Política

ATAQUES DE ISRAEL AO IRÃ PODEM DESENCADEAR UMA GUERRA MAIS AMPLA

Desdobramentos poderão acontecer neste final de semana
Tasso Franco ,  Salvador | 26/10/2024 às 10:42
Explosões nos arredores de Theran
Foto: Tehran Times
   Israel realizou uma onda de ataques a alvos militares no Irão na manhã de sábado, disseram as Forças de Defesa de Israel, num ataque que durou cerca de quatro horas e que Israel caracterizou como uma resposta a “ataques contínuos” do Irão.

 A mídia estatal iraniana disse que dois soldados foram mortos como resultado dos ataques, enquanto o governo e o corpo de defesa aérea tentavam minimizar o impacto dos ataques, dizendo que apenas “danos limitados” foram infligidos. Os Estados Unidos foram informados dos ataques com antecedência, mas não estiveram envolvidos na operação, disseram autoridades norte-americanas.

TEHERAN TIMES

Israel e o mundo esperaram no sábado para ver se os ataques aéreos que desencadeou contra o Irão durante a noite poriam fim à última ronda de ataques trocados por dois dos militares mais poderosos da região, ou se marcariam mais um passo numa marcha para uma guerra mais ampla.

Os detalhes das recentes explosões ainda não foram divulgados; no entanto, algumas fontes indicam que uma parte do exercício ocorreu perto de Teerã.

Um alto funcionário militar americano informou à Al Jazeera que os Estados Unidos estão cientes das explosões no Irão e monitorizam a situação de perto.

Apesar das explosões, nada sobre explosões de mísseis ou bombardeios aéreos foi relatado até agora.

Fontes de segurança em Teerã relataram ao IRIB que estão investigando a origem da explosão sonora. Eles indicaram que alguns desses sons eram devidos aos sistemas de defesa aérea.

 Além disso, fontes de notícias relatam a presença de caças dos EUA e de Israel sobrevoando a Jordânia, o Iraque e a Síria.

Várias explosões foram relatadas no Iraque e na Síria, o que levou à ativação da defesa aérea do exército sírio.

As explosões foram relatadas na capital da Síria, Damasco, com as defesas aéreas sírias continuando a interceptar alvos hostis, de acordo com a agência de notícias estatal SANA.

O meio de comunicação libanês Al Mayadeen também relata que seu correspondente no Iraque relatou ter ouvido explosões nos arredores das províncias de Diyala e Salah Al-Din.