Política

FALTANDO 30 DIAS PARA ELEIÇÕES, BRUNO REIS AVANÇA PELOS BAIRROS DA CAP

Bruno Reis destaca “verdadeira transformação” promovida por sua gestão no Engenho Velho de Brotas. Demais candidatos não enviaram agendas.
Tasso Franco , Salvador | 06/09/2024 às 20:07
Bruno Reis avança
Foto: DIV
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), destacou nesta sexta-feira (6), durante caminhada no Engenho Velho de Brotas, as expressivas melhorias promovidas pela sua gestão no bairro. A primeira etapa da requalificação da localidade foi entregue pela Prefeitura no começo de julho.

  2. “Nós realizamos uma verdadeira transformação aqui. A obra ainda está em curso. São intervenções de drenagem, novos equipamentos de lazer que nós instalamos, praças públicas e o novo piso intertravado”, afirmou o prefeito, acompanhado pela vice-prefeita e candidata à reeleição, Ana Paula Matos (PDT), além de milhares de apoiadores que participaram do ato político.

  3. De acordo com o prefeito, as intervenções realizadas e em curso no Engenho Velho de Brotas seguem um modelo adotado em toda a capital baiana, independentemente de se tratar de uma região nobre ou periférica. “Esse é o padrão que nós estamos levando para todos os bairros da cidade”, apontou.

  4. A 30 dias da eleição, que acontece no dia 6 de outubro, o candidato da coligação “O Trabalho Não Para” disse que sua força para percorrer as ruas de Salvador diariamente vem do carinho e do amor do povo da cidade. Além disso, ele prometeu aumentar o ritmo nesse último mês de campanha: “Vão ser 30 dias embalado, com o ritmo mais forte a cada dia. Vamos acelerar ainda mais”, ressaltou.

  5. Com um investimento de R$ 6,1 milhões, a primeira etapa da requalificação urbana do Engenho Velho de Brotas incluiu obras de drenagem, implantação de parque infantil, piso intertravado, meio-fio em granito, novas praças, academia ao ar livre e brinquedos infantis, além da instalação de um palco para apresentações.

  6. Nesta primeira fase, foram quase 4 mil metros quadrados de piso intertravado. Além disso, foram implantados mais de 2 mil metros de meio-fio em granito.

  7. Alguns meses antes, em maio, a Prefeitura inaugurou no bairro uma nova praça, com uma área de cerca de mil metros quadrados. O local virou um novo espaço para receber o Samba Junino, patrimônio cultural da cidade. A praça conta ainda com academias de saúde e ginástica, além de quiosque e uma mini quadra de areia.

  8. O Engenho Velho de Brotas também se destaca como o bairro com a maior extensão de escadarias recuperadas entre janeiro e julho deste ano. Foram 325 metros de escadaria reformada na Vila Altino.

  9. O bairro também recebeu importantes obras de iluminação pública em LED e ações de saúde, como o programa Saúde nos Bairros, com a oferta de consultas especializadas e exames. Pelo programa Iluminando Nosso Bairro, foram modernizados 1.384 pontos de luz, alcançando 203 logradouros do Engenho Velho de Brotas.
                                                                    *****
  10. Nesta sexta-feira (6), é celebrado o Dia do Sexo. A data se consolidou como oportunidade para quebrar tabus sobre a sexualidade, além de promover a discussão sobre a importância de se relacionar de forma segura e falar abertamente sobre a temática. Neste contexto, de acordo com especialistas, o meio esportivo pode ser um grande aliado e fornecer um espaço importante para este tipo de debate.

  11. No ano passado, por exemplo, o site de acompanhantes Fatal Model esteve em evidência no país ao firmar acordo com o Vitória. Apesar das ressalvas iniciais, o patrocínio gerou resultados positivos. Ao passo que a marca ganhou visibilidade com a exposição no uniforme do clube baiano, realizou ativações e ajudou até mesmo na chegada de reforços durante a campanha do acesso, gerando boa aceitação por parte dos torcedores. 

  12. De acordo com Nina Sag, diretora de comunicação e porta-voz da Fatal Model, a parceria com o Vitória abriu portas no esporte, embora a empresa ainda encontre certa resistência em função do segmento de atuação:

  13. “Quando realizamos nossas primeiras tentativas de parceria no esporte, foi comum a rejeição por parte dos clubes. Nesse sentido, a parceria com o Vitória ajudou a demonstrar a seriedade do nosso trabalho. Por mais que ainda exista um certo receio, temos ampliado nossa atuação nesse mercado, buscando quebrar tabus e conscientizar a sociedade por meio dos patrocínios”, afirma.

Os movimentos da Fatal Model no futebol brasileiro se iniciaram em 2022, com patrocínios pontuais. Na temporada passada, a empresa intensificou os investimentos e teve um total de oito clubes patrocinados. Neste ano, chegou ao ápice da expansão no mercado, figurando em amistosos internacionais da Seleção Brasileira por meio da exposição em placas de publicidade. A marca ainda estará presente em um total de 600 jogos da Série A e B do Brasileirão.

  14. Segundo Nina, estar presente no meio esportivo ajuda a empresa a transformar a percepção sobre o mercado de acompanhantes: “O futebol nos permite dialogar com uma grande parcela da população e reforçar que a profissão de acompanhante é digna de respeito, assim como qualquer outra. Nosso objetivo é conscientizar a sociedade e trazer mais dignidade aos profissionais deste mercado”.

  15. Dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, assunto que deve ser amplamente discutido devido ao aumento dos índices. No Brasil, o anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023, revelou que no ano anterior houve 16.262 casos no país, correspondendo a uma taxa de oito suicídios por 100 mil habitantes, uma elevação de 11,8% em relação a 2021. Entre essa população estão os idosos, cuja taxa de suicídio vem crescendo.

  16. Números registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que na faixa etária acima dos 60 anos, a taxa de brasileiros que tiraram a própria vida saltou de 6,8 a cada 100 mil habitantes em 2010 para 7,8 em 2019, de acordo com boletim epidemiológico divulgado no ano passado pelo Ministério da Saúde.

  17. Neste período, os idosos representaram 15,2% do total de 112.230 mortes por suicídio no país, sendo que a principal causa dessas tentativas de acabar com a vida se deve a depressão. Esse caso é preocupante porque o número de idosos só tende a aumentar. Segundo o Censo do IBGE, o índice de envelhecimento considerando a população com 60 anos ou mais chegou a 80,0 em 2022, com 80 pessoas idosas para cada 100 crianças de 0 a 14 anos.

  18. A fisioterapeuta, doutora em Gerontologia e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) seccional do Paraná, Cristina Cristovão Ribeiro, percebeu ao longo dos 20 anos trabalhando com idosos que aqueles que possuem algum propósito de vida, tinham mais motivação para viver, conseguindo fazer planos, traçar metas e realizar sonhos, proporcionando assim um envelhecer mais saudável tanto fisicamente quanto mentalmente. Ter um propósito de vida ajuda também a evitar doenças como a depressão, que agravada pode levar ao suicídio.

   19. O propósito de vida (PV) para os idosos pode contribuir para fortalecer suas reservas neurológicas e cognitivas, o senso de controle e de competência, além de atenuar, postergar e diminuir o ritmo do declínio cognitivo e do desenvolvimento da morbidade e da incapacidade na idade avançada. O desafio hoje não é viver mais, e sim viver com qualidade, por isso é importante pensar em estratégias e variáveis que possam contribuir para esse ‘viver melhor’ e por isso é tão importante pensar no propósito de vida.

  20. PV é uma variável psicológica e que hoje está atrelado a muitas possibilidades e benefícios para a vida dos idosos. Quem tem propósito de vida cuida mais da saúde, se preserva mais, adere aos tratamentos com mais afinco e procura se envolver em atividades de lazer e sociais. A pessoa passa a se sentir útil e produtiva.

  21. Familiares, amigos e vizinhos devem observar como o idoso se comporta. Ver se ele está feliz, se tem algo que o motive, algo que deseje realizar. É preciso estimular os propósitos de vida da pessoa idosa, perguntar e não achar que é normal da idade a pessoa ficar triste e não querer se envolver em reuniões familiares ou participar de encontros sociais. Isso pode ser sinal do início de uma depressão.

  22. É fundamental também que as políticas públicas sobre o tema continuem a crescer e se expandir. Quanto mais pessoas se informarem sobre a prevenção do suicídio melhor, pois saberão que depressão e transtornos mentais possuem tratamento. Quando a pessoa comete o suicídio, ela quer dar um fim aquela angústia e é importante ter o amparo de um tratamento multidisciplinar e livre de preconceitos.

  23. É preciso estabelecer um debate sobre o envelhecimento no Brasil para que ele seja bem-sucedido, oferecendo ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos idosos como o incentivo ao propósito, a fim de proporcionar a essa população um envelhecer com saúde física e mental e bem-estar.

  24. Cristina Ribeiro começou a pesquisar a temática do propósito de vida da pessoa idosa desde 2018, a partir da sua tese de doutorado, desde de então publicou vários artigos científicos e este ano lançou o livro o qual organizou ‘Propósito de vida da pessoa idosa’ (Summus Editorial) reunindo outros 13 autores, especialistas em gerontologia de diferentes áreas de atuação.

  25. A operação Posto Legal fiscalizou 52 postos de combustíveis nos municípios de Irecê, João Dourado, América Dourada, Xique-Xique e Morro do Chapéu, localizados na Chapada Diamantina e no Centro-Norte da Bahia. O objetivo foi aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis ao consumidor baiano, entre outros tópicos. Esta etapa da operação foi realizada na última semana. 

  26. Participam da Posto Legal a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-Ba), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

  27. Nesta etapa, o Ibametro interditou 31 bicos de combustível em função de irregularidades, e a ANP identificou em um posto a comercialização de óleos lubrificantes sem autorização. A venda de produtos vencidos foi apontada pelo Procon, entre outras irregularidades, enquanto a Sefaz-Ba identificou o uso de máquinas de cartão de crédito e débito vinculadas a CNPJ não pertencente ao estabelecimento.

  28. O diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explica que o estabelecimento no qual a operação constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. “Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

  29. O Ibametro realizou 284 ações de verificação. Deste total, 224 bicos de bombas de combustíveis foram reprovados. O instituto lavrou 27 autos de infração e interditou 31 bicos. Entre as irregularidades identificadas, o Instituto listou display de bomba queimado, tubulação de ar e gases quebrada, falta de manutenção nos equipamentos e divergência na quantidade do combustível permitido ao consumidor, conforme previsto em legislação.

  30. Já a ANP identificou em um posto a ocorrência de comercialização de seis marcas de óleos lubrificantes sem autorização. Foram aprendidos 35 litros de óleo, e amostras foram coletadas e enviadas para análise química. De acordo com o chefe adjunto do escritório da ANP em Salvador, Vanjoaldo Lopes, outros quatro postos tiveram amostras de combustíveis coletas para análise. “Após os resultados, caso exista confirmação de não conformidade, estes postos podem ser autuados por comercializar combustíveis ou lubrificantes fora das especificações determinadas pela Agência Nacional de Petróleo”, afirmou. 

  31. Foram lavradas ainda, pela ANP, oito notificações para apresentação de documentos de outorga, como Alvará, Licença de Operação Ambiental e/ou Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB), e uma para apresentação de Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) e de Notas Fiscais. “Após o prazo legal, esses documentos serão analisados e, em caso de incorreções ou não envio, autos de infração serão lavrados”, explica Vanjoaldo.

  32. O Procon identificou irregularidades relacionadas à venda produtos vencidos e sem preços, inconsistência na porcentagem da razão entre preços dos combustíveis e ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A Sefaz-Ba, por sua vez, apontou postos com atrasos no pagamento da taxa do Feaspol (Fundo Especial de Aperfeiçoamento do Serviço Policial) e utilização de máquinas de cartão de crédito vinculadas a CNPJ não pertencente ao estabelecimento.

  33. Como denunciar
Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e ainda no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.