Vai começar a operar o voo direto Salvador a Paris
Tasso Franco , Salvador |
25/10/2024 às 20:11
Presidente da Assembleia (centro da foto) no Dia da Aeronáutica
Foto: Vaner Casaes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. . O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, foi uma das autoridades civis na cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira - FAB (celebrado em 23 de outubro), ocorrida na Base Aérea de Salvador, na manhã desta sexta-feira (25.10), em solenidade presidida pelo comandante da Guarnição de Aeronáutica de Salvador, coronel-aviador Vinícius Guimarães Nogueira.
2. O chefe do Legislativo estadual destacou a importância da Aeronáutica na luta pela defesa da soberania, mas, sobretudo, pelo desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil. “A data relembra o primeiro vôo do 14 BIS, pilotado por Alberto Santos Dumont, no campo de Bagatelle, em Paris.
3. Nesse dia, o Brasil entrou na vanguarda da aviação mundial. Depois, veio a criação da FAB e, no final dos anos 1960, a Embraer, que consolidou o nosso país como um dos líderes da indústria aeroespacial. Portanto, é com grande orgulho e muita honra que participo desta cerimônia, nesta data magna para a Aeronáutica do Brasil”, declarou Adolfo Menezes.
4. Durante a solenidade, o presidente da Alba esteve ladeado de grandes autoridades das Forças Armadas, como o general José Elito Carvalho Siqueira, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança da Presidência da República; o comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro; e o comandante do II Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Cambra, além de outras autoridades civis e personalidades da sociedade baiana.
****
5. O Sistema Ferry-Boat receberá, em breve, mais duas novas embarcações para fazer o transporte de passageiros e de veículos entre os municípios de Salvador e Itaparica. O aviso de licitação para aquisição dos novos ferries pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26). A abertura das propostas das empresas interessadas está prevista para o dia 26 de novembro.
6. As embarcações que serão adquiridas para integrarem o Sistema Público de Transporte Hidroviário de Passageiros, Cargas e Veículos, na travessia Salvador -Itaparica, deverão ter capacidade mínima de 1.200 passageiros e de 160 veículos. Com a conclusão do processo licitatório, as embarcações deverão começar a operar no início do primeiro semestre de 2025.
7. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o Curso "História de Salvador e do Recôncavo da Bahia: 1901-1950", que acontece de 29 de outubro a 28 de novembro de 2024, através da plataforma zoom.
8. As aulas serão ministradas pelo professor e associado do IGHB, Jair Cardoso Santos, sempre às terças e quintas, das 19h às 21h. O investimento é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e o link está disponível no site www.ighb.org.br
9. Os profissionais do Distrito Sanitário do Centro Histórico, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram mais uma edição do projeto “Sextou”, desta vez, na Praia da Preguiça, nesta sexta-feira (25). A iniciativa contou com o apoio da Limpurb, Salvamar e da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas.
10. Durante a ação, quem esteve na praia pôde usufruir de diversos serviços de saúde gratuitos, como a aplicação de auriculoterapia, distribuição de protetor solar, gel lubrificante, preservativos e kits de saúde bucal.
12. Além disso, foram oferecidas orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cuidados com a higiene oral, eliminação de roedores e combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti. Equipes também realizaram vistorias em busca de possíveis focos de arboviroses.
12. A Limpurb esteve presente realizando a limpeza da praia e conscientizando os banhistas sobre a importância do descarte correto de lixo. A Salvamar, por sua vez, orientou o público sobre primeiros-socorros em casos de afogamento e segurança no mar, além de expor materiais e sinalizações utilizados no dia a dia.
13. Já colaboradores da Prefeitura-Bairro da região tiraram dúvidas e informaram a população sobre os serviços oferecidos pelo município.
14. A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) deu início a implantação dos Sistemas Integrados de Gestão Universitária (SIG) com o lançamento do Sistema de Indicadores Estratégicos de Desenvolvimento Institucional (Siedi). Esse módulo foi implantado para acompanhar o progresso da Universidade em relação aos objetivos estratégicos, definidos por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
15. Com esse objetivo, a Reitoria, por meio da Assessoria de Planejamento (Asplan) e da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), reuniu, nesta quinta-feira, 24 de outubro, gestores, técnicos e analistas no Auditório do Edifício José Haroldo Castro Vieira.
16. O vice-reitor, Maurício Moreau, o assessor de Planejamento, Gustavo Lisboa, e a coordenadora do Núcleo Web da UDO, Jaqueline Barreto, explicaram que o Siedi é o primeiro sistema orbital do SIG. O módulo vai permitir análise de indicadores, colocar informações em ambiente público para consultas (accountability) e vincular as ações da Uesc com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
17. O SIG é um conglomerado de sistemas que está sendo implantado com a função de gerenciar informações e procedimentos dos diversos setores da Uesc, tais como gestão de recursos humanos, acadêmica, de patrimônio, dentre outros. O objetivo da implantação do SIG é facilitar, agilizar e otimizar os sistemas da Universidade.
18. Segundo o professor Gustavo Lisboa, que também é o coordenador do Programa de Implantação do SIG, a Uesc escolheu implementar o sistema desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com as devidas adaptações, devido à maior agilidade do processo.
19. O SIG será um portal que vai reunir todos os sistemas da Uesc. Conforme o perfil do usuário como docente, técnico-administrativo, professor ou gestor, o usuário terá acesso a diferentes funções do portal, mas com um único login e senha. O principal ganho é a integração entre os sistemas, facilitando assim o preenchimento de informações e atualização dos dados.
20. Após anúncio no mês de maio, a Air France realiza o primeiro pouso na capital baiana, trazendo cerca de 350 pessoas advindas de Paris e embarcando outros cerca de 350 passageiros rumo à capital francesa. O voo inaugural contará com alguns protocolos festivos que marcam a expansão da operação da companhia no Brasil, após esforços conjuntos da Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e do Salvador Bahia Airport na promoção do destino e atração de novos players ao estado.
21. O início da operação Paris – Salvador – Paris será fundamental para que o aeroporto da capital alcance o marco de melhor fluxo de passageiros internacionais dos últimos 25 anos, em janeiro de 2025. Além disso, os passageiros passam a contar com um destino que os conectará, de forma direta, a mais de 160 outras cidades no mundo, tanto na Europa, como na África e Ásia.