Política

SALVADOR PODE TER PRIMEIRO VOO DIRETO PARA ÁFRICA SUBSIDIADO AO BENIN

Finalmente, parece que a Bahia terá um voo direto para a África, provavelmente ainda em 2024
Tasso Franco , Salvador | 25/05/2024 às 18:14
Cotonou a mais cidade do Benin
Foto: Joseph Herve
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.  O presidente da República do Benin, Patrice Talon., em visita a Salvador disse durante discurso na Casa do Benin, Pelourinho, disse que trabalha com o governo brasileiro para implantar um voo subsdiado entre a capital baiana e Cotonou, a maior cidade do Benin, e que fica situada no Golfo da Guiné. Talon, recebeu o título de Cidadão Soteropolitano, na manhã deste sábado (25).

  2. De acordo com o prefeito da capital Bruno Reis, o translado será subsidiado pelos governos federais do Brasil e do Benin nos primeiros dois anos de operação, limitando o preço das passagens em até R$ 2.600.

  3. “As tratativas ainda estão em andamento, mas a expectativa é que a linha seja implementada o mais breve possível. Um dos nossos objetivos é a reparação da nossa ancestralidade, com o resgate da nossa história e a presença do presidente do Benin aqui em Salvador estreita essa relação”, afirmou.

  4. Durante o discurso, o presidente Patrice Talon afirmou que o subsídio é uma maneira de estimular o turismo entre brasileiros e beninenses. O voo seria o primeiro passo na restauração das relações entre a capital baiana e o país africano.

  5. “Eu disse ao presidente Lula que apesar da história nos unir, nossos povos ainda não se conhecem. O meu principal objetivo é consertar esse erro. Em alguns dias votaremos uma lei que possibilitará que qualquer cidadão afrodescendente consiga a cidadania beninense. Sabemos que nossos ancestrais vieram forçadamente para trabalhar e desenvolver o Brasil e agora é o momento de repetir esse processo de forma espontânea”, disse.

  6. “Essa troca de viagens vai favorecer os investimentos e colaborações culturais entre as duas regiões. Daqui a dois anos, milhares de brasileiros visitarão o Benin para conhecer nossa cultura e milhares de beninenses terão interesse em descobrir essa terra que nossos ancestrais construíram. O Benin tem diversas oportunidades de desenvolvimento que queremos que os brasileiros conheçam e passem a investir no nosso país. Faremos todo esforço para tornar isso possível”, finalizou.
                                                                             *****
  7. A Abaeté Linhas Aéreas expressa seu apoio às iniciativas para ampliar a conectividade aérea no estado da Bahia, discutidas em reunião recente com o Ministério do Turismo. O encontro, realizado na quarta-feira (22), teve como objetivo alinhar expectativas e demandas para impulsionar o turismo na região. 

  8. A reunião contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, representantes de companhias aéreas do país, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomercio-BA), do secretário de Turismo do estado, Luís Maurício Bacelar, e deputados baianos. 

   9. Durante o encontro, o setor aéreo se comprometeu a apresentar um estudo com alternativas que possam atender às necessidades dos representantes baianos, incluindo propostas para a ampliação da malha aérea. Esta iniciativa visa melhorar a conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais. 

  10. “A Abaeté apoia essas iniciativas, reconhecendo seu potencial para gerar emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local. A empresa reafirma seu compromisso com a melhoria da conectividade aérea na Bahia, contribuindo para o crescimento do turismo e para o fortalecimento da economia regional”, destacou o CEO da Abaeté, Héctor Hamada. 

   11. A Abaeté Linhas Aéreas destaca-se como a empresa aérea em operação contínua há mais tempo no Brasil. Especializada em transporte aéreo regional, a companhia é referência em voos regulares para destinos turísticos, como Península de Maraú, Morro de São Paulo e, mais recentemente, Boipeba. Associada a ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) e a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

  12. Palmas de Monte Alto, no Sudoeste baiano, recebeu, neste sábado (25), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que inaugurou obras e anunciou novos investimentos do Governo do Estado para o município. A Delegacia Territorial de Polícia Civil e o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) - Pelotão da Polícia Militar de Palmas de Monte Alto foram entregues, melhorando a estrutura tanto para atendimento à população, quanto para o trabalho dos agentes de segurança.
  
   13. O investimento total, realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi de mais de R$ 2,4 milhões, entre obra física e aquisição de equipamentos e mobiliários. “Fizemos essa entrega para que o município possa ter ainda mais segurança assim como toda a região”, garantiu Jerônimo.

  14. De acordo com a delegada-geral Heloísa Brito, essa é a 66ª unidade da Polícia Civil entregue pelo Governo do Estado e a 10ª entregue em 2024. “Isso demonstra uma preocupação com a estrutura física, trazendo mais dignidade para os policiais trabalharem, mas também trazendo um local acolhedor para o cidadão que nos procura”, destacou a delegada-geral.

  15.  A cidade de Salvador ganhou a premiação portuguesa Prêmios Embaixadores 2024, como destino turístico e cultural preferido dos portugueses no Brasil. A capital baiana foi escolhida como Cidade Embaixadora do Brasil em Portugal, consagrando-se preferida entre os lusitanos.

  16. O prêmio, criado pelo prestigiado jornalista Ricky Terezi, acontece desde 2017 e é sediado no grande Castelo de Palmela, na cidade de Palmela. A noite reuniu grandes nomes de vários destaques brasileiros em Portugal, do Brasil e do mundo, em um evento de gala e glamour, sob o comando ilustre dos apresentadores da TV portuguesa, Luciana Abreu e José Figueiras.

  17. O prefeito Bruno Reis afirmou que este é um reconhecimento importante para Salvador, que tem trabalhado para atrair turistas focando na diversidade. “Neste ano, nossa cidade já foi apontada pelo Ministério do Turismo como o destino preferido dos brasileiros, e temos atuado em diversas frentes para trazer, também, pessoas de outros países. É o caso do Salvador Capital Afro, que mira o afroturismo e tem obtido grandes resultados com estrangeiros. Temos feito um trabalho robusto para fortalecer cada vez mais o setor de turismo”, disse.

  18. "Então, esse prêmio é o resultado de mais uma frente de trabalho, feita junto aos europeus. Somos a primeira capital do Brasil, portanto guardamos um patrimônio imenso que dialoga com a cultura e faz parte da própria história de Portugal. Esse é um mercado importante para Salvador, pois temos voos diretos e diários de Lisboa para cá e esse é um público com altíssimo poder aquisitivo. Queremos expandir essa janela e gerar ainda mais emprego e renda para os soteropolitanos”, completou Bruno Reis.

  19. Para o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, essa é uma das provas de um trabalho bem feito, que tem impulsionado a cidade. “Mais uma vez feliz em Salvador ser reconhecida, em mais um prêmio internacional, que é muito importante para a comunidade europeia. Saber que nossa cidade foi escolhida como destino turístico e cultural preferido dos nossos irmãos portugueses nos deixa muito felizes. É a demonstração de que o trabalho que temos feito em feiras e eventos internacionais já está gerando frutos e reconhecimento”, celebra.

  20. A premiação reconheceu o intenso número de visitantes portugueses que vêm à capital baiana, bem como o intenso calendário de festas populares, o maior Carnaval de rua do mundo e a gestão exemplar do Centro Histórico, com as requalificações e programações culturais. Também foram destaque a rede hoteleira, o aeroporto e o terminal marítimo, que mostram a capacidade, cada vez maior, da cidade, de satisfazer e fidelizar turistas de Portugal e do mundo.