salvador, a fazer investimentos para equipar a Casa do Benin, de modo que todos os soteropolitanos que a visitam sintam-se motivados a conhecer o Benin.
3. “Isso será feito com infraestrutura, modernização, acessibilidade, restaurante, ar-condicionado e uma estrutura que propicie essa experiência, incluindo a participação de artistas beninenses, por exemplo, artistas que trabalham com pintura, artesanato, teatro e música. É essencial que a Casa do Benin seja de fato a expressão do que é o Benin hoje, de toda a sua história e de nossa relação”.
4. "Esta cooperação internacional representa um marco significativo para Salvador e para a Casa do Benin. Estamos entusiasmados em fortalecer os laços culturais e históricos que nos unem ao Benin. Com os investimentos e a troca de experiências, poderemos revitalizar esse espaço, oferecendo ao público uma imersão autêntica na rica cultura beninense. A modernização da Casa não apenas valoriza nosso patrimônio compartilhado como impulsiona o turismo cultural em nossa cidade", afirmou o presidente da FGM, Fernando Guerreiro.
5. Chefe do Escritório de Cooperação Internacional, vinculado ao Gabinete da vice-prefeita, Ana Paula Matos, Nathália Peixoto definiu a assinatura do memorando como uma forma de reconexão com os ancestrais.
6. “A assinatura foi mais um marco para a história da cidade e para todo esse momento de reparação histórica que a gente trata com tanto respeito ao longo desses anos. Desde o nascimento do projeto Salvador Capital Afro, Salvador vem assumindo esse lugar de destaque, como sempre teve, mais de uma forma mais materializada, como maior capital afro do mundo. Isso não é à toa, temos em todo o nosso processo a nossa herança diaspórica que influencia muito na cultura que temos hoje na cidade, então firmar esse memorando é muito simbólico, acaba sendo uma forma de reconexão com as nossas raízes”.
7. Povos-irmãos – Marcelo Sacramento lembrou que este ano o presidente da República do Benin, Patrice Talon, e toda a comitiva beninense foi muito bem recebida pelo prefeito e toda a equipe da Prefeitura na casa do Benin, no Centro Histórico.
8. “Quando nós apontamos na ladeira do Pelourinho e aqueles tambores tocavam os sons jeje do Benin, saudando a comitiva, e nós adentramos na casa do Benin, nós nos sentimos na África. O presidente Patrice Talon, naquele momento, disse do fundo do seu coração: ‘nós somos povos-irmãos e não nos conhecemos’. Aqui chegaram nos séculos 17 e 18 mais de um milhão de negros escravizados.
9. Aqui, o Benin fincou as suas origens, seu DNA, sua religião, a religião de matriz africana, trouxe para cá sua culinária, seus hábitos, sua língua Fon, porque até hoje falamos "garfo", "faca", "copo", isso é Fon, isso é Benin”, recordou.
*****
10. Entre janeiro e outubro de 2024, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador registraram 1.118.810 procedimentos e 696.578 atendimentos por visita domiciliar, destacando a importância da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
11. Nesse período, os atendimentos mais procurados incluem os serviços de ginecologia, com destaque para os procedimentos de colocação e retirada de DIU; a realização de curativos; as consultas para acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes; e o atendimento odontológico.
12. O coordenador de Saúde Básica, Augusto Vidreira, destacou as melhorias na rede para tornar o acesso mais ágil e humanizado. “Implantamos novas unidades de saúde, contratamos mais profissionais, reformamos e ampliamos as UBS, e investimos em novos equipamentos para agilizar o atendimento e qualificar os serviços.
13. Nosso objetivo é garantir que todos os residentes de Salvador tenham acesso a uma saúde de qualidade, com atendimento rápido e pouca espera. Os resultados desses investimentos mostram que estamos no caminho certo, mas seguimos trabalhando para aprimorar cada vez mais”, afirmou.
14. Anderson Murtha, gerente da UBS Vila Matos, ressalta que os atendimentos na unidade vão além das consultas de rotina, trazendo impactos significativos para a vida dos pacientes. “Tivemos um caso no início do ano que parecia simples, mas se revelou complexo.
15. Uma paciente veio com uma queixa básica e, após passar pela ginecologista e pelo clínico, foi diagnosticada com dois miomas agressivos, além de estar grávida. O acompanhamento salvou a vida dela e do bebê”, conta.
16. Atendimento Domiciliar – Murtha destaca ainda o serviço de visitas domiciliares como um reforço essencial no cuidado contínuo, voltado especialmente para pacientes idosos, acamados ou com limitações de mobilidade. “Muitas pessoas não sabem que existe essa possibilidade de atendimento domiciliar.
17. As visitas, organizadas por meio de um cronograma e contato prévio, incluem troca de receitas, encaminhamentos ao Telessaúde e Cras, além da avaliação de curativos. O impacto é muito positivo e evita a sobrecarga das Upas e hospitais”, explica.
18. Ocorreu neste sábado (2), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, o Congresso Internacional de Odontologia, e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital baiana marca presença com uma equipe de mais de 180 profissionais, bem como outros servidores que estarão representando o serviço ofertado na rede, das 9h às 17h30.
19. No estande da Saúde serão realizadas mostras e palestras sobre experiências exitosas realizadas na rede, como também a apresentação de instrumentos utilizados nas iniciativas diárias, como o escovódromo do município e do consultório portátil.
20. Mylena Leal, coordenadora de Saúde Bucal da SMS, destaca a relevância do evento para a capacitação profissional da rede: “Participar deste congresso soma muito no aprimoramento e na atualização das práticas odontológicas, estas que irão proporcionar para nós novas perspectivas e conhecimentos para aplicarmos na nossa rede, consequentemente fortalecendo a oferta de um atendimento cada vez melhor a nossos pacientes”, destaca.
21. Escovódromo - Durante todo o ano, a SMS realiza ações voltadas para o cuidado odontológico do município para ensinar a população, principalmente crianças, a escovarem os dentes de forma correta e eficiente. Esta ferramenta, fácil de transportar, ajuda na propagação destes cuidados que reduzem o risco de doenças bucais.
22. Consultório odontológico portátil - Equipamento projetado para expandir serviços para além das paredes tradicionais do consultório. Com sua portabilidade e eficiência, ele oferece a capacidade de realizar tratamentos odontológicos em locais variados, atendendo muito mais pacientes em feiras de saúde, escolas, visitas domiciliares e ações de saúde bucal em geral.
23. Evento, entre os dias 4 e 8/11, reúne representantes das maiores economias globais e acontece simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima
Estande Casa da Bahia, concerto sinfônico e exposições estão na programação para promover a diversidade cultural baiana
24. Líderes das principais economias globais estarão na Bahia para debater pautas relacionadas à diversidade e patrimônio cultural, inclusão social, direitos autorais, entre outros eixos temáticos na 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, entre os dias 4 e 8/11, no Centro de Convenções, em Salvador.
25. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, ocorre simultaneamente ao Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que terá abertura no dia 04/11, às 9h, com as presenças das ministras da Cultura, Margareth Menezes, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais.
26. “Estarão na Bahia as delegações e ministros de vários países, incluindo das grandes economias mundiais. Isso mostra a importância e o poder transformador da cultura na construção de sociedades mais inclusivas, na valorização da diversidade e no fortalecimento da economia global de maneira sustentável.
27. Os temas discutidos são fundamentais para manter vivas as identidades e heranças culturais no cenário global e especialmente em nosso estado, que é sede desse momento histórico”, ressalta o governador Jerônimo Rodrigues.
28. Mais de 120 autoridades estão credenciadas para o encontro na capital baiana, incluindo os ministros da Cultura da Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Indonésia, Angola, África do Sul, União Africana, Vice-Ministro adjunto da Rússia, Vice-Ministro do Japão, Vice-Ministro da Coreia do Sul, Vice-Ministro da China, Vice-Ministro de Portugal, e mais de 20 organizações internacionais como UNESCO e UNCTAD.
29. Durante o G20 serão discutidos quatro eixos temáticos, sendo a Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.“Esperamos que o Encontro sirva para projetar a cultura baiana, mas principalmente para sedimentar a Cultura como vetor fundamental do desenvolvimento sustentável e para o fortalecimento das democracias”, afirma o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.