O 7 de Setembro em Brasília e SP
Tasso Franco , Salvador |
07/09/2024 às 19:54
Presidente Lula em Brasilia
Foto: CB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste sábado, reuniu milhares de espectadores. A tradicional festa da Independência teve três eixos temáticos este ano: a celebração da recosntrução do Rio Grandes do Sul; a importância de o Brasil sediar o G20; e a vacinação.
2, O público chegou cedo para acompanhar o desfile e formou longas filhas para passar pela revista antes de acessar a área da apresentação. Houve reclamações quando o acesso foi impedido, mas logo depois as forças de segurança voltaram a liberar a entrada.
3. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assistiu ao desfile de 7 de Setembro do púlpito, ao lado de ministros de Estado, dos ministro do STF Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e Alexandre de Moraes. O ministro, que deve ser alvo de protestos neste feriado, em atos marcados pela oposição, foi aplaudido na cerimônia em Brasília.
4, Lula assistiu ao desfile ao lado de Múcio, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dos comandantes das Forças Armadas, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Outros ministros e autoridades também estão no púlpito, entre eles o governador do DF, Ibaneis Rocha, que sofreu críticas em razão de recente intervenção no Eixão.
5. Lula percorreu o trajeto do desfile em seu Rolls-Royce e foi recebido no palanque pelo ministro da Defesa, José Múcio, com honras militares. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, não participou. Ela viajou para Doha, no Catar, onde participa de uma conferência sobre educação. Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, também não estava presente.
6. A participação de Zé Gotinha, assim como no ano anterior, foi bastante aplaudida. O personagem é símbolo da campanha de vacinação no país, por meio do Sistema Único de Saúde.
*****
7. Milhares de pessoas se reuníram para a manifestação do 7 de Setembro, em São Paulo, para protestar pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e para lutar pela defesa da liberdade de expressão. Vestidas de verde e amarelo, elas ocuparam completamente pelo menos oito quadras da Avenida Paulista.
8. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou e defendeu a anistia para os presos de 8 de janeiro. Ele disse acreditar que a sua inelegibilidade determinada pela Justiça Eleitoral vai ser revertida pelo Congresso Nacional. O ex-presidente encerrou seu discurso defendendo o impeachment de Moraes, mesmo estando prestes a ser indiciado em um novo inquérito pelo ministro.
9., "Devemos botar freios através dos dispositivos constitucionais naqueles que saem, que rompem o limite das quatro linhas da nossa Constituição. E eu espero que o Senado bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luiz Inácio Lula da Silva", disse.
10. O pastor Malafaia elencou uma lista de crimes que atribuiu a Moraes e pediu a sua prisão. Parlamentares fizeram coro ao culpar também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por impedir que processos de impeachment do ministro prossigam no Congresso.
11. Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o pastor Silas Malafaia, além de diversos deputados e senadores estavam em um carro de som próximo ao Museu de Arte de São Paulo (MASP).
12. Os manifestantes começaram a chegar ao local do ato ainda pela manhã, alguns carregando bandeiras do Brasil e de Israel e cartazes de "Fora Xandão". Mensagens de agradecimento ao empresário Elon Musk, dono da rede social X que desafiou ordens do Moraes, também eram vistas.
13. Entre oito a dez quarteirões da Avenida Paulista ficaram totalmente tomados por uma multidão. O pastor Malafaia disse ter tido a impressão sobre a presença de publico de que "tinha menos um pouquinho que o de fevereiro". Os discursos acabaram por volta de 16h30.
*****
14. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, esteve em Salvador nesta sexta-feira (6) e inaugurou uma unidade do INSS no SAC Comércio, que fica no Instituto do Cacau. Os serviços disponíveis na unidade são extratos, certidões e entrega de documentos complementares para requerimentos de benefícios. O atendimento começa na próxima segunda-feira (9) e será de 7h às 16h, por ordem de chegada.
15. Com mais de 40 milhões de beneficiários no país e cerca de 3 milhões na Bahia, o ministro Carlos Lupi explicou que a parceria da Previdência Social com o Governo do Estado impulsiona a expansão do atendimento humanizado em todas as regiões da Bahia. "A Previdência Social está cada vez mais presente e acessível para garantir a cidadania dos brasileiros. Na Bahia, o acordo disponibilizará os serviços presenciais do INSS onde o povo precisa”, disse.
16. A solenidade de inauguração teve também a presença do superintendente Regional do INSS no Nordeste, Caio Maia Figueiredo. "O INSS tem 144 agências na Bahia e essa parceria com o SAC vai ajudar ainda mais na capilaridade dos serviços da Previdência Social no Estado, chegando mais perto da população que mais precisa do serviço", destacou.
17. Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, a implantação da unidade do INSS no SAC Comércio facilita o acesso dos cidadãos dessa região ao instituto. "Vale destacar que já atuamos com uma agência do INSS no SAC Salvador Shopping, onde já realizamos mais de 5 mil atendimentos", ressaltou.
18. Estiveram presentes ainda ao evento o gerente executivo do INSS em Salvador, Ygor Souza; a chefe de Gabinete da Secretaria da Administração (Saeb), Tatiane Cezar; e o diretor de Desenvolvimento e Projetos do SAC, Silvio de Castro.