Política

ESTUDANTES DE DIREITO RELATAM ASSÉDIO DE SILVIO ANTES DELE IR PARA GOV

Caso mais rumoroso é de Anielle Franco que continua muda
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/09/2024 às 19:32
Silvio Almeida contumaz assediador
Foto: REP
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Ex-aluna afirma que Silvio Almeida, então seu professor e avaliador, a convidou para sair para não ter trabalho ‘prejudicado’. O caso, que ocorreu em 2009, só foi relatado para as amigas próximas na época, Segundo Intercept Brasil.

  2. Quando Carla atendeu o telefone, ela reconheceu de imediato a voz do outro lado da linha: era Silvio Almeida. O ano era 2009 e Almeida havia sido seu professor durante dois anos na graduação de Direito na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo. “Oi, tudo bem? Sabe quem está falando?”, teria perguntado ele.  

  3. Quinze anos depois, Carla reviveu aquele momento em entrevista ao Intercept Brasil. “Eu obviamente reconheci a voz, eu escutava ela todos os dias”, ela me disse.

   4. O ex-ministro Silvio Almeida foi demitido da pasta de Direitos Humanos na sexta-feira, 6, após denúncias de assédio sexual e moral praticados dentro da pasta virem à tona. 

  5. A existência das denúncias foi confirmada pela organização Me Too, uma organização sem fins lucrativos que apoia vítimas de assédio sexual. Mas Carla relata ter sido assediada por Almeida muito antes que ele chegasse ao governo.

  6. Carla foi aluna da São Judas Tadeu entre 2005 e 2009. Na época, Silvio Almeida lecionou a disciplina de Filosofia no curso de Direito. No último ano da graduação da estudante, Almeida foi indicado para compor a banca de avaliação de sua monografia final — foi essa a ocasião da ligação, segundo ela. 

  7. Carla afirma que Almeida lhe disse no telefone: “acho que a gente devia sair para conversar sobre o seu tema porque eu não quero que você saia prejudicada”. A então estudante desconversou e disse que não tinha tempo pois trabalhava e estudava, lembra. 

  8. O professor voltou a ligar outras vezes, segundo ela, mas não “subia o tom”. Apenas reiterava que não queria que a aluna saísse prejudicada, ela lembra. Carla afirma não saber como o professor obteve seu número de telefone.

   9. Na época, Carla contou o ocorrido apenas para as amigas próximas. Ela não buscou a reitoria da universidade por medo e porque não tinha como apresentar provas contra o professor. “Fiquei com medo dele realmente me prejudicar na monografia”, disse ela.

  10. Foram essas amigas que enviaram para Carla as notícias sobre as  denúncias de assédio moral e sexual contra Almeida dentro do ministério dos Direitos Humanos.

  11. Depois que o caso se tornou público, vieram à tona outros relatos de mulheres que conviveram com Silvio Almeida em outros espaços. Uma professora foi à público para dizer que foi vítima de assédio sexual por parte de Almeida em 2019 na Escola de Governo. 

   12. Na quinta-feira, a revista Veja publicou que estudantes de Direito da São Judas Tadeu relataram a colegas episódios de assédio de Almeida. 

   13. Segundo a Veja, os relatos eram de “tentativa de troca de favores sexuais para que a avaliação das provas fosse alterada para melhor”. O Intercept questionou Carla se havia, na época dela, outros casos conhecidos. Ela disse saber de uma outra aluna que também havia dito que Almeida deixava claro que gostaria de sair com ela. 

  14. “Eu sabia que não era a única”, disse Carla. Ao ver as notícias na semana passada, ela se disse aliviada. “Agora ele mexeu com alguém que está no mesmo nível que ele, que talvez não teria tanto medo de falar alguma coisa”, disse ela.

  15. Questionada pelo Intercept, a Universidade São Judas Tadeu disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que até o momento “não recebeu nenhuma denúncia ou relato formal de natureza semelhante aos mencionados” e que, por isso, desconhece os fatos. 

   '6. A instituição acrescentou que “apesar de não haver qualquer relação jurídica com o ex-professor há cinco anos, a instituição está apurando internamente o tema” e está à disposição das autoridades. 

  17. O Intercept entrou em contato com Silvio Almeida por meio de sua assessoria de comunicação, mas não houve resposta até o fechamento da reportagem.
                                                            *****
   18. Alinhada à estratégia de ser uma empresa de tecnologia, Vivo amplia seu portfólio e passa a comercializar Smart TVs da Samsung em suas lojas. A iniciativa é fruto de um acordo da Vivo com a Samsung Brasil e que incrementará a oferta de produtos da fabricante nas lojas da Vivo, que atualmente já comercializa, além de smartphones, smartwatches, fones de ouvido, notebooks, tablets, projetores portáteis como o The Freestyle 2nd. Gen, além de Soundbars.

  19. “Como empresa de tecnologia, a Vivo já é o destino reconhecido por consumidores de smartphones, acessórios e consoles para games, soluções de Casa Inteligente, acessórios de saúde e bem-estar, além da conectividade de nossos serviços na rede móvel e Vivo Fibra. E com esta parceria, incrementamos o nosso portfólio com TVs, promovendo uma experiência one stop shop para os clientes que estão em nossas lojas, tendo o suporte do atendimento especializado do nosso consultor em tecnologia, o Vivo Guru.

  20.  E queremos expandir ainda mais o segmento de Casa Inteligente em nossos negócios”, afirma Alan Hessel, diretor de Consumer Electronics da Vivo. Somente no segundo trimestre do ano, a ampla oferta de eletrônicos, de smartphones a dispositivos para casa inteligente, incrementou em 9,9% a receita de aparelhos e eletrônicos, que encerra o trimestre com R$ 817 milhões. 

  21. “Queremos aliar a nossa expertise em tecnologia com a ampla capilaridade de nossas lojas físicas para estar onde o consumidor precisa”, finaliza o executivo da Vivo.

  22. Entre os diferenciais que fazem da Vivo a melhor opção para adquirir os televisores de última geração estão o parcelamento facilitado em até 21 vezes sem juros nos cartões de crédito¹ e frete grátis tanto para as compras realizadas em lojas físicas como Loja Online da Vivo.

  23. Neste momento, estão sendo comercializados os modelos The Frame de 32”, 50”, 65” e 75” e , assim como as mais novas AI TVs, com o modelo Neo QLED de 55” e 65” . “A parceria com a Vivo reflete nosso compromisso em estar presente nos principais canais de vendas do país. 

   24. A presença das The Frame e AI TVs nas lojas da Vivo permite que mais pessoas experimentem a inovação, a qualidade de imagem e a conectividade inteligente que nossos produtos oferecem. Estamos entusiasmados em expandir ainda mais o alcance das nossas soluções, oferecendo uma experiência completa para os clientes da Vivo, que agora podem ter acesso a uma ampla gama de produtos Samsung em um único local”, afirma Erico Traldi, Diretor Sênior da divisão de TV, Áudio e Monitores da Samsung Brasil.

   25. A SITA, líder global em tecnologia para o setor de transporte aéreo, foi escolhida pela Concessionária Amazon Airport, que opera sete aeroportos como parte da VINCI Airports Network, para implementar a solução SITA Airport Management nos Aeroportos de Manaus; Aeroporto de Porto Velho; Aeroporto de Rio Branco; Aeroporto de Boa Vista; Aeroporto de Cruzeiro do Sul; Aeroporto de Tabatinga; e Aeroporto de Tefé. Além disso, o grupo aeroportuário renovou um acordo em andamento com a SITA para continuar fornecendo o mesmo serviço no Aeroporto Salvador Bahia. Os sistemas estarão disponíveis para os passageiros a partir do segundo semestre deste ano.

  26. A SITA Airport Management é uma solução para aeroportos que auxilia gerentes e companhias aéreas a administrar com maior eficiência operações de voo, otimizar os recursos fixos e móveis - como balcões de check-in e carrosséis de coleta de bagagens - e gerenciar os recursos móveis, ou seja, a equipe que trabalha durante o pouso e decolagem da aeronave. A ferramenta também facilita a tomada de decisões colaborativas, além de possibilitar uma redução no consumo de combustível ao diminuir o tempo de funcionamento dos motores de avião, limitando a ociosidade.