O candidato a prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, participou do abraço simbólico ao antigo colégio General Osório, realizado nesta sexta-feira (20)
Tasso Franco , Salvador |
21/09/2024 às 18:15
Militares com muitos anos de corporação agora são oficiais
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O céu alaranjado do pôr do sol abrilhantou a solenidade de formatura de 195 novos oficiais da Polícia Militar da Bahia, no final da tarde de sexta-feira (20), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador.
2. O evento marcou a conclusão do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) 2024 e contou com as presenças do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marchesini e de oficiais e praças da corporação.
3. “Sejam agentes de transformação positiva nas comunidades em que servirão e desempenhem um papel destacado na Corporação, uma instituição que se aproxima do seu bicentenário e que necessita de líderes comprometidos com a inovação, ética e a responsabilidade social.
4. A realização do sonho dos senhores é também a concretização de um objetivo deste comandante-geral. É imprescindível reconhecer o apoio fundamental das áreas sistêmicas do Governo do Estado envolvidas para a realização deste curso.”, declarou o comandante-geral, coronel Coutinho.
5. Esta turma de formandos do CFOA, que tem a duração de um ano e é realizado pela Academia de Polícia Militar (APM), é composta por 113 homens e 82 mulheres que passaram por disciplinas como Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Relações Raciais e de Gênero, e Policiamento Comunitário e Policiamento Ostensivo Geral. Os aspirantes também participaram de jornada de instrução e estágio supervisionado, totalizando a carga de 1.690 horas.
6. “CFOA é um curso extremamente desafiador, que demanda dedicação, abdicação e o compromisso necessários para alcançar o oficialato. Entrei no curso para realizar o objetivo de ser oficial, ser a primeira colocada foi a consequência desse sonho”, relatou emocionada a aspirante a oficial Rosana Pestana, há 27 anos na corporação, onde entrou aos 18 anos após concluir o ensino médio no CPM Dendezeiros, onde fez parte da primeira turma feminina do colégio.
7. Após a formatura, os novos oficiais serão designados para unidades operacionais em toda a Bahia e irão reforçar a segurança da população nas ruas. Depois de um período de estágio, os aspirantes serão promovidos a tenentes.
8. Além dos 195 formandos, o tenente Bosco concluiu o curso como oficial aluno assistente. Ele foi promovido por ato de bravura realizado em setembro de 2003, quando salvou dois policiais federais que estavam baleados, na linha de tiro de bandidos durante assalto a banco em Pilão Arcado.
9. Na época, ele era sargento lotado na Cipe Caatinga. Em 2022 o tenente recebeu a medalha Cruz de Bravura durante a solenidade de aposição de luvas. Para atender os requisitos e conquistar futuras promoções, o tenente realizou o CFOA. “Me sinto reconhecido pela instituição e muito grato por todas as pessoas que fizeram parte desse processo. A vivência da academia foi muito importante para ganhar confiança e liderar”, ressaltou o tenente Bosco.
****
10. Fé, solidariedade, saúde e cultura de paz marcaram a noite de abertura do festival gospel “Canta Bahia”, que acontece nesta sexta-feira (20) e sábado (21), em Feira de Santana. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), com apoio da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o evento reúne grandes nomes da música evangélica em shows gratuitos ao lado do Boulevard Shopping, na Av. João Durval Carneiro.
11. Ao prestigiar o festival neste primeiro dia de programação, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou o caráter democrático das ações do Governo do Estado, que contemplam o povo baiano de todos os credos, e reforçou o compromisso da Sesab no bem-estar da população.
12. “É uma alegria trazer um evento dessa importância para Feira de Santana pela segunda vez. Eu rodei pelo espaço, pude ver jovens e crianças em momentos de louvor com a família, é uma festa linda. A promoção desse tipo de atividade é importante, seja a religião, cultura, ou esporte.
13. É algo que faz bem, que é saudável e melhora a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Ficamos felizes porque a gente vê que as pessoas aqui estão plenas e realizadas com sua fé e o Governo do Estado respeita todas as religiões”, afirmou a secretária Roberta Santana, que durante na oportunidade também aproveitou para inspecionar o módulo assistencial da Sesab montado no local para atendimento de urgências e emergências.
14. Em uma noite sem registros de gravidade em saúde, o módulo assistencial instalado no “Canta Bahia” contabilizou apenas sete atendimentos: três por cefaléia, um por tontura, um por alergia, um por lesão cutânea e outro por dor lombar. Todos os pacientes atendidos tiveram alta imediata.
15. “Ficamos felizes pelo fato deste primeiro dia ter transcorrido sem casos de maior gravidade e desejamos que permaneça assim durante todo o festival. A gente sempre espera que tudo ocorra sem incidentes, mas estamos preparados para prestar atendimento de qualidade em uma estrutura adequada para o suporte da população, em caso de necessidade”, pontuou a secretária Roberta Santana.
16. Montada para prestar atendimento imediato a eventuais intercorrências de saúde durante o Canta Bahia, a estrutura da Sesab conta sete leitos, sendo dois com poltronas e cinco com macas, uma delas destinada à Sala Vermelha para casos críticos. Está à disposição ainda uma ambulância padrão UTI móvel, equipada para suporte avançado de vida.
17. Para atender ao público do festival, foi destacada uma equipe formada por 8 profissionais assistenciais, incluindo médicos, enfermeiro, técnicos, assistente social e condutor da ambulância; além de um profissional administrativo para suporte logístico e um engenheiro clínico para garantir o funcionamento adequado dos equipamentos.
18. Caso haja necessidade, os pacientes que demandarem cuidados de maior complexidade serão transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital da Criança. O atendimento ocorre da abertura dos portões até o fim da programação do festival, que no segundo dia vai das 16h de sábado (21) até 5h de domingo (22).
19. A primeira etapa da 8ª edição do concurso "O Quilo é Nosso" entra em sua reta final. Até o dia 27 de setembro, o público poderá provar os pratos e votar nos seus restaurantes preferidos. Nesta edição especial, a disputa celebra os 40 anos da criação da comida a quilo, invenção genuinamente brasileira e que faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros. Para conhecer os estabelecimentos participantes é só acessar o site www.oquiloenosso.com.br.
20. São mais de 160 restaurantes participantes espalhados por todo o Brasil. Sob o tema “É comer, gostar e votar”, o concurso não apenas celebra uma das tradições gastronômicas mais queridas do Brasil, mas também valoriza os estabelecimentos que fazem parte desse sistema. O público é convidado a visitar os restaurantes participantes, viver essa experiência única e escolher quem segue na disputa.
21. A jornalista Mariana Dutra conheceu um dos restaurantes concorrentes na disputa, em Belo Horizonte (Minas Gerais). Acostumada a frequentar restaurantes a quilo no horário de almoço, ela degustou e deixou seu voto, participando do concurso pela primeira vez.
22. “Adorei o prato, feito com tilápia e legumes. E tinha palmito, um ingrediente que eu amo e acho muito saboroso. Achei a combinação bem diferente e, como sou fã de legumes, para mim foi um verdadeiro sucesso. Esse evento é ótimo para experimentar novos pratos e diferentes combinações”, comenta.
23. Na primeira etapa, os estabelecimentos são avaliados por um júri-técnico local e por voto popular. Além da receita, são avaliados outros quatro critérios, como limpeza, ambiente, atendimento e qualidade geral do bufê. Com a decisão dos votos do público e do júri, são eleitos de três a sete representantes de cada estado para a segunda etapa do concurso.
24. A segunda parte ocorre entre os dias 14 e 17 de outubro. Nesta fase, outro júri-técnico avalia os três melhores restaurantes de cada estado participante e escolhe apenas um para a etapa final. Na grande final, os melhores restaurantes irão competir entre si pelo título de “Melhor restaurante a quilo do Brasil”, a ser anunciado durante o Mesa ao Vivo São Paulo.
25. O candidato a prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, participou do abraço simbólico ao antigo colégio General Osório, realizado nesta sexta-feira (20). A iniciativa da Coligação Ilhéus da Renovação Competente denunciou o abandono do prédio e reforçou a cobrança pela sua reabertura. Junto à candidata a vice Wanessa Gedeon, Valderico assumiu o compromisso de valorizar a cultura e zelar pela preservação do patrimônio histórico ilheense:
26. "Só hoje, ouvi quatro pedidos para que eu tomasse conta do General Osório. Esse será um compromisso nosso. Resgatar nossa história e zelar pela cultura de Ilhéus", disse.
27. O Grupo Escolar General Osório foi a primeira escola pública do município, inaugurada em 1915. Em 2002, se tornou biblioteca e arquivo público, servindo como um excelente equipamento histórico à população. O professor Josevandro Nascimento, candidato a vereador, falou sobre a situação do prédio:
28. "A partir de 1º janeiro de 2025, com Valderico Junior prefeito dessa cidade, vamos resgatar as nossas tradições culturais, principalmente em relação a esse colégio, cuja última reforma foi feita no governo de Jabes Ribeiro, e de lá para cá, encontra-se nesse total estado de descaso e abandono".
29. O abraço também contou com as presenças de Jabes Ribeiro, Cacá Colchões e demais candidatos a vereadores da coligação e líderes políticos.
--