Política

BRUNO E ANA PAULA TÊM APOIO DE 500 CANDIDATOS A VEREADORES NA CAPITAL

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reúne, na capital baiana, autoridades, empresários e especialistas para discutir estratégias para a reocupação dos centros urbanos degradados no Brasil.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/07/2024 às 19:20
Bruno e Ana Paula
Foto: BJÁ
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi oficializado candidato à reeleição nesta quinta-feira (25) durante convenção partidária no Centro de Convenções da capital baiana. A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) também teve sua candidatura à reeleição homologada durante a convenção, que confirmou ainda as mais de 500 candidaturas a vereadores de partidos do grupo de Bruno para as eleições deste ano.

  2. Entre os presentes estavam o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o deputado federal e líder do partido na Câmara Federal, Elmar Nascimento. 

  3. O evento contou ainda com a presença também de lideranças políticas locais e nacionais de todos os partidos que integram o arco de alianças de Bruno, entre presidentes municipais e estaduais de partidos, deputados estaduais e federais, prefeitos e candidatos diversas cidades baianas, além de vereadores e postulantes à Câmara Municipal.

  4. Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis ressaltou os desafios enfrentados ao longo de sua gestão, exaltou os feitos alcançados por Salvador e mencionou as propostas que vai tirar do papel se reeleito. Bruno também enalteceu as conquistas da gestão de ACM Neto e ressaltou que encontrou a casa arrumada, o que permitiu que a cidade pudesse avançar ainda mais.

  5. “Foram quase dois anos enfrentando a pandemia. Tivemos que dar cesta básica para cada criança que não tinha merenda, auxílio emergencial. Imagine agora, se eu tiver mais quatro anos para me dedicar exclusivamente a fazer a cidade avançar”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

  6. Entre os projetos do prefeito para a capital baiana, estão a primeira maternidade municipal, a Arena Multiuso para grandes eventos esportivos e culturais, o teleférico do Subúrbio, um novo Centro de Convenções no Centro Histórico e o Centro de Controle de Operações no Subúrbio. O prefeito também reiterou que 100% da frota de ônibus terá ar-condicionado até o final de 2028.

  7. “Até o final do ano, serei o prefeito que mais cumpriu seus compromissos de campanha. E pode ter certeza que vou tirar do papel os que assumi aqui”, discursou o gestor municipal.

  8. “Sei que podemos e merecemos muito mais. E isso depende de vocês. Não existe eleição ganha. Com muita humildade e pés no chão, vamos tomar conta das ruas dessa cidade. Vamos mostrar que o melhor para Salvador não parar é seguir com Bruno Reis e Ana Paula Matos. Vou seguir honrando vocês. Minha promessa é trabalho, trabalho, trabalho”, acrescentou.

  9. Ao lembrar dos avanços registrados nos últimos anos, Bruno Reis citou a construção de quatro hospitais, a proteção de mais de 500 áreas de risco, a entrega de 52 nova escolas em quatro anos, mais de 52 mil moradias reformadas pelo Morar Melhor e o Mané Dendê, maior projeto da história da cidade. O prefeito lembrou que 86% dos recursos municipais são investidos nas áreas mas carentes da cidade.

  10. “É pra essas pessoas, que dizem que realizei sonhos de 30, 40 anos, que eu quero continuar prefeito dessa cidade. Nada me deixa mais feliz do que ver o nosso trabalho mudando a vida das pessoas. Eu amo ajudar quem mais precisa”, disse.

  11. Bruno Reis também ressaltou que nunca mudou de lado durante sua trajetória política e alfinetou adversários. “Eu não traio ninguém, não sou lá e low, não sou lero lero”, afirmou. O prefeito ainda rebateu a narrativa superada dos adversários de que é preciso ter alinhamento partidário com os governos federal e estadual para administrar bem a cidade. 

  12. “Eu e ACM Neto governamos com quatro presidentes e três governadores diferentes. E a cidade só se desenvolveu. Eles querem apequenar nossa cidade, dizendo que precisa de alinhamento. Quem precisa de alinhamento é pneu”, discursou.

  13. Presente à convenção, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) exaltou as qualidades de Bruno Reis como gestor e disse que o prefeito superou todas as expectativas. “Eu sabia que seria cobrado se Bruno não atendesse às expectativas. Eis então que chegamos agora e o sentimento que surge do meu coração é de orgulho. Eu tenho muito orgulho porque, se em 2020 ele foi eleito com o meu apoio, em 2024 ele vai ser consagrado porque é o melhor prefeito do Brasil”, apontou Neto.

  14. Também candidata à reeleição, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) falou sobre o desafio enfrentado nos últimos quatro anos e a experiência adquirida em diferentes áreas, da assistência social à saúde. “Tive a oportunidade de estar em cada bairro e conhecer cada canto da nossa cidade. 

  15. O trabalho e a responsabilidade foram aumentando. Eu achava que já tinha trabalhado muito, mas não sabia que Deus daria ainda mais uma oportunidade para eu servir à minha cidade”, afirmou a pedetista.

  16. Já o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, mencionou a Prefeitura de Salvador como uma grande referência. “Daqui dessa convenção vamos espalhar o efeito União Brasil por todo o Brasil. Bruno faz uma gestão irretocável, conseguiu trazer um grande arco de alianças. Saúde, educação e mobilidade são exemplos. Tenho rodado todo o Brasil e sempre menciono Salvador. Meu irmão Bruno, receba aqui na sua casa o meu carinho e meu abraço”, declarou.
                                                                ****
  17. O Ministério da Saúde (MS) validou as confirmações dos óbitos por Febre Oropouche registrados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O órgão federal fez a ratificação nesta quinta-feira (25). Os óbitos ocorreram em pacientes sem comorbidades e não gestantes. A primeira morte, de uma mulher que residia em Valença de 24 anos, ocorreu no dia 27 de março. O segundo, de uma mulher residente em Camamu de 21 anos, foi registrado no dia 10 de maio.

  18. Desde a suspeita do primeiro óbito pela doença, as equipes de Vigilância à Saúde da Sesab mantiveram contato com o MS, informando todos os pontos do processo de investigação epidemiológica. “Mantemos diálogo permanente com o Ministério da Saúde sobre a Febre Oropouche, desde o registro dos primeiros casos da doença na Bahia, e intensificamos os contatos com a suspeita dos óbitos”, afirmou Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual.

  19. A última reunião ocorrida entre técnicos da Vigilância em Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS ocorreu nesta terça-feira (23). No encontro, os profissionais da Sesab apresentaram mais dados e estudos que levaram à confirmação dos óbitos pela doença.

  20. Na exposição, os técnicos da Bahia informaram que as pacientes apresentaram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.

  21. Os experts baianos ainda explicaram que os óbitos foram confirmados pela Câmara Técnica Estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a partir de uma investigação ampla e criteriosa tanto no aspecto clínico, como laboratorial, para descartar outras doenças de interesse para a saúde pública do estado da Bahia.

  22. “A investigação epidemiológica foi realizada nos municípios de residência. Foi feita entrevista domiciliar e coleta de informações nos prontuários médicos. Também foi realizado contato telefônico da Câmara Técnica Estadual da DIVEP com os médicos que assistiram as pacientes. Além disso, ainda foi realizada análise metagenômica do vírus com identificação do material genético do vírus OROV”, explicou Márcia São Pedro.

  23. A partir de todos os dados apresentados, incluindo processo investigativo, relatórios, exames, prontuários, os técnicos do Ministério da Saúde fizeram as análises necessárias para a validação das confirmações dos óbitos por Febre Oropouche.

  24. Até o dia 23 de julho de 2024, o LACEN/BA diagnosticou 835 amostras positivas de Febre Oropouche em residentes do Estado da Bahia, distribuídas em 59 municípios de sete macrorregiões de saúde. Desses casos, 58% estão concentrados na macrorregião Sul, seguida pela macrorregião Leste, com 39% dos casos.

  25. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reúne, na capital baiana, autoridades, empresários e especialistas para discutir estratégias para a reocupação dos centros urbanos degradados no Brasil. 

  26. A proposta é mapear iniciativas bem-sucedidas, gargalos e oportunidades para engajar as diversas instâncias do poder público e a iniciativa privada em um movimento ordenado para melhorar a qualidade de vida nas cidades. O Encontro com o Poder Público –Reocupação de Centros Urbanos Degradados acontece na próxima quinta-feira, 01/08, dentro da programação do 2º ConstruNordeste, no Centro de Convenções de Salvador.

   27. “A CBIC quer liderar esse debate e formular soluções que permitam avanços para a reocupação de centros degradados, um desafio importante no Brasil”, afirma José Carlos Martins, presidente do Conselho Consultivo da entidade. 

   28. Este evento, que lança o projeto, é promovido pela CBIC com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA, e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

   29. A programação trará experiências, desafios e soluções em projetos bem-sucedidos de reocupação de centros urbanos, trazidos por especialistas e representantes do poder público municipal, estadual e federal. Na agenda, o debate de temas como legislação, normas técnicas e soluções práticas que possam impulsionar este mercado no Brasil com vistas a melhorar a vida nas cidades e criar novas oportunidades de negócio para o setor da construção. 

   30. O resultado de tais debates será consolidado pela CBIC em um e-book com as melhores práticas. O evento para convidados e imprensa conta com debatedores de grandes capitais brasileiras