A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Socicam, empresa que administra as estações do sistema BRT Salvador, anteciparam o Dia das Crianças, celebrado no sábado (12)
Tasso Franco , Salvador |
11/10/2024 às 18:34
Dia das Crianças a pedida é o Parque da Cidade
Foto: Jefferson Peixoto
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Com o intuito de comemorar o Dia das Crianças, a Prefeitura promoveu nesta sexta-feira (11) o Festival da Criança 2024. O Parque da Cidade, no Itaigara, foi palco de uma programação lúdica, cultural e esportiva envolvendo 700 alunos da rede municipal de ensino. O evento integra as ações do Programa Vamos Proteger: Crianças e Adolescentes das Violências, que desenvolve atividades de políticas públicas com atuação integrada de diversas secretarias municipais.
2. Das 8h às 12h, crianças e adolescentes se divertiram com brincadeiras, atividades de recreação e muita música. Durante a abertura da programação, a titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, chamou a atenção para importância do evento, que foi pensado para assegurar às crianças o direito ao brincar, prática citada e garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
3. “Para nós, é uma alegria oferecer às crianças das escolas municipais um dia de brincadeiras, que vão além da sala de aula. Mostrando para elas como é bom ser criança, como é bom brincar, como é maravilhoso comemorar o Dia das Crianças”, frisou a secretária.
4. A programação também contemplou ações de saúde. Dentro do Parque da Cidade, foi montado um ‘escovódromo’ — espaço voltado para a prática e o aprendizado da escovação correta —, onde os estudantes receberam dicas sobre saúde bucal. “Tem brincadeira, mas também tem educação e orientação sobre a importância da saúde com o corpo. Quando a gente fala em proteção integral de crianças e adolescentes, a gente fala no cuidado. Essa criança precisa ser cuidada, precisa também de lazer e diversão”, destacou Fernanda Lordelo.
5. Pela segunda vez no Parque da Cidade, a estudante da Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe, Sofia Cristine, de 10 anos, fez questão de ouvir atentamente as dicas sobre como escovar os dentes. Após participar da atividade educativa, a pequena correu para o pula-pula. “Estou amando, muito legal e divertido, com várias brincadeiras diferentes. Está sendo um Dia das Crianças bem especial. Estive aqui uma vez bem pequenininha, e vindo agora vejo o quanto esse lugar é grande e legal”, comentou a garota.
6. A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no Alto do Peru, Aline Maria Nascimento, explica que a atividade é muito mais do que um passeio de Dia das Crianças. “Uma ação dessas contribui demais na vida dessas crianças. Elas ficam encantadas, felizes e com a autoestima elevada. Marca a vida e a infância deles de maneira muito positiva”, disse a professora, que acompanhou 40 alunos da escola na atividade.
7. Os pequenos também foram atraídos por atividades de conscientização ambiental. Os estudantes foram convidados a plantar mudas, através da ação ‘Vamos plantar uma árvore?’, que fez a distribuição de mudas e sementes, e também puderam conhecer de perto uma colmeia de abelhas nativas. A atividade foi acompanhada pelo titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler.
8. “As abelhas dos desenhos que picam, hoje estão aqui e são abelhas sem ferrão. As crianças tendo acesso a essas abelhas, perdendo um pouco o medo, aprendendo sobre fauna, sobre flora. Além disso, a gente vai fazer um plantio de uma muda de Mata Atlântica de Ipê aqui, junto com a criançada, para simbolizar esse Dia das Crianças. Estamos muito felizes em promover essa ação com várias secretarias. Nos unimos para fazer para nossas crianças uma grande comemoração”, disse Euler.
9. O Programa Vamos Proteger: Crianças e Adolescentes das Violências é desenvolvido pelas secretarias de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Educação (Smed), de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e da Saúde (SMS).
10. O Dia das Crianças é o mote para mais uma ação educativa da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que, para a alegria dos pequenos, leva à praça central do Shopping Bela Vista, nos dias 12, 13, 19 e 20 de outubro, das 13h às 18h, um Minicircuito de Trânsito, com pista, bicicletas e sinalização. O circuito reproduz situações do dia a dia no tráfego da cidade, com atuação de um agente de trânsito real, profissional lotado na Gerência de Educação para o Trânsito da autarquia.
11. Segundo o superintendente da Transalvador, Decio Martins, a ação visa despertar o senso de responsabilidade desde cedo, estimulando o aprendizado enquanto brincam. “Nosso objetivo é que as crianças aprendam, de forma lúdica e interativa, a importância das regras de trânsito. Elas são os futuros condutores e pedestres, por isso, começar essa conscientização agora é fundamental para termos um trânsito mais seguro no futuro”, declarou.
12. A participação no Minicircuito é gratuita, e a atividade está aberta a crianças de todas as idades, sob supervisão de profissionais da Transalvador, além dos pais ou responsáveis. Durante a programação infantil promovida pelo shopping, um concurso com a temática 'Trânsito' será realizado também pela autarquia, premiando as crianças que apresentarem os melhores desenhos. Além de aprender de forma interativa, os pequenos ainda ganham brindes ao final da atividade, tornando a experiência ainda mais inesquecível.
13. A proposta incentiva a cidadania dos participantes, por meio de vivências, como o uso correto da faixa de pedestres, a importância de respeitar os semáforos e a sinalização horizontal e vertical. Para Mirian Bastos, gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, a atividade forma a nova geração. “Queremos que os adultos do futuro entendam que o trânsito é um espaço compartilhado e que o respeito às regras é sinônimo de segurança”, disse.
14. Para alegrar o público infantil, neste sábado (12) a TVE e a Educadora FM 107.5 têm programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. A TV Pública da Bahia exibe às 12h30 o filme inédito 'Essa toalha tem estória', e às 20h vai ao ar o documentário 'A criança que existe em você'. E na Rádio Pública da Bahia, os programas Feita na Bahia, às 08h, Suinga, às 09h, Alvorada do Samba, às 10h, Tambores da Liberdade, às 13h, e Educa Rap, às 18h, trazem seleções especiais de músicas para a criançada.
15. A obra 'Essa toalha tem estória', produzida pelo Coletivo Canduras e Artes, é uma sessão interativa e lúdica de contação de histórias, de estímulo à leitura, que utiliza contos e provérbios populares da tradição oral, tendo como apoio objetos de cena, cenários e, principalmente, brinquedos.
16. A encenação acontece sobre uma tolha de mesa grande, pintada a mão e decorada com temas infantis, como bolas, bonecas, carrinhos, animais, plantas e outros elementos da natureza. Da toalha, onde bolsos foram costurados, saem objetos que ilustram as histórias narradas pela musicista, pesquisadora e contadora de histórias Sálua Chequer e pelo multi-instrumentista Igor Trova Nova, acompanhados pelos músicos Ricardo Markis no bandolim e Guto do Acordeom na sanfona.
17. O documentário 'A criança que existe em você' conta a história de uma mulher de 67 anos que, a cada ano, comemora o seu aniversário de sete anos, sendo presenteada com bonecas. O longa-metragem, dirigido pelo baiano Isaac Donato, se passa durante a organização de uma festa de aniversário que envolve toda comunidade nos preparativos. Com tom de mistério, o telespectador é envolvido em diversas narrativas em busca de entender quem é a personagem.
18. O filme é resultado do Bahia na Tela, o maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana, realizado pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com financiamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
19. Na manhã deste sábado na Educadora FM, o programa 'Feita na Bahia' traz canções especiais nas vozes de Raul Seixas, Simone, Tom Zé e muitos outros artistas brasileiros. Na sequência, o programa 'Suinga' celebra o Dia das Crianças com sucessos como 'Carimbador maluco' por Raul Seixas, 'Sítio do pica-pau amarelo' por Gilberto Gil, 'Lindo balão azul' por Guilherme Arantes e amigos, 'Super fantástico' com a turma do balão mágico e muitas outras canções para crianças. O 'Alvorada do Samba' faz uma homenagem às crianças pelo seu dia ao trazer histórias e músicas de grupos infantis, além de composições para crianças e adolescentes.
20. E à tarde, o 'Tambores da Liberdade' vai homenagear a criançada com um repertório musical festivo, com a presença da Banda Mirin do Olodum e a Banda Erê do Ilê Aiyê, os blocos afro Cortejo Afro, Muzenza e Bankoma, além de participações musicais de Gerônimo, As Gingas (Angola) e Carlinhos Brown.
21. E fechando a programação especial, o 'Educa Rap' de Dia das Crianças traz uma mistura do melhor do rap baiano e nacional. JayA Luuck aparece com sucessos como Astro Nauta e Guitar Hero, ao lado de Murillo Zenki e B.I.G Carter. Além disso, a edição conta com a presença de Bel4triz e Laizza com Visões e o som envolvente de LEALL com Medo de Quase Nada. Para celebrar os pequenos, um bloco especial é dedicado ao MC Mágico, trazendo rimas e batidas que prometem conquistar a criançada. No cenário internacional, ainda temos faixas como My Best de Saweetie e o clássico Family Affair de Mary J. Blige, garantindo uma diversidade de estilos e batidas para todos os gostos.
22. Além da sintonia FM 107.5, também é possível acompanhar a programação da Educadora pelo aplicativo para smartphone e pelo site educadorafm.ba.gov.br.
*****
23. A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Socicam, empresa que administra as estações do sistema BRT Salvador, anteciparam o Dia das Crianças, celebrado no sábado (12), para esta sexta-feira (11), em uma das creches ligadas à Santa Casa da Misericórdia da Bahia. A ação envolveu a entrega de presentes, como resultado de uma campanha de arrecadação de brinquedos que, neste ano, recolheu na capital baiana quase 600 doações, o triplo do quantitativo em 2023.
24. Uma das unidades beneficiadas foi o Centro Educacional Infantil (CEI) Santo Antônio, no Bairro da Paz, que recebeu a visita dos agentes da Semob e representantes da Socicam. A programação animou a manhã das cerca de 120 crianças, de 3 a 5 anos, assistidas no local.
25. A gerente de Estudos e Pesquisas da Semob, Taline Costa, destacou o momento como fundamental para as crianças. “Esse é um evento que já vem sendo realizado já há alguns anos pela Socicam, proporcionando à criança uma oportunidade dela ter acesso a esse brinquedo. São crianças que estão em situação de vulnerabilidade e que muitas vezes não têm a oportunidade de receber um presentinho nessa data especial”.
26. Para Taline, a iniciativa também deu a oportunidade de unir a sociedade junto ao poder público. Diariamente, 65 mil passageiros passam pelas estações BRT, estimulando os usuários a participarem da ação social.
27. “É o segundo ano (da iniciativa) aqui nessa creche e esperamos que a gente possa fazer novamente, trazendo mais brinquedos para podermos dar alegria para essas crianças. No ano passado, foi sucesso. Nós tivemos a participação de nossos colaboradores também, que se juntaram e compraram presentes novos para as crianças”, celebrou Cristóvão Ramos, profissional que atua no BRT.
28. Emoção - Coordenadora do CEI Santo Antônio há nove anos, Célia Guimarães não escondeu a emoção do momento. “Temos 104 crianças aqui, de dois a cinco anos em tempo integral, e o brincar é fundamental na vida delas. A gente agradece porque o brinquedo faz parte do pedagógico também”.
29. A gestora lembrou que, durante toda a semana, a escola proporcionou uma semana diferenciada em alusão ao Dia das Crianças: “Mas partindo para as doações, eu espero que outras pessoas também se sensibilizem e percebam que as crianças precisam desse olhar, precisam desse cuidado. Parece tão simples, mas para elas tem um olhar, tem uma dimensão fantástica”.
30. A coordenadora pedagógica, Lucineide Oliveira, reforçou a importância da iniciativa. “Um brinquedo vai além do somente brincar. Há uma construção, sim, dentro do planejamento das professoras, que a gente chama do brincar com intencionalidade, no qual a gente consegue observar o desenvolvimento das crianças dentro da introspecção, extroversão, participação”, avaliou.
31. Surpresa – O pequeno Victor Soares é aluno do Grupo 4 e não escondia a alegria com o carrinho de brinquedo que ganhou. “Fiquei feliz com o presente. Vou mostrar para o meu pai que o que ganhei e vou brincar muito”. Aos 5 anos, Maria Cecília não desgrudava da lhama de pelúcia que conseguiu de presente: “Eu achei lindo, não sabia que ia ganhar presente hoje e foi uma surpresa legal. Vou curtir muito”.
****
32.. A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) lançou mais uma edição do projeto Horta em Casa. Com o propósito de promover a alimentação saudável e sustentável, as inscrições para a iniciativa serão abertas neste sábado (12) e poderão ser efetuadas até as 23h59 do domingo (13). Os interessados devem preencher o formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3tKAI7YjFVz8-QhlcbOP9fwP3BKw0TAECbIhUYtiyKHdseg/viewform .
33. Os resultados serão divulgados na terça (15), no Diário Oficial do Município (DOM). Cem participantes serão selecionados, recebendo um kit contendo mudas de hortaliças, terra adubada, borrifador e jardineira. Os inscritos devem anexar documentação (cópias do RG e do comprovante de residência), ser residente em Salvador, ter idade mínima de 18 anos e não ter participado do projeto em edições anteriores.
34. Os contemplados participarão de um treino virtual para a capacitação dos cultivos dos vegetais, no próximo dia 19.
35. “Já entregamos 300 kits do Horta em Casa em 2024 e entregaremos mais 300 até o final do ano. É um programa muito especial, pois possibilita ao cidadão o aprendizado prático de como lidar com uma horta dentro de sua própria casa, c